Tijolo aparente: 6 formas incríveis de usá-lo na decoração

De beleza ímpar e atemporal, o tijolo aparente pode ser utilizado sem restrição em qualquer ambiente da casa, pois apresenta uma grande variação de cores, tamanhos e acabamentos. Trata-se de um revestimento durável, muito versátil e que promove isolamentos térmico e acústico.

Também conhecido como “tijolinho à vista”, cria um aspecto moderno, contemporâneo e com muita personalidade. Quer conhecer todo o potencial desse material e saber como pode ser usado para enriquecer a decoração? Então, continue com leitura, pois separamos dicas que você não pode deixar de acompanhar. Confira!

1. Cozinha

O tijolo aparente pode ser aplicado na cozinha de diversas formas, sendo colocado em todas as paredes ou em pequenas áreas para criar pontos focais no ambiente. A diferença é que na primeira situação há mais homogeneidade e cria-se um estilo bem marcante.

Quando apenas alguns lugares têm tijolo aparente, esses pontos ganham mais destaque, valorizando-os. Desse modo, são também usados na montagem de balcões em cozinhas com estilo americano ou em ilhas, que têm ganhado cada vez mais espaço nos projetos de decoração.

Se a proposta for mais tradicional, recomenda-se manter os tijolinhos sem pintura ou revestimento. Essa maneira combina muito bem com móveis de linha reta e tons escuros. Para os que desejam um ambiente mais moderno, vale investir em mobiliário com cores vibrantes, como o amarelo, que está em alta na decoração.

Para um resultado mais neutro com o tijolo em tom natural, o ideal é usar massa branca entre as peças e móveis em tons neutros. Caso a proposta seja mais clean e elegante, aposte no efeito dos tijolos pintados com cor clara. Isso suavizará a presença do revestimento sem apagá-lo por completo, valorizando sua textura.

2. Sala de estar

Devido à textura, o tijolo aparente confere muito aconchego ao ambiente e, por esse motivo, é muito bem-vindo em uma sala de estar. Uma parede com esse revestimento serve de moldura para o painel de TV, ampliando ainda mais a sensação de conforto ao cômodo.

Um painel feito em madeira ajudará a criar um ambiente rústico, enquanto que um com material claro e liso como o MDF, fará com que sua sala tenha um aspecto elegante e sofisticado. Outra opção é usar o tijolo aparente em uma outra parede, que servirá de fundo bem marcante para quadros ou objetos decorativos.

Para garantir que o cômodo fique aconchegante, não se esqueça de apostar em luzes indiretas, tapetes e almofadas. Esse conjunto fará com que sua sala de estar fique convidativa para que você passe horas bastante agradáveis no local.

3. Área gourmet

Já é uma tradição usar tijolo aparente na área gourmet, principalmente para o revestimento da churrasqueira, atraindo o destaque para o ponto, tornando-o a grande atração dessa área. Também é muito usado para envolver o forno de pizzas e pães e para montar um balcão onde serão feitas as refeições ou o preparo de alimentos.

Mesas, cadeiras, bancos e acessório de madeira enriquecerão um ambiente campestre composto com tijolos em cor natural ou crua. Se quiser um estilo industrial, aposte nos tijolos na cor cinza e em acessórios em metal — luminária, coifa, estrutura das cadeiras ou banquetas.

Uma parede de tijolo aparente na área gourmet ajuda a valorizar utensílios que são postos nela, tais como: vasinhos com temperos naturais, prateleiras com as louças ou objetos decorativos, ganchos com talheres grandes e demais itens utilizados no ambiente.

4. Jardim de inverno

Uma casa que conta com um jardim de inverno terá muito mais charme, leveza e sofisticação. Um cantinho natural é um elemento paisagístico que traz bastante frescor e vitalidade. Esse aspecto fica mais evidenciado ao utilizar tijolo aparente em sua montagem.

Esse tipo de revestimento forma um fundo perfeito para folhagens altas colocadas em vasos no chão e para emoldurar um jardim vertical com plantas menores. Ao utilizar o tijolo junto a elementos naturais como painéis de madeira, pedras, fibras, cascas de árvores, fontes, vasos artesanais e bambu, o jardim de inverno terá uma harmonia perfeita e rústica.

5. Quarto

O quarto também pode receber um revestimento com tijolo aparente. O ambiente ganha muita personalidade e, ao mesmo tempo, delicadeza com o uso desse revestimento aliado a móveis brancos. Uma outra opção é não utilizar o material em toda a parede, mas, sim, pintar os tijolos e usá-los para delimitar apenas a área da cama, formando uma cabeceira.

Desse modo, prevalecerá sua textura, criando um diferencial impactante no quarto. Ainda, um barrado largo a meia parede em toda sua extensão traz a proposta de uma cabeceira baixa e com muito estilo. Para uma decoração mais romântica, uma cabeceira em tijolos formando um arco cria um efeito fantástico. A luz indireta com luminárias, abajures ou arandelas é perfeita para o quarto, além de destacar mais a textura do material da parede.

6. Escritório

Um escritório ou home office de qualquer estilo pode ganhar ainda mais personalidade ao utilizar tijolo aparente na decoração. Móveis pretos e modernos conferem mais sobriedade ao lugar, enquanto que cores vibrantes e mobiliário moderno criarão um ambiente contemporâneo e descolado.

Se a intenção é ser tradicional, aposte em madeira natural para prateleiras, mesa e armários, acrescentando estofado em couro para a cadeira. Utilizando tijolos cinza ou em outro tom claro com massa branca, a neutralidade será o resultado final.

Vale lembrar que o tijolo aparente apresenta uma diversidade de tamanhos, texturas e cores. Ainda, pode ser pintado e utilizado diversos outros acabamentos para servir à linha proposta pelo projeto de decoração.

No entanto, em ambientes como cozinha, jardim de inverno, churrasqueira, banheiro, lavabo e fachada é preciso dar atenção especial ao tratamento do revestimento. Isso deve-se ao fato de que são ambientes onde há umidade e, por vezes, incidência de luz solar ou chuva.

Assim, a impermeabilização é fundamental para garantir a durabilidade e fácil manutenção dos tijolos. Os produtos mais indicados são os vernizes à base de resina acrílica ou silicone líquido. Devem ser aplicados periodicamente para deixar a área protegida contra pó, fungos, umidade e outros agentes.

Portanto, o tijolo aparente combina com qualquer estilo de decoração — rústico, campestre, urbano, industrial, clássico, contemporâneo, romântico, vintage, entre outros. Basta escolher o tamanho, tipo e cor que mais se adéqua à linha decorativa pretendida, criando composições incríveis e marcantes em qualquer ambiente.

Se você gostou deste post e quer receber mais dicas de decoração, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas publicações!

Foto do projeto de Meyer Cortez