Uma alimentação saudável é sua aliada ao combate ao câncer de mama

A campanha do Outubro Rosa existe há mais de 30 anos e estimula a participação de todos no controle do câncer de mama.

Nós da Santa Mônica apoiamos o Outubro Rosa, para isso, preparamos algumas dicas sobre alimentação saudável, que é um dos requisitos básicos para o combate ao câncer de mama. É de extrema importância ter consciência sobre os alimentos que auxiliam na prevenção.

A rotina saudável de alimentos como frutas, vegetais, leguminosas, folhas e grãos integrais associados com baixo consumo de gordura saturada previnem o câncer de mama, além é claro de outras doenças como obesidade. O consumo de embutidos, fast foods, carne vermelha em excesso, alimentos industrializados são recomendados evitar para se ter êxito em sua dieta saudável. Importante ressaltar, que alimentos crus ou cozidos são melhores absorvidos, preservam suas propriedades e por isso, são indicados para a rotina alimentar.

Segundo, o Instituto Oncoguia, outra opção são os orgânicos, que não possuem pesticidas, hormônios e antibióticos. Você vai perceber que os alimentos frescos oferecem mais nutrientes e menos açúcar do que os alimentos processados.

Listamos seis tipos de alimentos saudáveis que são indicados para o combate ao câncer de mama

1. Frutas vermelhas 

 Morangos, cereja, ameixas, amoras e outras frutas vermelhas têm propriedades anticancerígenas que diminuem os riscos do aparecimento de tumores e neutralizam, diminuem e ainda reparam as conseqüências da ação oxidativa resultante do estresse e de inflamações.

2. Alho 

 O ingrediente tem ação anticancerígena e combate as infecções causadas por vírus e bactérias, além de retardar o envelhecimento das células e fortalecer o coração e o sistema respiratório.

3. Cenoura

Uma pesquisa feita pela Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, revelou que a cenoura é um alimento eficaz na prevenção contra o câncer de mama. O beta caroteno presente na cenoura, que protege o DNA contra a oxidação, evitando a formação de radicais livres.

4. Peixes

Os ácidos graxos ômega 3, encontrados principalmente nos peixes, devem ser utilizados, pois estão relacionados com redução de câncer de mama. Exemplifico aqui o salmão, bacalhau, sardinha.

5 . Brocólis

Estudo realizado pelo Institute of Food Research (IFR), aponta que a substância Sulforafano produzida após comer brócolis ainda ajuda a manter os antioxidantes em níveis considerados satisfatórios para combater os efeitos dos radicais livres presentes no meio ambiente, alimentação e outras substâncias cancerígenas no organismo. A pesquisa também sugere que o sulforafano pode impedir o desenvolvimento de células-tronco cancerosas, resistentes a quimioterapia e radioterapia.

6. Uva 

Os flavonóides, presentes na uva, podem retardar o crescimento de células malignas no organismo. 

Lembre-se de sempre consultar seu médico e nutricionista para que avaliem suas necessidades de alimentos. Um olhar especial para seus hábitos alimentares e rotinas de exames se torna fator principal para a luta e prevenção do câncer de mama.

 

Se você gostou deste post e quer receber mais dicas de estilo de vida, saúde e decoração, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas publicações!