10 dicas para aproveitar o tempo em família sem sair de casa!

Aproveitar o tempo em família é algo que muitas pessoas buscam e gostariam de ter mais tempo para fazer. Existem até pesquisas que já relacionaram o tempo em família como mais importante para a felicidade do que o dinheiro.

No entanto, engana-se quem pensa que é preciso tirar férias para ter algum momento de paz com a família. No seu dia a dia é possível criar oportunidades para aproveitar o tempo com as pessoas que você ama fazendo atividade simples.

Confira agora 10 dicas para aproveitar o tempo em família em casa e de maneira muito saudável. Boa leitura!

1. Joguem jogos de tabuleiro

Que tal chamar a família toda para jogar um jogo de tabuleiro? A ideia de tirar as crianças e adolescentes de seus computadores e celulares já torna a atividade diferente e interessante para todos. Além disso, é uma ótima forma de socializar, conversar e passar alguns momentos juntos.

Há uma infinidade de jogos disponíveis no mercado, dos mais simples aos mais complexos. Na falta deles, até o baralho pode ser muito divertido. A vantagem dessa brincadeira é que pode envolver filhos de diferentes idades e vocês ainda podem chamar alguns amigos para participar.

2. Cozinhem juntos

Uma atividade que pode ser educativa e muito divertida é cozinhar. Em vez de pedir pizzas, por exemplo, você pode chamar a família para fazê-las em casa. Cada um pode rechear o alimento como quiser — explorando os sabores salgados e doces — e ainda se divertirem muito.

Além da pizza, fazer bolos, docinhos ou preparar um jantar, sendo que cada um fica responsável por algo, também são atividades nas quais as crianças e adolescentes vão aprender um pouco mais sobre cozinha — e a família terá ótimos momentos juntos. Na hora de servir, não se esqueça de arrumar uma mesa bem bonita para tornar tudo ainda mais especial.

3. Acampem no quintal

Se você morar em uma casa, por que não organizar um acampamento no seu quintal? As crianças mais novas vão adorar a ideia de dormir dentro de uma barraca, mesmo que nem saiam de casa.

Como nos filmes americanos, façam um momento de contação de histórias ou brinquem de mímica. Você também pode usar uma churrasqueira portátil para simular uma fogueira e servir espetinhos de salsicha e marshmallow para assar na hora. Tenha cuidado apenas com a segurança, mas vale ressaltar que, com certeza, será uma experiência única.

4. Façam uma sessão de cinema

Sabe aquele dia que está mais friozinho? Então, ele é perfeito para uma sessão de cinema em casa. Para isso, escolha um filme que todos gostem, faça pipoca, chocolate quente e aproveitem o sofá vestidos em um pijama e com muitas cobertas.

A dica para que todos gostem do filme é fazer uma votação. Também é uma boa ideia escolher um lançamento que todos querem ver e, se tiver crianças pequenas, optar por um filme infantil para que elas possam entender e se divertir junto.

5. Façam uma discoteca em casa

Outra ideia muito legal para colocar em prática com a família é chamar todos para dançar. Coloque uma música e solte o corpo! Além de ser divertido, vocês vão perder algumas calorias. Uma boa forma de começar essa brincadeira é chamando o seu cônjuge. As crianças ficarão curiosas para ver e, quando elas chegarem, puxe-as para dançar.

Para ficar ainda mais animado, vocês podem usar perucas e outros acessórios divertidos e deixar o ambiente em meia luz. Como vocês estarão sozinhos em casa, poderão fazer, além de passos de danças, uma competição de coreografias inusitadas. Imitem personagens de desenhos ou filmes, deixem a vergonha de lado e, claro, se divirtam muito!

6. Resgatem brincadeiras antigas

Sabe aquelas brincadeiras antigas que muitos aprenderam na escola? Que tal fazer em casa? Uma opção bastante divertida é a mímica, em que alguém ficará fazendo gestos para representar algo e as outras pessoas precisam adivinhar o que é. Morto-vivo é outra brincadeira divertida e engraçada.

Tem também a da adivinhação. Funciona assim: uma pessoa pensa em algo e escreve em um pedaço de papel. As outras pessoas precisam fazer perguntas para descobrir o que é, mas essas perguntas só podem ser respondidas com sim, não ou talvez. Essa é ótima para fazer em qualquer hora do dia!

7. Mantenham o espírito esportivo

Independentemente da brincadeira que vocês escolherem, é importante manter o espírito esportivo e não se chatear caso você seja o perdedor. Esse também é um bom momento para ensinar os filhos sobre isso, já que em uma brincadeira, é o momento que importa, e não quem vai ganhar ou perder.

Então, para aproveitar o tempo em família de maneira saudável e sem brigas, explique para elas que ganhar é bom, mas o mais divertido é poder estar junto das pessoas que você ama. Essa lição deve vir de pais para filhos, então, se você é do estilo competitivo, mantenha a calma para não estressar as crianças.

8. Brinquem com o animal de estimação

Muitas famílias têm animais de estimação em casa, mas acabam esquecendo o quanto é divertido brincar com eles. Que tal chamar os filhos para uma brincadeira com o bichinho? Cachorros gostam de buscar a bolinha e gatos de caçar objetos em casa. Incentive as crianças para essa atividade que pode se tornar um hábito muito saudável para vocês e para o animal.

10. Façam um ateliê de pintura e artes

Uma ótima forma de incentivar a criatividade é promover um momento de arte e pintura. Então, o que acha de comprar algumas telas e tintas e incentivar a família toda a fazer uma “obra de arte”? No final, vocês podem se surpreender e até terminar com uma decoração nova e personalizada.

Se morar em apartamento e acreditar que as tintas farão muita bagunça, você pode substituir por canetinha ou giz de cera. Outra ideia é fazer colagens com recortes de revistas velhas. O importante é promover um momento diferente em que a família toda possa se expressar por meio da arte.

Para realizar qualquer uma dessas atividades, não é necessário muito tempo livre. Um final de semana ou uma noite depois do trabalho já possibilita que você organize um tempo para passar em família.

Gostou das dicas? Então, siga-nos nas redes sociais para descobrir muitas outras, seja para aproveitar o tempo em família, seja para tornar o seu lar muito mais aconchegante. Estamos no Facebook, no Instagram, no Pinterest, no LinkedIn e no YouTube.