Fique por dentro do uso de tapetes de luxo como diferencial na decoração

Atualmente, a sofisticação de um ambiente está na busca pelo toque de glamour e originalidade na hora de projetar a decoração. Diante disso, acompanhar o avanço tecnológico e apostar em detalhes, como os tapetes de luxo, é essencial para a valorização do espaço interno.

Mais do que o bom gosto, um projeto luxuoso requer mobiliário e elementos decorativos de excelente procedência. Contudo, a personalidade dos moradores continua sendo o requisito fundamental na hora de planejar um espaço e, para isso, optar por tapetes personalizados pode ser uma ótima alternativa para trazer requinte e elegância aos cômodos.

Neste post, vamos ajudá-lo a escolher os melhores modelos de tapetes para complementar o seu projeto e apresentar dicas valiosas para a sua composição. Continue conosco e inspire-se!

Como aplicar tapetes de luxo na decoração?

Considerando que a regra dos ambientes exclusivos é a utilização de materiais de qualidade, uma possibilidade é a aplicação dos tapetes fabricados em fio de nylon 6.6 Antron, que têm alta durabilidade e propriedades antichamas, antiestático e antialérgico.

Esse modelo é um dos mais versáteis do mercado, proporcionando muita flexibilidade na composição de inúmeros estilos de projetos arquitetônicos. Inclusive, seu aspecto robusto tem o poder de produzir uma atmosfera sofisticada e aconchegante ao cômodo.

Desde os mais baixos até os modelos felpudos, os tapetes de nylon permitem variadas estampas e tons. Contudo, algumas regras básicas são necessárias para garantir uma decoração impecável — o elemento deve harmonizar com a estética do local, por exemplo. O ideal é encomendar um produto sob medida para que a combinação seja perfeita, de acordo com as preferências do seu cliente.

Espessura

Antes de escolher entre os tipos felpudos ou mais finos, é primordial entender a função de cada um deles no ambiente. Nesse caso, em espaços com grande circulação de pessoas, como corredores, sala de jantar e de estar, é viável a utilização de tapetes de 5 a 10 milímetros de altura. Agora, o aconchego dos tipos com pelos mais altos, como os de 25 a 70 milímetros, são ótimos para salas de TV, por exemplo.

Medidas

A regra é seguir as proporções do espaço. No entanto, é importante entender que, se o tapete escolhido para compor o projeto for liso, os móveis devem ficar sobre ele. Levando em conta que esses elementos são como obras de arte horizontais, caso decida por opções com padrões de cores, faça com que apareçam, pois, eles criam uma experiência visual deslumbrante.

Na sala de jantar, por exemplo, o indicado é posicionar o tapete no centro, deixando uma sobra de 70 a 100 centímetros além da mesa para que seja possível arrastar as cadeiras sem danificar o piso. Já no caso do quarto, o tapete deve iniciar da metade do comprimento da cama até os pés, criando margem de, pelo menos, 30 centímetros — isso impedirá que os moradores pisem diretamente no chão ao acordarem.

Como escolher o estilo de tapete ideal?

Além de trazer a sensação de aconchego, os tapetes impactam o resultado da decoração de maneira extremamente irreverente. Com os projetos em conceito aberto, essa peça funciona para delimitar ambientes, arrematando o espaço elegantemente. Por esse motivo, é recomendado que seja o último elemento a ser escolhido para a decoração.

Tapete listrado

Os modelos listrados são um clássico, se destacando pela versatilidade. Capazes de criar decorações exuberantes, os tapetes nesse estilo são uma tendência no design de interiores, uma vez que possibilitam a exploração de diversos tipos de projetos.

Uma forma elegante de valorizar o ambiente é optar por um modelo que tenha as tonalidades principais já existentes no cômodo. Desse modo, será muito mais simples harmonizá-lo com os móveis e outros objetos de decoração.

Agora, caso a sua intenção seja elaborar um belo contraste, aposte no potencial das cores vibrantes, opostas às presentes no espaço. Por exemplo, os elementos preto e branco são ótimas opções e produzem um efeito visual muito envolvente.

Tapete moderno

Busca uma decoração luxuosa e, ao mesmo tempo, inovadora? Com um apelo estético imenso, o tapete moderno transforma o ambiente por meio de designs personalizados, sendo os grandes destaques da decoração.

As técnicas de relevo e mistura de texturas são os elementos mais explorados nesse estilo, colaborando com um espaço mais descontraído, ainda que mantenha o requinte e a elegância de um projeto luxuoso.

Esse elemento se mostra essencial para arrematar o hall de entrada, dado que o local é a área de boas-vindas da residência. Por isso, nada mais justo que acrescentar um item tão acolhedor e receptivo como o tapete moderno, não é mesmo?

Tapete geométrico

Uma das padronagens mais elegantes no que se refere aos projetos de design de interiores e uma excelente alternativa para complementar tanto decorações contemporâneas quanto as minimalistas.

Se a proposta for deixá-lo como peça principal, crie um ambiente neutro ao redor, aplicando um tapete colorido ou preto e branco. Contudo, se ele servir apenas como um complemento, os mais indicados são os modelos que sigam as cores claras do cômodo, como cinza ou creme.

O mais interessante é que esse item combina muito bem quando instalado no home office e na sala de jantar, além da sala de estar, pois é bastante versátil. Outra dica incrível é inserir o tapete geométrico no quarto das crianças para sair dos clássicos temas infantis.

Tapete esculpido

Se a ideia é criar um ambiente luxuoso, requintado e cheio de personalidade, o tapete esculpido é essencial, pois, ele pode trazer um ar de elegância, independentemente do cômodo escolhido para incorporá-lo.

No entanto, como o charme está no relevo, é importante que o centro do elemento fique exposto na decoração. Desse modo, os melhores espaços para esse estilo de tapete são a sala de estar, hall de entrada e quartos, desde que não fique disposto debaixo da cama.

Independentemente do estilo de tapete escolhido para compor o seu projeto decorativo, é imprescindível levar em consideração uma manutenção adequada para cada tipo seguindo as instruções do fabricante. Dessa maneira, é possível manter a aparência impecável em cada cômodo da casa.

Você gostou deste post sobre tapetes de luxo? Aproveite a visita em nosso blog para assinar a nossa newsletter para receber todas as nossas atualizações e novidades em seu e-mail