Decoração de quarto pequeno: 7 dicas para ampliar o espaço

Unir conforto, funcionalidade e personalidade ao ambiente — esse é o desafio da decoração de quarto pequeno, um tipo de cômodo cada vez mais comum por conta da tendência dos apartamentos compactos.

Uma pesquisa realizada pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) apontou que, em junho de 2018, foram lançadas 2.811 unidades de apartamentos na cidade, sendo 1.736 com menos de 45 m².

Ainda bem que há soluções práticas — em relação ao uso das cores, tipos de móveis e outros itens decorativos —  que ajudam a ampliar, além de trazer beleza e aconchego a esses ambientes.

Acompanhe este post e confira 7 dicas para deixar o cômodo cheio de estilo!

1. Aposte nas cores claras

Se tem uma receita de decoração que dá certo é apostar nas cores claras para dar uma ideia de amplitude, seja qual for o ambiente. Mas não pense que com essa regra você está fadado a ter um espaço monótono.

Use o branco, bege, cinza claro e até tons pastéis nas paredes. Entretanto, caso prefira, pode deixar um dos lados com uma cor mais marcante ou utilizar um papel de parede para dar um contraste e personalidade ao seu ambiente.

Para os móveis, o ideal é escolher os tons mais neutros — como branco ou madeira mais clara — que deixarão o visual do cômodo mais aconchegante.

2. Use móveis planejados

Para tornar a decoração do quarto pequeno mais funcional, é importante investir nos móveis planejados. Assim, dá para fazer um projeto que aproveita cada cantinho, já que são peças produzidas sob medida, ou seja, não deixarão o ambiente carregado. Logo, você aproveita o espaço e consegue uma mobília que atende as suas necessidades.

Outra opção para fazer um melhor aproveitamento do cômodo são os móveis multifuncionais, como:

  • cama com estante embaixo;

  • cama box com baú;

  • cama de solteiro com escrivaninha;

  • armário com espaço para a televisão;

  • puff com espaço interno para armazenar objetos;

  • sofá-cama.

Mais uma dica para trazer amplitude para o quarto pequeno é escolher móveis de altura baixa, pois criam a ilusão de que o pé direito do cômodo é mais alto.

Móveis planejados para quartos pequenos

3. Facilite a circulação

É claro que você vai querer aproveitar todos os espaços para conseguir dispor os móveis e guardar os seus pertences. No entanto, planeje a decoração do quarto prestando muita atenção na circulação — a ideia é deixar as áreas de passagem livres.

Uma recomendação importante é tirar as medidas do quarto antes de comprar os móveis, assim você não corre o risco de adquirir, por exemplo, uma cama grande demais para o cômodo. Faça também testes com a disposição das peças, verificando a melhor localização para cada uma. Por fim, mantenha as suas coisas organizadas, evitando cômodas e prateleiras com muitos objetos.

Com esses cuidados, o resultado será a sensação de um ambiente mais amplo, bonito e agradável.

4. Invista em objetos coloridos

Você já sabe que o ambiente ficará maior investindo em cores claras nas paredes, móveis e cortinas. Mas, ao mesmo tempo, quer um espaço com a sua cara, não é mesmo? Então, abuse de pontos de destaque no quarto, com objetos coloridos e estampados. 

Decoração com estampas coloridas

Decore com quadros, almofadas ou tapetes mais chamativos. Inclusive, é possível abusar das estampas na roupa de cama ou destacar a cabeceira com um tecido estampado. A dica é planejar para obter uma composição harmoniosa entre esses itens — utilizando cores que "conversem entre si" — e não exagerar na quantidade, já que o quarto é um local para relaxar.

5. Inclua espelhos

Uma estratégia certeira para ampliar o tamanho de qualquer espaço pequeno é o uso de espelhos. Você pode colocá-los nas portas dos armários ou, até mesmo, na cabeceira da cama. Se tiver um cantinho na parede disponível pode também apostar na ideia.

Dessa forma, além de ter o espelho para dar uma conferida no visual, você deixa o quarto pequeno decorado e com uma sensação de amplitude.

6. Opte por prateleiras e nichos

Em um quarto pequeno as paredes são aliadas, por isso, aposte em prateleiras e nichos. É o chamado aproveitamento vertical, em que você consegue colocar objetos decorativos, como porta-retratos e quadros ou até armazenar itens, como livros e os brinquedos das crianças. Além de trazer estilo, isso auxiliará também na organização do ambiente.

Essas peças são fáceis de instalar, não comprometerão a circulação e podem ser encontradas em diferentes tamanhos, cores e estilos. Ainda, são extremamente versáteis, pois são úteis tanto no quarto do bebê como no de casal.

 

As prateleiras podem ser dispostas na cabeceira da cama, o que trará charme ao espaço. Você pode ainda aproveitar e colocar pontos de iluminação abaixo da peça, imprimindo um aconchego a mais no cômodo. Outra dica é dispor as prateleiras ao lado da cama e aproveitar a mais baixa como criado-mudo. Peças com ganchos também podem ajudar na organização — já que criam um espaço para você pendurar as bolsas, mochilas e outros acessórios.

7. Planeje a iluminação

Não é porque o quarto é pequeno que não é preciso se preocupar com a iluminação. Ao contrário, é fundamental pensar no conforto visual, por isso, a primeira dica é investir em lâmpadas de tonalidade branca morna.

A iluminação central pode ser difusa com o uso de plafon. Ao lado da cama, luminárias ou pendentes deixarão o ambiente confortável e perfeito também para a leitura. Fitas de LED atrás da cabeceira proporcionam também um efeito incrível na decoração. Um abajur no criado-mudo ou em uma prateleira é uma boa pedida.

Viu como as nossas dicas para decorar o quarto pequeno são ótimas para a praticidade e beleza do espaço? É preciso pensar em cada item desse ambiente, pois é um local para descansar e relaxar a mente, por isso, deve ser bastante aconchegante, independentemente da metragem do cômodo.

Gostou do post? Quer se inspirar em outras ideias de decoração para transformar todos os ambientes da sua casa? Então, confira outros artigos como esse — é só seguir a nossa página no Facebook e ficar sempre por dentro das novidades!

Foto do projeto de Dudi Duarte