Carpete para escritório: como usá-lo no ambiente corporativo

Ambientes corporativos devem transmitir conforto e bem-estar aos visitantes — qualidades que devem se estender também aos profissionais do local. Ao compor cada ambiente, portanto, é importante equilibrar funcionalidade com segurança e estilo.

Para alcançar essa tríade nos seus projetos de decoração e agregar valor à ambientação dos seus clientes, o carpete para escritório pode surgir como um elemento determinante.

Afinal de contas, são materiais versáteis, que versam bem com as situações clássicas de decoração e também com os artifícios contemporâneos. E isso tudo com uma série de atrativos que se acumulam nesses produtos de fácil instalação — e aos quais nos debruçaremos ao longo deste post.

Para que você avalie todas as qualidades dos carpetes corporativos, neste texto, vamos explorar todos os recursos que esse tipo de produto pode somar ao ambiente de trabalho. Boa leitura!

Entenda as vantagens de utilizar carpete no escritório

Pense em uma área corporativa com bastante tráfego de pessoas — todas elas reunidas no mesmo lugar. O que precisaríamos considerar para compor o ambiente? Silêncio, para que todos se concentrem em suas respectivas atividades e conforto para acompanhá-los ao longo de um dia de trabalho.

Perceba, inclusive, o impacto disso no desenvolvimento das empresas. Afinal de contas, a satisfação dos seus colaboradores está intimamente ligada à produtividade deles. Ao idealizar uma área com o carpete para escritório, portanto, você está contribuindo para o crescimento dessa marca no mercado.

Quando colocamos essas qualidades sob uma perspectiva mais ampla, contudo, descobrimos que o carpete para escritório tem mais um monte de benefícios. Vamos ver quais são os principais?

Visual diversificado e elegante

Com boa variedade de texturas, padrões, tonalidades e desenhos, o carpete para escritório gera mais facilidade para que você identifique o modelo que mais tenha a ver com o cliente com o qual você está trabalhando.

Se compararmos com outros tipos de pisos e/ou revestimentos, podemos avaliar também que os carpetes corporativos para a decoração empresarial são mais versáteis porque compõem a decoração com elegância e facilidade, mas sem deixar de lado a conveniência, a durabilidade e a resistência que se busca nesse tipo de material.

A beleza desse tipo de produto também pode ser percebida pelo elevado grau de personalização. Por exemplo: um carpete para escritório que seja todo trabalhado com a identidade visual da empresa.

Proteção às pessoas com alergias

O mito de que os tapetes e carpetes são inimigos dos alérgicos caiu por terra há tempos! Isso porque o revestimento tem, em suas próprias características, a facilidade de reter o pó que transita pelo ar.

Assim, concentram-se no carpete. E por meio da periodicidade de limpeza dos ambientes, todo esse pó é facilmente aspirado, tornando o local muito mais convidativo às pessoas — inclusive, aos alérgicos

Segurança

Com o carpete para escritório, você está oferecendo mais segurança aos clientes. É só pensar em quantos escorregões você já presenciou ou ouviu falar nesse tipo de material.

Sem falar na maciez natural do produto, seja ele um carpete de nylon, seja ele de outro tipo de textura. Qualquer risco de ferir-se é minimizado pelo conforto gerado por esses estofados, tornando a área de trabalho mais segura.

Harmonia decorativa

Clientes que optam por objetos decorativos como protagonistas de suas empresas, por exemplo, podem buscar o equilíbrio decorativo com alguns coadjuvantes de luxo. E aí, o carpete para escritório chama para si essa responsabilidade.

Como havíamos adiantado, ele tem um elevado potencial de personalização, permitindo que a decoração seja uniforme e sem desviar a atenção das pessoas sobre o que realmente importa naquele estilo decorativo.

Conforto térmico e acústico

Assim como você pode necessitar de silêncio absoluto para que o trabalho renda, os profissionais de um setor inteiro também buscam por conveniências que aumentem a concentração em suas atividades.

E de que forma o carpete para escritório pode fazer isso? Aqui vão algumas possibilidades:

  • ele tem a característica natural de absorver ruídos de impacto, o que minimiza os barulhos altos;
  • suas propriedades permitem que os sons dos ambientes sejam equilibrados e não ecoem.

Outro ponto interessante é a capacidade desse objeto multifuncional de atuar como um eficiente isolante térmico. Ele retém a temperatura por mais tempo entre as suas fibras, e isso promove mais conforto ao local onde o carpete para escritório foi instalado.

Sustentabilidade

Até como um complemento do tópico anterior, nós temos que destacar a versatilidade do carpete para facilitar a rotina corporativa.

Nesse caso, estamos diante de um produto que tem tudo a ver com os cuidados relacionados ao consumo de recursos finitos, promovendo ações de conscientização e economia.

Por exemplo: quando o ar-condicionado está ligado, o carpete conserva a temperatura, não permitindo que haja uma troca com o calor retido no chão. Com isso, o aparelho não precisa ficar ligado por muito tempo e, tampouco, trabalhando o dobro para garantir conforto térmico.

Facilidade de instalação e de manutenção

O carpete para escritório é também um produto que renova, reinventa e gera frescor a um ambiente de imediato. Por ser fácil de instalar, sua idealização e sua execução são etapas rápidas.

Em curto prazo, portanto, você já negocia com o seu cliente o melhor modelo para ser colocado em cada ambiente corporativo. Além disso, esse produto:

  • pode ser colocado sobre o piso anterior;
  • é antiestático, antialérgico e antichamas;
  • tem manutenção rápida e não demanda o uso de produtos diversificados para a sua limpeza — falaremos disso adiante.

Vale observar, então, que o material agrega, por si só, conveniências múltiplas, com baixíssimo esforço de manutenção, sendo o carpete naturalmente durável e resistente.

Versatilidade decorativa

Como já havíamos destacado, o carpete para escritório — e também para uso residencial — é versátil e atemporal. A facilidade com a qual ele se mistura a outros elementos permite a você mais inspirações para decorar um cômodo, independentemente de sua metragem ou do estilo decorativo que vá predominar ali.

Ponto de atenção, apenas, para o fato de que você pode privilegiar o que quiser: tanto o carpete pode ser o protagonista de um local quanto os elementos ao redor, deixando-o como um coadjuvante discreto, mas amplamente funcional.

Aconchego

Por fim, não há como falar de carpetes para escritório sem remeter ao conforto que ele agrega sob os nossos pés, não é mesmo?

Esse tipo de revestimento é — e sempre foi — um sinônimo definitivo para a palavra "conforto”. Independentemente de sua textura, o material é macio e acolhedor, tornando o tráfego de pessoas mais silencioso, cômodo e conveniente para não atrapalhar os outros trabalhadores do setor.

Defina o local para utilização dos carpetes

E então, já conseguiu reunir uma boa quantidade de benefícios, no uso do carpete para escritório, e vender uma proposta envolta de valor para os seus clientes?

Só que, para muito além do apelo de suas qualidades, a instalação desse tipo de revestimento demanda também boa dose de planejamento.

Daí, as dicas que reunimos logo a seguir para que você possa criar um visual rico e detalhado para os clientes, antes mesmo de visualizarem qualquer projeto finalizado com um carpete:

Qual é a utilização do ambiente?

A área recebe muita mobília ou é composta por equipamentos pesados? Tenha em consideração que o carpete para escritório é mais bem aproveitado quando a intenção principal é a harmonização (térmica e acústica) e a elaboração de uma sensação contínua de conforto.

Portanto, se o cômodo vai ser usado como um servidor, por exemplo, e com baixíssimo tráfego de pessoas, talvez o carpete não seja o elemento ideal para o ambiente em questão.

Qual é o tipo de harmonização que os clientes buscam?

O enfoque é o conforto, primordialmente, ou uma harmonização suave, na qual o carpete é um elemento agregador, e não evidente?

Isso tudo define com mais clareza o tipo de revestimento que será usado em cada área, permitindo que os seus clientes tomem decisões precisas e rápidas com diferentes modelos de carpetes para escritório.

Quais modelos e cores combinam com o projeto?

É hora de complementar o tópico que encerramos logo acima: afinal, como escolher o modelo e as cores de cada carpete para escritório?

Entra, aqui, todo o seu conhecimento no ramo, mas com um diferencial: a parceria de qualidade com fornecedores que se adaptam rapidamente à versatilidade de suas demandas.

Afinal, empresas já consolidadas no mercado estão preparadas para atender aos apelos mais distintos e exclusivos para agregar o valor desejado por cada um de seus clientes.

Vale destacar que a escolha das cores tem, primeiramente, a ver com a identidade visual da empresa com a qual você está trabalhando. Em seguida, deve-se associá-las às sensações que o seu cliente deseja conferir a quem entrar no seu empreendimento. Por exemplo:

  • cores claras são notoriamente conhecidas por transmitirem calma e uma sensação maior de limpeza;
  • cores quentes e escuras, como o vermelho ou os tons amarronzados, não criam a mesma sensação de amplitude como ocorre com o branco, mas têm características de estimular os presentes.

Cada cor carrega, em sua essência, características e sensações que podem promover o bem-estar, o conforto, a produtividade e o estímulo a alguma atividade em especial. Convém identificar quais dessas características mais somam aos objetivos dos seus clientes.

Quais diferenciais o carpete para escritório apresenta?

Lembra-se de que falamos a respeito da qualidade de um carpete e do quanto ele deve ser antiestático, antialérgico e antichamas para conferir total segurança às pessoas?

Pois então, certifique-se de que o seu fornecedor dispõe de produtos com esse nível de excelência na sua produção. Afinal, são detalhes que conferem ainda mais confiança na sua relação com os clientes, promovendo produtos verdadeiramente diferenciados.

Procure ter essas informações previamente solucionadas e perceba o quanto isso faz toda a diferença ao sugerir um carpete para escritório aos seus consumidores. Um produto que ajude a retardar o avanço de chamas, em caso de incêndio, que agregue conforto térmico e acústico e, ainda, promova o bem-estar coletivo ao concentrar o pó é algo significante para os clientes.

Como agregar mais valor?

Além dos diferenciais acima citados, o carpete para escritório que você trabalha deve vir carregado com duas características primordiais: qualidade e personalização.

Um tapete personalizado tem tudo aquilo que pouco falamos até aqui: apelo estético. Esse revestimento tem tantas características funcionais, que o seu efeito visual se torna uma simples e agradável consequência.

Entretanto, é por meio desse grau a mais de personalização que podemos criar um resultado de impacto. Texturas, logotipos estampados e mais uma série de outras possibilidades conferem à escolha do carpete para escritório algo de profunda relevância para os seus clientes.

Uma dica, entretanto: é importante ter em mente o equilíbrio do estético e do funcional. Não priorize um ou o outro, mas ofereça aos seus consumidores um produto que seja:

  • resistente;
  • durável;
  • personalizável;
  • alinhado à identidade visual da marca;
  • confortável;
  • de fácil instalação e manutenção.

Pode parecer que são pontos demais para uma decisão, apenas, mas existem carpetes para todos os gostos, objetivos e necessidades. Como já destacamos neste artigo, trata-se de um objeto que concentra todos esses requisitos, basta a identificação do melhor fornecedor para atender à sua demanda.

O que considerar no aspecto físico do carpete para escritório?

Carpetes devem ser naturalmente duráveis e resistentes. Não à toa, as pessoas vão transitar sobre eles o dia inteiro, móveis serão arrastados e cadeiras levadas de lá a cá constantemente.

Portanto, o primeiro aspecto físico de um carpete para escritório é, sim, a sua qualidade técnica. Ao comprar carpete com o seu fornecedor, então, lembre-se de conhecer a matéria-prima do produto e também a reputação da empresa.

São questões que agilizam o seu trabalho, qualificam ainda mais a sua relação com o consumidor e, ainda, aproximam você de fornecedores confiáveis que só têm a contribuir para a qualificação dos seus serviços prestados.

Só que temos, ainda, outro ponto a destacar nas características físicas do carpete para escritório: a textura. E o que considerar sobre o assunto?

Primeiramente, a textura deve acrescentar maciez ao toque e ser agradável para as pessoas que transitam pelo ambiente. Como resultado disso, o cansaço de cada passada é menor e o cômodo é decorado com recursos que acrescentam ao conforto das pessoas.

Por fim, foco também nas estampas do carpete. Lembre-se de que o revestimento tem o apelo para desviar a atenção dos passantes, o que deve exigir um planejamento na escolha do produto ideal para cada objetivo.

Um bom exemplo disso: linhas e desenhos angulares são mais chamativos do que um carpete para escritório sem estampa alguma. Em uma área onde os chamarizes principais estão nas paredes ou mesmo na disposição daquela área do escritório, deve-se considerar o uso de um revestimento mais discreto, mas que concentre todos os outros atrativos citados até aqui.

Saiba como deve ser a manutenção dos carpetes no ambiente corporativo

Agora que já falamos a respeito do conceito diferenciado do carpete e das principais considerações a serem levadas em conta ao adquiri-lo, que tal finalizarmos este bate-papo com as nossas dicas de manutenção do material?

Vale adiantar que o carpete para escritório não exige grandes esforços para garantir a sua limpeza, higienização e o frescor de suas cores e estampas. Entretanto, uma rotina planejada de limpeza deve ser mantida para conservar as propriedades originais do produto.

Sem falar que um carpete para escritório segue as mesmas orientações de qualquer outro tipo de produto: quanto mais bem cuidado, mais a sua vida útil será prolongada. Até por isso, cuidados são necessários para garantir uma imagem impecável à empresa dos seus clientes.

Vamos entender um pouco mais sobre a manutenção de carpetes, portanto, para que você oriente com eficácia os consumidores interessados nesse tipo de revestimento para as suas organizações?

Tenha atenção à manutenção do carpete para escritório

Muito do trabalho de conservação do carpete consiste na atenção das próprias pessoas que transitam pelo ambiente, quer ver só? As principais dicas de manutenção consistem em:

  • ter um ou mais tapetes, nas portas de entrada, para evitar que o carpete suje desnecessariamente;
  • evitar que sapatos sujos e/ou molhados adentrem no local sem o devido cuidado;
  • limpar o revestimento apenas com produtos indicados para isso, sem utilizar receitas (caseiras ou comerciais) que não tenham indicação própria de uso.

São aspectos, portanto, que devem ser orientados e seguidos por todos da empresa, evitando que o carpete tenha as suas características depreciadas precocemente.

Mas, além disso, existem processos que devem fazer parte da rotina de limpeza e higienização dos ambientes corporativos — incluindo, aí, o carpete para escritório. Aqui vão algumas dicas sobre o assunto:

Manutenção diária

A manutenção diária é aquela que tem o objetivo de limpar a superfície dos objetos e revestimentos. No caso do carpete, a ideia basicamente consiste no uso de aspiradores de pó para sugar as partículas e manter o local limpo e seguro para as pessoas.

Manutenção periódica

Periodicamente, uma limpeza mais profunda deve ser considerada. Primeiramente, para extrair as camadas de pó e outras sujeiras que penetraram nas camadas internas do revestimento.

Para isso, o trabalho deve ser apenas mais reforçado, visando à limpeza mais profunda do produto e, assim, permitindo que o desgaste natural do tempo seja menor.

Manutenção preventiva

Por fim, temos um cuidado mais focado na preservação do carpete em um nível extremo. Em geral, são serviços contratados de empresas especialistas em limpeza e higienização de estofados. Alguns exemplos disso:

  • lavagem por extração;
  • lavagem a seco.

Como são serviços que exigem um planejamento maior — não podem ser realizados em um dia de expediente, por exemplo, por causa dos colaboradores —, é importante ter isso já devidamente definido para não impactar na rotina da empresa.

Aprenda com as nossas dicas de limpeza do carpete para escritório

Além da manutenção — que é uma combinação de cuidados de uso com a limpeza cotidiana de serviços terceirizados —, é necessário atentar para a limpeza do revestimento. Por exemplo: quando a sujeira trazida da rua mancha o carpete.

Aí, entra o fator de limpeza emergencial, que é aquela pensada para remediar uma situação danosa para o material do revestimento e, claro, para a imagem que a empresa quer passar aos seus profissionais, parceiros e clientes — o que um carpete sujo pode também manchar.

Por isso, aí vão algumas orientações que você mesmo pode passar para os seus clientes, atestando que eles vão investir em um carpete para escritório sem nenhuma dúvida no semblante:

  • caso ocorra qualquer tipo de derramamento, a principal questão é agilidade. Atue com rapidez para evitar que o líquido ou o produto que tenha espirrado sobre o revestimento penetrem nas camadas inferiores do carpete;
  • com o auxílio de um papel toalha, remova o máximo possível do que estiver sobre o carpete. Dica: produtos viscosos e mais sólidos podem ser removidos facilmente com uma colher;
  • uma toalha umedecida com água pode ser depositada sobre a mancha para que ela absorva mais do produto derramado;
  • espere a área secar e, então, aplique os produtos recomendados (normalmente, seguindo as orientações do fabricante) para limpar devidamente o carpete.

São dicas pontuais, mas que fazem toda a diferença para que a decoração com tapetes e carpetes que você pode oferecer aos clientes permaneça vistosa, agradável, confortável e, acima de tudo, higiênica.

Valorize sua relação com clientes por meio do carpete para escritório

Como vimos, o carpete para escritório é uma alternativa de manutenção prática, envolta em benefícios palpáveis e estéticos e, ainda, tem tudo para suprir a demanda decorativa dos seus clientes.

A nossa dica final fica por conta da sua busca por um fornecedor de elevada confiança, com reputação imaculada no mercado e com um entendimento amplo do seu segmento de atuação. Assim, fica muito mais fácil alinhar os seus objetivos e necessidades com uma empresa que já tenha antecipado as soluções para os projetos com os quais você tem envolvimento.

Quer saber, então, por onde começar a qualificar ainda mais as sugestões de carpete para escritório para os seus consumidores?

Basta assinar a nossa newsletter — para isso, preencha o seu nome e seu e-mail no canto inferior direito do nosso blog — para receber diretamente na sua caixa de entrada todas as dicas e novidades que podem, posteriormente, servir de argumentos de venda para o seu trabalho!