5 itens que não podem faltar na decoração da cozinha

A cozinha é considerada uma área social tão importante quanto qualquer outra parte de uma casa. E o melhor: para deixar a decoração da cozinha impecável, não é necessário fazer uma grande reforma. A sua ornamentação pode ser renovada utilizando itens que deixarão o ambiente com aquela apresentação graciosa e sofisticada.

Para obter esse resultado final, criamos uma lista com 5 itens considerados essenciais para que a sua cozinha fique com o aspecto harmonioso e digno de revista. Não deixe de conferir!

1. Utilize o relógio na cozinha

O relógio é um dos acessórios que não podem faltar na decoração da cozinha, principalmente para auxiliar no preparo dos alimentos. Assim, é possível observar com facilidade o horário naqueles momentos em que você não pode deixar passar sequer um minuto na marcação do tempo das receitas.

Será apenas necessário adequar o relógio que você vai usar à decoração do ambiente. Existe uma grande diversidade de modelos que variam em cor, estilo, tamanho, acabamento e formato. Cabe a quem for decorar utilizar um relógio que combine com o restante da decoração interna do ambiente.

Relógio de madeira

Se você pretende usar um relógio tradicional com acabamentos de madeira, é interessante que ele combine com outro item da cozinha, por exemplo, a bancada para alimentos ou até mesmo as cadeiras e mesas da cozinha. Quando esses itens estão alinhados em um só padrão estético, eles passam um aspecto harmonioso e rústico.

Relógio digital

Já para aqueles que pretendem utilizar itens que sugerem modernidade e tecnologia na decoração da cozinha, recomendamos o relógio digital. Se os seus aparelhos domésticos, como geladeira, fogão, máquina de lavar louça e outros utensílios, têm um design tecnológico atual, essa pode ser uma excelente escolha.

2. Busque bancos, banquetas ou cadeiras

Diversos erros de decoração não devem ser cometidos em uma casa. Um deles, por exemplo, é a falta de assentos na cozinha. Pode ser incômoda a sensação de estar em uma cozinha e não poder fazer a refeição por falta de um local próprio onde se sentar. Portanto, o interessante é criar um espaço em que você e outras pessoas possam se sentar juntos e dividir o alimento na mesa, cada um bem confortável em banquetas ou cadeiras.

Atualmente, o mercado oferece uma grande variedade de banquetas para a cozinha dos mais diversificados tipos, tamanhos e cores. Sobre o último item, as cores na decoração de um ambiente são essenciais para criar um visual harmonioso. Por isso, elas precisam combinar com os outros elementos que compõem o local. Atente para o detalhe das cores das banquetas, trabalhando para manter a paleta de cores similar ao restante da decoração.

3. Invista na iluminação com lustres ou luminárias pendentes

Você alguma vez já considerou usar lustres ou luminárias pendentes? Eles têm sido a melhor saída quando você precisa de uma iluminação com aquele toque requintado. É praticamente impossível esses objetos passarem desapercebidos nesse ambiente, pois agregam valor, elegância e sofisticação à cozinha.

Além do requinte, eles oferecem claridade para uma área na qual é de interesse comum que permaneça sempre limpa e iluminada. Uma vez que você opte pela utilização de lustres ou luminárias, a regra que vale é a de “menos é mais”, ou seja, eles devem ser os protagonistas na decoração do ambiente.

Para compreendermos melhor as suas diferenças, vamos explicá-las brevemente.

Luminárias pendentes

Sua principal característica é apresentar no ambiente uma identidade visual contemporânea, focando em um determinado ponto e iluminando-o por completo. Por conta disso, elas são ótimas opções quando combinadas com banquetas e bancadas.

Lustres

O lustre é uma escolha requintada e de bom gosto na decoração da cozinha. A principal diferença entre esses dois tipos de iluminação para o ambiente é que os lustres têm mais lâmpadas e detalhes que o enfeitam por toda a sua ramificação.

Também vale ressaltar que a iluminação do lustre é difusa. Isso significa que ela não será focada em apenas um ponto específico: ela será mais abrangente no ambiente, iluminando um pouco menos que a luminária pendente.

A que altura devo manter esses tipos de iluminação?

Para que a iluminação não se torne um obstáculo visual e cause mal-estar, ela deve ser posicionada a uma altura de aproximadamente um metro acima da superfície da mesa.

Para manter a sensação de elegância ao utilizar esses itens para a iluminação, é aconselhável que deixe uma distância de vinte centímetros entre o lustre ou a luminária do teto.

4. Aproveite novas tecnologias adquirindo uma lava louças

Antigamente, para quem prezava por uma cozinha limpa e visualmente agradável, não existia a opção de não lavar a louça. Após a refeição, era costume seguir para a pia e só sair dali com toda a louça lavada e pendurada no escorredor de louças. Atualmente, esse fardo pode ser driblado com a aquisição de uma lava louças.

Qualquer decoração da cozinha ficará comprometida quando se têm uma pia cheia de pratos, talheres e copos esperando para serem lavados. Mas você pode — e deve — repassar esse trabalho para essa maravilhosa máquina e ir aproveitar o seu tempo livre com qualquer outra tarefa enquanto a louça está sendo lavada.

Ela pode ser considerada ideal para quem tem uma família grande, em que todos têm uma rotina corrida e pouco tempo livre para ser gasto com a higienização de louças e talheres. A máquina é útil até mesmo se você mora sozinho, mas recebe muitas visitas de amigos e parentes.

5. Inove com o seu porta condimentos

É normal você encontrar na casa de pessoas com mais idade os temperos colocados em armários, potes ou gavetas. Hoje, no entanto, existem diversos tipos de vidros para armazená-los à vista no ambiente, conhecidos como porta condimentos.

O bom é que além de útil para a preparação da sua comida, eles servem como decoração por serem itens muito bonitos. Você não precisará mais escondê-los das suas visitas, armazenando-os no fundo dos armários.

Esses foram 5 itens essenciais em uma cozinha para trabalhar com a decoração desse ambiente de forma impecável. De qualquer forma, todas as dicas ficam ainda melhores quando combinadas com uma limpeza caprichada do local.

Outra forma de conferir maravilhosas dicas de decoração e design de interiores é acompanhar os trabalhos dos profissionais renomados no meio. Eles são donos de uma reputação invejável e fazem muito sucesso em tudo que tocam quando o assunto é estética e funcionalidade do ambiente.

Gostou deste post sobre itens essenciais para a decoração da cozinha? Que tal agora irmos para os outros espaços da casa e conferirmos quais são os tamanhos de tapetes ideais para cada cômodo?

 

Foto projeto do arquiteto Diego Revollo