3 dicas para organização de quarto com harmonia e funcionalidade

Fazer a organização de quarto adequada é essencial para garantir a funcionalidade e a harmonia do local — afinal, é nele onde costumamos relaxar e descansar a fim de alcançar a paz interior. Para conquistar esse objetivo, há algumas medidas práticas para ajudar na organização, como a utilização de cama box com baú ou gavetas, instalação de nichos e inserção de guarda-roupas modulado.

Além disso, é muito importante pensar na decoração correta, principalmente a partir de elementos como tapetes, objetos e acessórios de parede.

Quer aprender 3 dicas de como potencializar a organização do seu quarto? Então acompanhe a seguir as informações que preparamos para você sobre o tema!

1. Entenda a importância da organização de quarto para o seu bem-estar

Um ambiente arrumado ajuda a otimizar o tempo e a reduzir o estresse. Isso porque quando você sabe onde encontrar os objetos que precisa no dia a dia, sobra mais tempo para se dedicar a tarefas mais produtivas ou essenciais. A medida também ajuda a evitar a ansiedade e o estresse de procurar pelos objetos.

No caso específico do quarto, a organização é ainda mais importante. Por meio dela, é possível criar um ambiente mais agradável e propício ao descanso. Um lugar bem planejado e esteticamente harmonioso acalma a mente e, assim, ajuda no relaxamento e na hora de dormir.

Se o quarto for compartilhado ou de hóspedes, o cuidado é ainda mais bem-vindo, pois simboliza carinho e consideração aos envolvidos. Por isso, a ideia é pensar na decoração e na organização de quarto de maneira conjugada, de forma a transmitir afeto e gratidão pelo convívio.

Além disso, a organização de nossas tarefas diárias, bem como dos aposentos, é apontada por especialistas como fator que ajuda na inteligência emocional, pois diminui a frustração de não fazer ou encontrar o que precisa, contribuindo também para aumentar o foco. Desse modo, lembre-se de que manter a adequada organização de quarto é tarefa essencial para aqueles que querem construir um local de conforto e paz dentro de casa.

2. Utilize móveis que facilitem a organização de quarto

Para ajudar na funcionalidade e organização do aposento, alguns móveis específicos podem fazer toda a diferença. Veja a seleção de alguns deles, que são bastante recomendados para planejar o quarto.

Cama box com baú ou gavetas

Sabe aqueles objetos ou roupas de cama que você usa com menos frequência? Um ótimo lugar para colocá-los é em baús e gavetas embaixo da cama. Esse tipo de móvel é muito útil, visto que aproveita um espaço do quarto que normalmente é pouco aproveitado.

Entretanto, se a sua cama não dispuser desse tipo de recurso, você pode investir em uma ideia mais simples: caixas organizadoras ou gavetas com rodinhas. Com elas, é possível aproveitar para transformar o lugar de dormir em um espaço multifuncional no qual é possível organizar e guardar materiais de pouco uso na rotina diária.

Nichos

Os nichos são ótimas opções para otimizar o espaço. O ideal é colocar neles os materiais que você utiliza bastante no dia a dia para facilitar o acesso aos objetos. Aproveite também para privilegiar aqueles elementos que podem funcionar como peças decorativas.

Empilhar livros e revistas, por exemplo, é uma dica simples e eficiente, que confere charme à decoração. Contudo, lembre-se: na hora de escolher o local onde colocar os nichos e prateleiras, faça uma avaliação criteriosa do quarto. É possível aproveitar cantinhos normalmente esquecidos, como atrás da porta e o vão sob a penteadeira.

Guarda-roupa modulado

Móveis modulados são uma tendência, tanto para quartos pequenos quanto para os grandes, já que são totalmente adaptáveis ao espaço disponível. Dependendo da metragem do lugar, você pode escolher a quantidade de módulos mais adequada para o aposento, de maneira que suas roupas e acessórios fiquem organizados, mas que haja espaço para a circulação.

Assim, dá para montar um closet completamente adaptado às suas necessidades. A dica para usar o móvel ao seu favor é colocar em lugares mais visíveis e fáceis de alcançar as roupas que você mais gosta de usar ou que combinam com a estação. Outra sugestão é dividir o vestuário por cores.

As roupas podem ficar dobradas ou em cabides. Para não fazer bagunça na hora de retirar o que estiver dobrado, é recomendado a distribuição das peças em pilhas médias. Portanto, evite colocar muitas roupas, umas em cima das outras.

3. Invista em elementos essenciais para ajudar na decoração

Além da organização, uma decoração sofisticada e agradável também contribui para manter o quarto bonito e harmonioso. Alguns elementos são importantes para alcançar um bom equilíbrio, como:

Quadros organizadores

Esse elemento tem função dupla: além de compor a decoração da parede de maneira tradicional, ele pode funcionar como espaço para pendurar joias e outros objetos.

Para não errar na escolha, capriche na moldura e no acabamento da peça. Além disso, se assegure de que o quadro "conversa" com a pintura do quarto e com outros acessórios decorativos.

Aparador

É possível usar a região atrás da cama para inserir nela um aparador estreito. Além de utilizar um espaço normalmente morto, você pode planejar a decoração com elementos visualmente interessantes e também funcionais, como abajures, pequenas plantas e quadros. 

Tapete

Como ajudam a configurar espacialmente o aposento, podendo servir como delimitadores de microespaços, os tapetes são ótimos aliados para auxiliar na organização de quarto. Além disso, esse tipo de objeto costuma ser um ponto focal que confere vivacidade e organicidade ao ambiente se utilizado de maneira correta na decoração de interiores.

Para não errar na escolha, invista em materiais de qualidade. Há no mercado opções que oferecem inúmeras vantagens, como conforto, segurança, beleza e, até mesmo, redução de gasto de energia em ambientes com ar-condicionado, já que os tapetes diminuem a troca de calor com o chão e mantêm a temperatura ambiente.

Espelhos

A última dica para quem quer cuidar da decoração é investir em espelhos. O objeto amplia o ambiente, projeta a luz sobre o aposento — o que é muito útil para construir uma sensação harmoniosa e saudável dentro de casa — e, segundo o Feng Shui, arte milenar chinesa, ajuda a equilibrar as energias!

Além disso, os espelhos repelem forças negativas, gerando, assim, bem-estar e qualidade de vida para quem circula nesses espaços. De quebra, a peça pode dar um ar sofisticado se tiver molduras clássicas.

Como visto, há muitas formas de alcançar uma organização de quarto eficiente. Se associado ao cuidado na decoração, então, o ambiente ganha ainda mais em harmonia e funcionalidade, produzindo um espaço saudável e agradável em casa. 

Gostou das dicas? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de outras novidades!