Como encontrar os melhores fornecedores para projeto de interiores?

A criação de um projeto de interiores envolve uma série de detalhes para equilibrar tendências, gostos e preferências do cliente, além dos quesitos beleza, conforto e funcionalidade. No entanto, a qualidade desse trabalho só é totalmente assegurada com produtos e serviços de bons fornecedores.

E nesse ponto os profissionais desse setor, como designers, decoradores e arquitetos precisam ser bastante criteriosos, pois uma escolha errada pode comprometer o resultado, trazer prejuízo e abalar a sua reputação. Por outro lado, a parceria com os melhores fornecedores vai agradar o cliente e valorizar o portfólio.

Quer descobrir algumas dicas para encontrar empresas de qualidade e, assim, garantir o sucesso nos seus projetos? Acompanhe este post e confira!

Avalie a qualidade do produto

Móveis ou outros itens de pouca qualidade vão desvalorizar o seu trabalho, certo? Por isso, a primeira medida para encontrar um bom fornecedor para projeto de interiores é verificar o padrão dos produtos dele.

Afinal, é preciso que as peças que vão compor o ambiente sejam diferenciadas, confortáveis, de fácil manutenção e alta durabilidade para atender às expectativas do seu cliente, que confia em você para encontrar os melhores artigos.

Realize visitas nas fábricas

Estamos na era digital, porém, só há um caminho para verificar a qualidade do que é produzido por uma empresa: visitar pessoalmente a fábrica, conhecer a matéria-prima e tecnologia utilizadas, os processos de fabricação e a infraestrutura do local.

Agende uma reunião com os representantes, se informe sobre os detalhes da empresa e peça para conhecer as coleções. Nessa hora, analise cada peça, tire todas as suas dúvidas sobre prazos e serviços de instalação, por exemplo, e veja se está de acordo com o que você precisa. 

Busque por diferenciais

Para valorizar o seu trabalho de projeto de interiores, é importante escolher produtos originais. Portanto, a dica é pesquisar por empresas que são referência no mercado e que oferecem, por exemplo, a produção artesanal de itens personalizados, o que pode fazer a diferença em um projeto de alto padrão. Afinal, muitos clientes querem peças únicas para a sua casa ou ambiente corporativo.

Imagine como um tapete personalizado, ou seja, produzido no tamanho, formato, cor e desenho ou estampa específicos para o seu projeto pode influenciar positivamente no resultado final do seu trabalho?

Logo, é importante conhecer bem o mercado e fazer uma lista de empresas que se destacam na produção de itens únicos e de alta qualidade. Isso pode trazer um diferencial nos seus projetos.

Analise o tempo de mercado

Hoje, a concorrência é grande em qualquer segmento de mercado. Diante disso, considerar a tradição e o tempo de mercado de um fornecedor é um ponto muito importante. É um indicador de que a empresa preza por um atendimento de qualidade.

Faça pesquisas online

Se você ainda estiver em dúvida sobre o comprometimento do fornecedor em realizar um atendimento de excelência, cumprindo prazos de acordo com o estipulado, por exemplo, faça pesquisas sobre a empresa. Até porque a pontualidade na entrega de seus projetos não depende só de você, mas também da eficiência do fornecedor.

A internet pode ser o primeiro caminho. Hoje, o cliente faz questão de registrar na rede quando fica insatisfeito com um produto ou serviço. Então, fica fácil conhecer a reputação de um fornecedor por meio das queixas online.

Peça referências

Outra maneira de encontrar os melhores fornecedores para projeto de interiores é pedindo referência para outros profissionais do setor. Você consegue descobrir se a empresa honra os prazos de entrega, se cumpre o que foi combinado, se existe a possibilidade de parceria e se ela oferece atendimento e suporte em caso de algum problema.

Nessa hora, fazer o networking — a rede de contatos profissionais — pode ser de grande ajuda. Por isso, procure sempre manter um relacionamento saudável com outros colegas da sua área. É uma forma de trocar ideias, firmar parcerias, receber e fazer indicações de clientes e, também, de discutir sobre os melhores fornecedores de determinados produtos e serviços.

Acompanhe revistas especializadas

Para conhecer as melhores empresas desse ramo, uma dica é acompanhar revistas especializadas, que, além de servir de inspiração para novas ideias e apresentar as tendências do setor, são bastante procuradas por esses fornecedores para fazer anúncios.

Participe de feiras e eventos do setor

Uma maneira de também acompanhar as novidades e encontrar bons fornecedores é ficar de olho em feiras e outros eventos de arquitetura e decoração. É uma ótima chance para conhecer de perto os produtos e serviços, bem como conversar com os representantes das empresas, o que pode render parcerias interessantes.

É uma boa oportunidade também para checar a qualidade do fornecedor, além de verificar a possibilidade de condições especiais e outros diferenciais no atendimento e nos produtos — como a produção de peças únicas, que vão valorizar o seu trabalho final.

Nesses eventos, você ainda pode conhecer outros profissionais da área de projeto de interiores e pedir referências.

Deixe bem claro o que deseja

Para que o fornecedor não frustre suas expectativas e prejudique o andamento dos seus projetos, tenha uma conversa franca e deixe bem claro o que você espera dessa relação, como:

  • qualidade do produto;
  • pontualidade de entrega;
  • condições de pagamento.

Os detalhes da negociação bem acertados e uma postura ética de ambos os lados podem render ótimas parcerias, que só vão enriquecer o seu portfólio e aumentar os seus clientes. Isso porque a empresa fornecedora de produtos ou serviços pode começar a fazer indicações de seu trabalho, ou seja, é uma relação em que todos saem ganhando.

Nessa parceria, o conhecimento do fornecedor pode contribuir, ainda, para deixar o projeto mais econômico e alinhado às expectativas e orçamento do cliente.

Com muita pesquisa, networking e uma relação franca, é possível encontrar os melhores fornecedores para projeto de interiores e estabelecer parcerias de sucesso. Contar com produtos diferenciados de empresas de referência no setor vai valorizar o seu trabalho e, com isso, satisfazer os anseios dos seus clientes, projetando o seu nome no mercado.

Gostou de acompanhar nossas dicas? Você pode encontrar outros conteúdos como este ao seguir as nossas páginas nas redes sociais — estamos no FacebookInstagramYouTubePinterest e LinkedIn!