Não perca os 10 principais eventos de arquitetura e decoração de 2018

Participar de eventos de arquitetura e decoração é sempre uma oportunidade incrível de conseguir novas oportunidades de negócios, entrar em contato com profissionais de várias especialidades e renovar os conhecimentos na área.

Seja dentro do Brasil, seja em outros países, são sempre experiências muito enriquecedoras, tanto pessoal quanto profissionalmente. É importante valorizar igualmente os eventos nacionais e internacionais se você tiver a oportunidade de prestigiar os dois.

Conheça agora 10 eventos de arquitetura e decoração imperdíveis que serão realizados em 2018 no Brasil e no mundo!

1. Feicon Batimat

É o chamado Salão Internacional da Construção, em que é possível conferir todos os lançamentos, tendências e soluções construtivas criativas disponíveis no mercado. O público-alvo é composto por profissionais do setor, como engenheiros e arquitetos, e visitantes que desejem reformar ou construir em várias escalas.

A exposição ocorrerá na São Paulo Expo, de 10 a 13 de abril, contando com mais de 700 expositores nacionais e internacionais. Cerca de 90 mil visitantes e compradores são esperados. A partir de um cadastro feito no site do evento, o participante pode criar uma agenda de visitação única, focada em atender suas preferências e necessidades.

Outro diferencial da Feicon Batimat é a disponibilidade de um aplicativo para smartphones da feira, em que o visitante pode receber recomendações de atrações e produtos, informações em geral e a programação dos eventos, o que otimiza o tempo de visitação e permite um contato facilitado com as marcas e lojas expositoras.

2. Feira de Milão

É a principal design week no mundo todo e será realizada de 17 a 22 de abril em Milão, na Itália. O evento principal é o Salão de Milão, uma feira de móveis que ocorre juntamente com a International Furnishing Accessories Exhibition e conta com exposições divididas em três categorias — Tradição no Futuro, Design e xLux.

Em 2018, serão cerca 2 mil expositores, com o tema focado em tecnologia, flexibilidade e sustentabilidade. Desse modo, o evento é direcionado não apenas à criatividade profissional, mas também a ser uma atração comercial de grandes proporções, gerando impacto positivo para a cidade e reforçando seu papel mundial de influenciadora no design e na inovação.

A Santa Mônica Tapetes e Carpetes participará do evento com alguns lançamentos incríveis. Estaremos no Pavilhão 20 com nossos produtos e  traremos na volta ao Brasil o melhor da experiência da feira, além de tendências internacionais em arquitetura e design.

3. Glass South America

Glass South America é um evento bienal, o maior do setor vidreiro na América Latina, voltado para profissionais da construção civil que buscam renovar conhecimentos em tecnologias, fortalecer relações com fornecedores e criar novas oportunidades de negócios.

A 13ª edição da feira ocorrerá de 9 a 12 de maio de 2018, na São Paulo Expo, localizada na capital paulista, contando com expositores que investem nas melhores tecnologias para vidros. São considerados os setores da arquitetura, engenharia, automotiva e moveleira, desde máquinas até equipamentos para energia fotovoltaica.

O evento é restrito a profissionais dos setores envolvidos e proibida a menores de 16 anos. Para jovens de 16 a 18 anos, a entrada será permitida caso comprove participação no mercado da construção civil e acompanhados dos responsáveis.

4. NYCxDesign

De 11 a 23 de maio de 2018, a cidade de Nova Iorque que, sem dúvidas, é um grande polo de atividades culturais e profissionais, recebe o NY Design Festival. Como uma verdadeira celebração do design, são apresentados lançamentos nas suas mais diversas vertentes, como mobiliário, artesanato, moda, arquitetura e tecnologia.

Atrai centenas de expositores e visitantes de vários lugares no mundo. A maioria dos eventos tem entradas gratuitas tanto para residentes da cidade quanto visitantes internacionais, mas é importante verificar o agendamento com a organização de cada atividade.

5. Medellín Design Week

semana do design de Medellín, na Colômbia, ocorrerá de 20 a 24 de junho de 2018 e seguirá a questão “o futuro é incerto”. Contará com uma multiplicidade de designers e arquitetos que responderão à questão levantada durante inúmeras exposições, palestras e eventos em toda a cidade, questionando o papel das tecnologias, da educação e da indústria dentro do tema.

O MDW conta com palestras internacionais, mas também procura dar destaque local e nacional aos diversos profissionais participantes colombianos por meio de algumas atividades. As entradas podem ser gratuitas ou pagas e têm vagas limitadas. Desse modo, é importante planejar com antecedência quais ações deseja participar.

6. ABCasa Fair

ABCasa é a Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes e Utilidades Domésticas. Na ABCasa Fair a associação reúne várias empresas do mercado de artigos de decoração e utilidades em um único lugar. Teve uma edição em fevereiro e terá outra de 17 a 21 de agosto de 2018, em São Paulo, com cerca de 300 expositores, além de mesas redondas e palestras.

O evento é direcionado a profissionais dos setores de arquitetura e decoração residencial, utilidades, festas, presentes e flores para casa. A organização da feira, assim como a maioria dos outros eventos, oferece pacotes em agências de viagens, com hospedagem e traslados para facilitar a participação de profissionais não residentes de São Paulo.

7. High Design

High Design Expo é um evento anual focado em mobiliário de alto padrão para arquitetura de interiores. É o evento âncora do São Paulo Design Weekend, dura três dias e será realizado na capital paulista, de 28 a 30 de agosto de 2018. Conta com mostras, palestras e plataformas multimídia exibindo conteúdos inéditos e exclusivos.

Assim como os demais eventos, é uma excelente oportunidade de negócios e de adquirir mais conhecimento sobre as novidades da área. O público-alvo são os profissionais da construção civil — arquitetos, designers de interiores, construtores, lojistas, compradores, investidores — e, em 2018, será 30% maior do que em 2017.

8. Design Weekend

São Paulo Design Weekend é um festival urbano de interiores e decoração a ser realizado na cidade de São Paulo de 29 de agosto a 02 de setembro de 2018. Assim como os vários outros eventos de arquitetura, ocorre anualmente e é uma oportunidade sem igual para universidades, empresas e profissionais promoverem design e arquitetura na cidade.

Por se tratar de um festival, envolve a realização de diversos eventos independentes e simultâneos — palestras em instituições de ensino, visitas guiadas em ateliês e galerias, intervenções artísticas e urbanas, concursos, circuitos temáticos e festas.

É possível participar como parceiro do festival — marcas, lojas, profissionais — ou como visitante, para aproveitar as atividades oferecidas. Durante o evento, existem ações restritas a convidados e abertas ao público em geral. Para saber quais estão disponíveis, basta conferir a programação e a organização dos eventos no site oficial.

Em 2017, a Santa Mônica Tapetes e Carpetes esteve presente na DW, o que resultou em produtos criativos e únicos, com a contribuição de designers incríveis.

9. Casa Cor

Casa Cor ocorre anualmente há 30 anos, atualmente sendo o maior evento de decoração da América Latina e o segundo maior em todo o mundo. É composta por uma variedade de ambientes residenciais, decorados por arquitetos renomados no mercado, seguindo as melhores tendências e tecnologias da área.

Em eventos de arquitetura como a Casa Cor, tanto profissionais formados quanto estudantes podem conhecer melhor os processos criativos de diversos escritórios e profissionais do mercado. Além disso, é outra excelente maneira de aumentar e cultivar as redes de contatos para parcerias, estágios e diversas outras oportunidades.

A Casa Cor pode ser frequentada pelo público em geral, com preços bastante acessíveis, que incluem meias entradas para estudantes e gratuidades para idosos. As edições do evento acontecem em diversas cidades brasileiras — São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre —, além da Bolívia, do Peru e de Miami, nos Estados Unidos.

Os produtos Santa Mônica estiveram presentes nas edições da Casa Cor de 2017 em diversos ambientes, como o Loft Romanov, a Casa Contraste, o Espaço Ornare, o Flat e o Studio Badebec.

As datas das mostras de cada cidade são diferentes ao longo do ano, sendo que a de São Paulo será de 22/05 à 29/07. Em 2018 a Casa Cor estará em 18 regiões do Brasil e é possível conferir a agenda na página oficial do evento. Dessa maneira, com um bom planejamento, é possível viajar para visitar mais de uma Casa Cor!

10. Maison & Objet Paris

Também entre as maiores feiras de design de interiores no mundo, a  Maison & Objet Paris acontece na capital francesa duas vezes por ano — em janeiro e setembro —, e é dividida em três partes: casa, objetos e tendências. Cada fase conta com uma variedade de stands de vários temas, como decoração por ambientes, mobiliário, iluminação, moda, dentre outros.
Os números são impressionantes: 130 mil m², cerca de 3 mil marcas expositoras, mais de 80 mil visitantes, além de 70 palestras e 30 eventos exclusivos. A feira separa também um espaço especial para os designers mais importantes do ano.
As próximas edições da Maison & Objet Paris acontecerão de 7 a 11 de setembro de 2018 e de 18 a 22 de janeiro de 2019.

E então? Decidiu quais eventos de arquitetura e decoração você vai frequentar em 2018? Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais!