Conheça 6 destinos de viagens para quem ama arquitetura!

É comum separarmos as férias para fazer viagens e, assim, podermos descansar longe da rotina da casa e do trabalho. Para alguns profissionais, a viagem pode ir além do descanso, sendo inspiradora para seus futuros projetos, como é o caso dos arquitetos. Entre tantos destinos de viagens para quem ama arquitetura, podemos destacar alguns, como Santiago, Tóquio e Abu Dhabi.

Ao visitarem essas cidades, os arquitetos têm a oportunidade de conhecer obras arquitetônicas que já estudaram e queriam ver de perto ou de descobrir construções desconhecidas até então, e que podem se tornar referência para seu trabalho. Dessa forma, seu mix de inspiração aumenta, permitindo que sua perspectiva sobre seu trabalho seja ampliada.

Pensando em tudo isso, listamos 6 destinos para quem gosta de arquitetura. Confira!

1. San José del Cabo

San José del Cabo é uma cidade localizada no México. Ela foi colonizada por espanhóis, que levaram a sua arquitetura típica para a cidade, que remete ao século XVIII. Um exemplo é a Igreja de San José del Cabo, cuja construção data de 1840, além da principal praça, conhecida por Plaza Mijares.

Para os arquitetos que querem se inspirar na arquitetura colonial espanhola, mas não podem viajar até a Espanha, essa cidade no México é uma boa oportunidade. Adicionalmente, é possível desfrutar de um belo visual natural de suas praias.

2. Chicago

Chicago é muito famosa por sua arquitetura. A cidade mais populosa de Illinois, nos EUA, é cheia de construções modernas, como a Willis Tower, projetada por Skidmore, Merrill e Owings. Ela é prestigiada por seus 108 andares, sendo a construção mais alta do país até 2014, superada com a edificação do One World Trade Center em Nova Iorque. Mas a surpresa se encontra no 103º andar, com uma sacada toda em vidro, proporcionando uma vista de 360º da cidade.

Outro lugar em que há muitas construções projetadas por grandes arquitetos é o Millennium Park. Lá está localizada a Cloud Gate, de Anish Kapoor. A famosa escultura em aço inoxidável que lembra o formato de um grão de feijão. Com inspiração no estado líquido do mercúrio, a sua superfície é bem reflexiva, distorcendo o panorama do lugar. Nesse mesmo local estão outras obras arquitetônicas, como o auditório Jay Pritzker Pavilion, projetado por Frank Gehry, e a Crown Fountain, de Jaume Plensa, que utiliza tijolos de vidro, onde aparecem imagens de rostos de pessoas desconhecidas.

3. Abu Dhabi

Os Emirados Árabes são famosos por duas cidades: Dubai e Abu Dhabi, sendo esta última a capital do país. Abu Dhabi é famosa por suas grandes construções modernas e contemporâneas, já que ela teve altos investimentos no setor imobiliário por conta do petróleo. Sendo assim, a cidade tem muitas estruturas de linhas curvas e espelhadas. Um lugar para se visitar que apresenta esses traços arquitetônicos é a Corniche Road, cheia de restaurantes, prédios altíssimos, áreas verdes para caminhar e cafés.

Outro lugar a se conhecer é a Yas Island, onde fica uma das montanhas russas mais radicais do mundo e a pista oficial da Fórmula 1. Mas se você quer conhecer construções mais antigas, é possível visitar a Sheikh Zayed Grand Mosque, uma das maiores mesquitas árabes.

4. Santiago

Santiago é a capital e a maior cidade do Chile. Foi colonizada por espanhóis, fazendo com que suas primeiras construções fossem ao estilo colonial espanhol. Porém, com os terremotos e com os ataques dos índios araucanos, a cidade conserva poucas obras desse tempo, o que deu espaço para a arquitetura neoclássica e moderna, que domina a cidade.

Para os arquitetos que pretendem ir a Santiago, é preciso incluir no roteiro as Torres Siamesas, projetadas por Alejandro Aravena, que já ganhou o prêmio Pritzker da arquitetura. Esse edifício foi feito para guardar equipamentos relacionados a computadores no campus da Universidade Católica do Chile. Ele é todo revestido de vidro, porém, para evitar que a luz do sol impossibilitasse o uso dele como depósito, foi utilizada uma camada de vidro comum e uma de fibrocimento. Entre as duas camadas, há um vão para a circulação de ar.

O Museu da Memória  e dos Direitos Humanos também é outro local que deve ser visitado. Projetado por Mario Figueroa, Lucas Fehr e Carlos Dias, ele é um imenso paralelepípedo revestido de vidro comum, apoiado de forma suave sobre duas bases, o que faz com que haja um grande espaço ao ar livre para a circulação de pessoas e para uma bela visão do museu.

5. Baku

Baku é a capital do Azerbaijão, antigo país pertencente à União Soviética. Ele existe desde o século VI e está na lista de cidades patrimônio mundial da Unesco. Sua arquitetura reflete a história dessa cidade.

Ela é constituída de obras da arquitetura comunista, relíquias históricas otomanas e persas, até grandes construções modernas, como é o caso das Flame Towers. Esta é um conjunto de 3 torres de vidro, formadas por linhas curvas, mostrando a suavidade e a imponência do projeto arquitetônico. Dessa forma, a cidade inspira tanto pelas suas construções históricas como pelas modernas.

Esta cidade, localizada à beira do mar Cáspio, tem lucrado muito com o petróleo. Com o crescimento econômico, ela começou a investir dinheiro  no setor imobiliário. Sendo assim, há muitos outros projetos, assinados por famosos arquitetos de várias partes do mundo, a serem colocados em prática. A arquitetura pensada para essas novas construções segue o movimento desconstrutivista da arquitetura pós-moderna, em que trabalha com superfícies com formas não retilíneas.

6. Tóquio

A capital do Japão, que já foi reconstruída duas vezes, uma após um terremoto em 1923 e outro após a Segunda Guerra Mundial, é silenciosa, civilizada e limpa. O que é um pouco inacreditável para uma cidade que abriga 13 milhões de habitantes. Esta metrópole tem uma variedade de arquiteturas contemporâneas e modernas, em que algumas são assinadas por famosos arquitetos, como Tadao Ando.

Um exemplo dessa arquitetura é a Tokio Sky Tree, a maior torre de TV do mundo, com 634 metros de altura, que foi projetada por Ando e pelo escultor Kiichi Sumikawa. Outro exemplo é a St. Mary’s Cathedral, revestida com placas de aço inox e projetada por Kenzo Tange.

Para quem quer ver a antiga arquitetura japonesa, pode visitar o Nezu Museum, desenhado por Kengo Kuma. Ele guarda um acervo histórico com 7400 peças, com itens que vão de objetos arqueológicos a cerâmicas.

Por meio das viagens a esses locais, com construções projetadas por grandes nomes da arquitetura, é possível pegar referências de como projetar, como utilizar os materiais de forma diferente, como fazer com que tudo fique harmônico, entre outros. Com essa bagagem de conhecimento, é mais fácil ter novas ideias para os próximos projetos.

Agora que já vimos alguns destinos de viagens para quem ama arquitetura, nos siga no Pinterest, Facebook e Instagram e fique por dentro de outros conteúdos.