Decoração de banheiro: 7 dicas para deixar o cômodo sofisticado!

É muito comum que a decoração de banheiro seja deixada de lado, por se tratar de um ambiente no qual ficamos apenas temporariamente, ao contrário dos quartos e da sala de estar, que recebem permanência prolongada em várias horas do dia.

No entanto, seja para banheiros de suítes, sociais ou lavabos, uma decoração bem elaborada pode deixar seu ambiente sofisticado e com um charme único, tanto para o uso diário quanto para receber e encantar convidados ou hóspedes.

Pronto para se inspirar? Acompanhe este post e veja as 7 dicas de decoração de banheiro que separamos especialmente para você!

1. Escolha revestimentos criativos

As fabricantes de revestimentos cerâmicos e de porcelanatos lançam, a cada ano, coleções que compreendem todos os estilos possíveis. Os formatos, as estampas, as texturas e as cores vão desde os modelos mais simples até os mais ousados.

Se você prefere o estilo escandinavo, os azulejos retangulares estilo retrô são perfeitos. Já se preferir uma linguagem mais urbana e moderna, os geométricos vão muito bem. Caso a sua personalidade seja mais divertida, as peças em formatos de escamas, de ondas ou em cores vibrantes são a melhor escolha.

Há ainda os porcelanatos que simulam materiais naturais, como a madeira, unindo tecnologia ao visual mais rústico. A sua criatividade é quem manda!

Atente-se também às características dos revestimentos escolhidos: para pisos, o ideal é que a superfície seja antiderrapante para evitar escorregões, e sem porosidade para que não ocorram infiltrações. Já para as paredes, os revestimentos polidos estão liberados, uma vez que são de fácil limpeza e contribuem para a iluminação do ambiente.

2. Utilize papéis de parede

Quando se trata de lavabos, nos quais há menos umidade, os papéis de parede são apostas maravilhosas, uma vez que proporcionam um acabamento menos usual e até mesmo reduzem os gastos com revestimentos.

Se você quiser investir nessa opção mesmo em banheiros com box, prefira os adesivos de parede: também são coloridos, a aplicação é bem mais simples, têm boa durabilidade, proporcionam o mesmo acabamento divertido e os materiais nos quais são feitos sofrem menos com a umidade característica do espaço.

Boas opções de estampas de papéis ou adesivos de parede que ficam excelentes na decoração de banheiro são: elementos naturais — como folhagens ou florais — ou arquitetônicos — como a simulação de azulejos coloniais ou ladrilhos hidráulicos.

3. Invista nas cores

As cores — sejam elas vibrantes, sejam metalizadas ou suaves — sempre dão o melhor toque de personalidade a qualquer ambiente, e na decoração de banheiro não poderia ser de outra forma!

Uma ideia que vem conquistando a cabeça dos clientes e dos designers de interiores nos projetos de banheiros é fugir dos convencionais brancos e neutros na marcenaria. Assim, as gavetas, as portas e os nichos ganham os tons preferidos dos seus futuros usuários ou de acordo com o estilo determinado para o restante da decoração.

No entanto, é preciso ter cuidado: um ambiente pequeno com excesso de colorido pode se tornar visualmente confuso. Portanto, dosar as cores é fundamental para conseguir um resultado agradável.

Você pode investir na cor do ano ou em tonalidades que já se estabeleceram como tendências atemporais, como o rosa antigo, o amarelo primrose ou o azul serenity. São tons relaxantes, mas que chamam a atenção e estão muito presentes em acessórios, revestimentos e mobiliário.

4. Aposte nos tapetes

Qual decoração de banheiro está completa sem tapetes? Eles têm a função principal de evitar que o chão fique úmido e escorregadio — e não há nada melhor do que sair do banho e pisar em um tapete macio. Além de tudo isso, são aliados surpreendentes em transformar o visual de um espaço.

O importante é escolher um material que não demore excessivamente para secar e que combine com o resto da decoração. Vale apostar em listras ou no chevron se o ambiente já estiver colorido, ou ainda em estampas chamativas para incrementar espaços de fundo neutro.

tamanho do tapete varia de acordo com as proporções de todo o banheiro. Em locais mais amplos, não tenha medo de utilizar modelos mais largos ou compridos do tipo passadeira, que vão desde o box até a saída. Em locais compactos, o ideal é que o acessório seja, aproximadamente, da largura da porta do box.

Já o posicionamento não varia muito devido à função de aparar os respingos: normalmente os tapetes ficam na saída do chuveiro e próximo à pia.

5. Use objetos que têm a ver com você

Os objetos decorativos são muito importantes para reforçar a atmosfera sofisticada e de bom gosto de um banheiro. Os kits para sabonetes e escovas de dentes devem combinar entre si, com o ambiente e, no caso das suítes, com a decoração do quarto adjacente.

Bandejas espelhadas, suportes para utensílios e cestos organizadores, além de funcionais e ótimos para manter tudo arrumado, ajudam a compor desde a decoração de banheiro mais clean até a rústica.

O objeto de mais destaque em um banheiro também merece ser planejado e posicionado com todo o cuidado. O espelho pode ser geométrico, clássico, com ou sem moldura: sempre reforça a amplitude do espaço e deve estar posicionado na altura ideal para o uso.

6. Lembre-se da iluminação

Luz é tudo! Um bom projeto de decoração de banheiro deve iluminar os locais certos, na intensidade adequada.

A iluminação geral pode ser por meio de um rasgo no forro ou um plafon centralizado, de modo a clarear todo o espaço de maneira uniforme. Já a área do espelho deve contar com spots, fitas de LED ou lâmpadas frontais, como em um camarim, para que o usuário possa ver com detalhes o próprio rosto na hora de fazer a barba ou de se maquiar.

O box ou a banheira não necessariamente recebe um ponto de iluminação exclusivo, mas uma boa sugestão é apostar nas lâmpadas de cromoterapia: elas podem mudar de cor periodicamente ou serem fixadas em um único tom de cada vez pelo usuário, de forma a aproveitar os benefícios fisiológicos e psicológicos de cada cor.

7. Acredite no poder das plantas

A vegetação tem um toque de vida instantâneo. Qualquer espaço fica mais bonito, saudável e alegre na presença do verde! Portanto, não precisa se limitar a apenas um vaso: faça um arranjo maior sobre um nicho ou uma composição com sequências de vasinhos.

A escolha das espécies deve ser conforme a sua disponibilidade para cuidados e, novamente, com as dimensões do banheiro. Afinal, um vaso grande com uma samambaia é lindo, mas não pode atrapalhar sua passagem e a utilização do espaço, certo?

As suculentas, os bambus e os cactos são ótimos para quem não tem muita habilidade para cuidar de plantas, pois exigem pouca manutenção. Arranjos altos com flores como lírio da paz, flor da fortuna ou orquídeas exigem mais, mas ficam muito bonitos sobre a bancada da pia.

Já o capim-limão é uma espécie interessante por suas propriedades: seu aroma ajuda a combater cólicas, estresse e resfriados. Pesquisar outros tipos de plantas com propriedades medicinais é interessante para combater outros sintomas de longo prazo.

A limpeza e a organização também são indispensáveis para que a decoração de banheiro esteja sempre encantadora. Por isso, a manutenção deve ser periódica!

Gostou das nossas dicas inspiradoras sobre decoração de banheiro? Quais foram as suas preferidas e quais você já pratica? Deixe nos comentários deste post!