6 ideias modernas de decoração para a área de lazer com piscina

Local de diversão, descanso e socialização, a área de lazer é um dos ambientes mais utilizados em muitas casas e, por isso, merece uma bela decoração. Para quem gosta dos estilos sofisticados e ousados, mas também com praticidade e equilíbrio, é uma boa ideia utilizar elementos modernos na decoração para área de lazer. Assim, você terá um lugar bonito, convidativo e relaxante.

Um espaço moderno conta com objetos em linhas mais retas, equilibrados com peças de personalidade e design irreverentes. A regra geral é a de que menos é mais, mas criando pontos de atenção, como um tapete de design diferenciado ou uma luminária estilosa.

Para a área de lazer, o arrojado aparece em cores, no revestimento da piscina, nas texturas dos tecidos e em peças e objetos. Ficou animado com a proposta? Confira, então, 6 dicas para levar modernidade, charme e sofisticação para seu espaço externo.

1. Use tons neutros com contraste

Os tons neutros têm ganhado cada vez mais atenção, principalmente nas decorações internas com estilo minimalista. No espaço externo, no entanto, usar essas cores traz modernidade e requinte. A ousadia fica por conta dos contrastes, necessários para combinar com a função mais descontraída da área de lazer.

Para executar, siga uma cartela de cores neutra e mescle com alguns elementos em cores escuras, como azul, verde escuro, marsala ou, até mesmo, ultravioleta — a cor de 2018. A ideia é que o tom neutro faça o fundo com alguns pontos de cor, mas que o verde do jardim e o azul da piscina ganhem mais atenção. E claro, para manter a modernidade, sempre preste atenção na quantidade de elementos para não sobrecarregar.

2. Faça áreas para relaxar em volta da piscina

São tendência na decoração os espaços que valorizam momentos de descanso e relaxamento. Então, para isso, utilize diversos formatos de assentos, pois cada um terá uma função.

Os sofás são bons para uma conversa entre amigos e as espreguiçadeiras para tomar um sol na beira da piscina. Pufes e almofadas aumentam os assentos, sem sobrecarregar o ambiente. Para escolher essas peças, opte por designs arrojados e que fujam do óbvio. Móveis de polipropileno, por exemplo, são bastante modernos e úteis para locais que costumam molhar.

Atenção para os materiais, pois, com a água por perto, é muito provável que eles acabem molhando de vez em quando. Se você tiver um lugar coberto, aposte em tapetes. Eles acrescentam textura e aconchego ao local. Você pode optar por materiais como o PVC ou a corda náutica, que são resistentes à umidade e à poeira.

3. Escolha revestimentos diferentes para a piscina

Que tal fugir da tradicional pastilha ou revestimento azul para piscina? É possível inovar com os tons esverdeados ou mesclar o azul com o branco. Para um aspecto ainda mais natural, aposte na pedra vulcânica hijau, que tem tonalidades entre verde, areia e cobre. Outra ideia são as pastilhas em formatos diferentes, como as redondas ou hexagonais, e detalhes em cores ousadas, como vermelho, preto e estampadas.

Para as bordas, o deck de madeira agrega sofisticação e beleza, sem perder o toque moderno. Hoje em dia, existem diferentes cores de madeira para causar o efeito desejado. Seixos e porcelanatos com acabamentos rústicos também são boas opções.

Para manter o efeito moderno, evite misturar dois elementos rústicos (como o deck e as pedras, por exemplo).

4. Integre os ambientes de forma inteligente

O conceito aberto é importante para a decoração da área externa com piscina. Elimine as paredes e prefira as portas e divisórias de vidro, para proporcionar uma visão completa de todo o espaço. Dessa forma, você não isola a piscina do restante e proporciona melhor interação entre todas as pessoas.

Para favorecer o conceito aberto, invista na criação de ambientes. Que tal ter um canto para spa com uma deliciosa banheira de hidromassagem? Utilizar tecnologia nessa banheira, optando por um modelo com caixas de som e iluminação embutida, também é muito moderno. Outra ideia é usar mesa e cadeiras com um belo ombrelone. Dessa forma, tudo ficará integrado, mas com diversos pontos de interesse e atenção.

5. Invista em jardinagem e paisagismo

Já que a decoração é para área externa, então o paisagismo é elemento fundamental. Na beira da piscina o verde tem o papel de contrastar e deixar tudo mais agradável. Use plantas resistentes e que gostem de bastante iluminação e água.

Se o espaço não é tão grande, os jardins verticais podem ser a solução, assim como a utilização de vasos. Nesse caso, vale a pena investir em peças sofisticadas para se destacarem na decoração. À beira da piscina, atenção à grama, que tende a sujar a água e morrer com água em excesso. Use pedriscos e revestimentos na borda e para chegar até a piscina.

6. Finalize com iluminação

Para destacar toda a sua nova decoração, finalize com um bom projeto de iluminação. Utilize arandelas em corredores, luminárias sobre mesas e balcões e spots embutidos para criar uma luz geral. As fitas de LED são um artifício para iluminar locais específicos, como os nichos. No jardim, os refletores causam belos efeitos.

As luzes na piscina podem ser feitas com fibra ótica, refletores ou spots de LED. Aproveite para usar soluções tecnológicas e modernas, como a iluminação automatizada e em cores diversas.

Sempre posicione as lâmpadas nas partes que serão menos utilizados pelas pessoas e respeite todo formato da piscina para não criar sombras. Ilumine por dentro e por fora e aproveite as festas noturnas.

A decoração para área de lazer moderna deve seguir a regra do menos é mais, mas equilibrar peças arrojadas com linhas retas e cores neutras. Procure escolher cada item com cuidado, desde o acabamento até a iluminação, sem economizar em tecnologia, design e personalidade. Um profissional de arquitetura ou design de interiores também pode ajudá-lo nessa tarefa. Dessa forma, você terá um ambiente sofisticado e aconchegante para você e todos os convidados.

Gostou das dicas para deixar a decoração para área de lazer com piscina muito mais moderna? Então, agora veja 8 dicas para acertar também no seu espaço interno.