Atualmente, existem diversos tipos de carpetes que você pode escolher para revestir o piso de sua casa, confeccionados com materiais como nylon, lã, poliéster e polipropileno. Como não poderia deixar de ser, alguns têm qualidades e benefícios superiores a outros. Entre eles, o nylon se destaca por ser uma escolha bastante popular e por apresentar múltiplas vantagens.

De forma geral, o carpete de nylon é resistente, aconchegante e de fácil manutenção. Além disso, pode causar um grande impacto visual no ambiente. Quer descobrir todas as vantagens que esse tipo de carpete pode oferecer ao seu lar? Então continue a leitura e descubra!

1. Possui grande resistência

Como esperado, a tecnologia tem proporcionado grandes avanços também para o lar. Os carpetes de nylon são um bom exemplo disso: sendo uma fibra têxtil da classe dos polímeros sintetizada em laboratório, esse material é capaz de oferecer conforto e segurança por um longo período de tempo.

O nylon é bastante conhecido por sua durabilidade, pois atualmente é a fibra sintética de maior resistência. Trabalha bem contra o desgaste e a abrasão, sendo ideal para ambientes de bastante movimento, como corredores, salas de estar e até mesmo escadas.

No mais, carpetes de nylon suportam bem o peso de móveis e demais objetos e, a depender da manutenção, conseguem se manter livre de amassados por um longo tempo.

2. Transmite sensação de conforto

Uma grande vantagem que o carpete de nylon possui sobre outros tipos de revestimentos é o conforto.

O nylon é uma fibra que, apesar de resistente, é maleável e agradável ao toque, possuindo uma textura semelhante à seda – ótima para revestimentos. Dessa forma, é capaz de fornecer uma superfície macia para sentar, brincar ou trabalhar, dando ao ambiente um sentimento geral de aconchego.

O carpete de nylon também fornece resistência térmica real, funcionando como isolante térmico e mantendo a temperatura do ambiente por muito mais tempo. E nada melhor do que acordar pela manhã e sentir o chão macio e quentinho, não é mesmo? 

Outra vantagem é que, ao forrar o piso de um cômodo com carpete de nylon, você garante o bem-estar de sua família e também de seus bichinhos de estimação — afinal, tanto crianças quanto animais domésticos gostam de passar algum tempo no chão.

3. Oferece segurança à família

Como são colados ao chão, os carpetes de nylon são ideais para amortecer os passos, reduzindo escorregões e quedas e até mesmo minimizando as lesões ocasionadas por eventuais acidentes — graças à maciez da sua fibra.

Desse modo, oferecem maior segurança para lares com idosos, crianças e demais pessoas com mobilidade reduzida.

4. Funciona como isolante acústico

Um dos principais benefícios do carpete de nylon é que ele abafa o barulho. Perfeito para revestimento de pisos em apartamentos, onde geralmente ocorrem problemas relacionados a barulhos, esse material consegue absorver aquele som estridente ocasionado pelos sapatos e também os demais ruídos da casa, evitando que ecoem.

Assim, por ser fabricado com uma fibra que absorve o som, o carpete de nylon pode ser utilizado como um ótimo isolante acústico, diminuindo o nível de ruído dos ambientes.

5. Dispõe de grande variedade de modelos

Como pode ser tingido em muitas cores, o nylon oferece diversas opções de estilo. Existe uma grande variedade de designs e texturas que podem ser aplicados ao carpete, resultando em uma grande gama de escolhas para deixar o ambiente mais acolhedor e combinar tanto com decorações modernas quanto com as mais clássicas.

Agora, saber escolher a cor ideal para o carpete é muito importante. Tons neutros, como bege e creme, são os mais utilizados e largamente aceitos, embora sejam mais propícios a sujar. Por sua vez, cores mais escuras recebem menos manchas e podem combinar facilmente com a decoração — porém, deixam mais visíveis pequenas sujidades, como pelos de animais.

Em resumo, o nylon pode oferecer diversas texturas, cores e composições, com diferentes modelos para vários tipos de ambientes. Assim, ao optar pelo carpete de nylon, você ganha em variedade e combinações.

6. Apresenta fácil manutenção

O carpete de nylon também é uma excelente opção para quem não quer se preocupar com a manutenção. Uma vez que sua fibra não absorve a sujeira, torna-se resistente ao desgaste do tempo e ao mofo, deixando a limpeza do chão muito mais simples —  ideal para ambientes com muito movimento.

Para a rotina de limpeza, busque sempre seguir as recomendações do manual de manutenção que acompanha o seu produto. Isso facilita o seu trabalho e garante a qualidade do carpete por mais tempo.

Recomenda-se que a limpeza seja diária, feita sempre com aspirador de pó e lentamente, para que todas as partículas de sujeira sejam sugadas. O uso de vassoura pode fazer com que a sujeira se desprenda do chão e se espalhe pelo cômodo, atrapalhando a limpeza. 

Vale lembrar que carpetes não lidam bem com a umidade. Caso algum líquido caia sobre ele, busque limpá-lo imediatamente com o auxílio de algum produto específico.

Para manchas mais difíceis, é sempre uma boa ideia contratar empresas especializadas em limpeza de carpetes, pois saberão como removê-la sem deixar vestígios ou danificar as fibras. 

7. É antialérgico

Diferentemente do que costuma ser propagado, os carpetes não causam alergias nem problemas respiratórios. Os responsáveis por isso são os ácaros, que infestam colchões e travesseiros e ficam grudados em partículas de poeira, entrando no organismo pelas vias respiratórias. Portanto, quanto mais poeira em um ambiente, mais riscos são oferecidos à saúde.

Em referência à proliferação do ácaro, o carpete de nylon apresenta uma grande vantagem: o nylon Antron 6.6, utilizado no carpete, é uma fibra sintética e, por isso, antialérgica, pois não permite que esses minúsculos aracnídeos se alastrem pelo ambiente. 

É por isso que ambientes com carpetes de nylon, ao contrário do que possa parecer, contam com uma melhor qualidade do ar do que aqueles com piso frio, resultando em menores chances de se desenvolver alergias — e diversos órgãos atestam esse fato, desde os internacionais ARCAA (Association de Recherche Clinique en Allergologie et Asthmologie) e CRI Green Label Plus (The Carpet and Rug Institute) até nossa ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Como é possível perceber, o carpete de nylon pode ser uma escolha substancialmente sólida na sua busca por um revestimento para o piso. Agora, a colocação do carpete é uma habilidade que é desenvolvida por anos de experiência. Portanto, é sempre recomendável contar com instaladores profissionais para realizar o procedimento em sua casa. 

Embora algumas costuras no revestimento sejam inevitáveis, os profissionais conhecem técnicas para minimizá-las e escondê-las — afinal, possuem muita experiência e métodos testados e eficazes de instalação.

Os profissionais também sabem o que fazer quando dois tipos de revestimento diferentes se encontram — por exemplo, carpete e piso de madeira. Eles tentarão combinar as alturas de superfície de vários produtos de revestimento para minimizar as transições e valorizar ainda mais sua decoração.

Por isso, ao buscar por um carpete de nylon para sua casa, você pode contar com nossos serviços e garantir o melhor resultado na aplicação.

Quer saber mais sobre como podemos ajudá-lo? Então entre em contato conosco e converse com nossos especialistas!