8 modelos de tapetes modernos para encantar nos seus projetos

A decoração certa é fundamental para dar vida ao ambiente doméstico. Se o objetivo é conferir requinte e personalidade a cada aposento, os tapetes modernos podem ser a grande diferença entre uma casa razoavelmente pensada e um lar cuidadosamente planejado do ponto de vista estético.

Assim, além de transmitir ao ambiente benefícios como sensação de paz, harmonia, aconchego e alegria por meio da decoração certa, é possível imprimir mais sofisticação e exclusividade a qualquer projeto com tapetes modernos.

A seguir, confira 8 modelos desse tipo de tapete e descubra como potencializar o design de interiores com o objeto!

1. Geométrico

É um modelo versátil que vai bem com basicamente todos os tipos de decoração e ambiente. Na sala de estar, pode compor interessante parceria com almofadas do mesmo estilo. As formas geométricas dão um destaque expressivo ao local em que são aplicadas. Quando se trata de tapetes, elevam o status do objeto na composição geral.

O modelo é clássico e faz parte de vários estilos de decoração, como aqueles inspirados no cubismo ou na art déco. Para usá-lo, a dica é investir em outras formas — como hexágonos, círculos e triângulos — além das tradicionais — quadrado e retângulo. Com a peça, é possível criar desde decorações mais simples e funcionais a ambientes mais excêntricos, conforme a personalidade do cliente.

2. Esculpido

Quando esculpidos manualmente, os tapetes chamam bastante atenção na decoração. A técnica também transmite uma sensação de volume e aconchego. Em vista disso, torna-se ideal para aposentos como a sala e o quarto. Ficam muito elegantes em cores vibrantes quando conjugados a uma decoração sóbria.

São mais adequados em peças de cores únicas. No geral, aqueles em preto e branco ficam bem ao serem combinados a móveis coloridos, mas não estampados, para que seja possível alcançar o máximo que o modelo tem a oferecer.

3. Irregular

Tapetes modernos são do tamanho e do formato que o cliente quiser. Afinal, por que reduzir as opções a formatos e tamanhos específicos se, com a peça, é possível ressaltar toda a personalidade e exclusividade de um aposento? Ela pode ser pequena, grande, circular ou em formas inusitadas, como aquelas que têm formato de bicho.

Criativa, essa opção fica bem em quartos de crianças e bebês, assim como em outros espaços mais lúdicos da casa. Já ao escolher formas mais tradicionais, como o oval ou o quadrado, a dica é avaliar a maneira como os móveis estão dispostos. Dependendo da posição deles é que se nota se o modelo tradicional é o melhor, ou se vale investir em outras formas.

4. Sobreposto

Essa tendência, na verdade, é a sobreposição de dois ou mais tapetes. A composição bem-feita, respeitando-se cor, estilo, textura e tamanho, possibilita um resultado original e moderno. Uma ideia é colocar um modelo de fibras naturais por baixo, de modo a servir de moldura para outro tapete menor.

Para a segunda peça, é possível investir em modelos mais texturizados, como o tapete de lã. Essa também é uma maneira de aproveitar peças vintages ou do tipo relíquia, que precisam de uma espécie de fundo para se destacarem ou para que seja possível simular a extensão do tamanho de um dos tapetes.

Associar um artefato de estampa bem marcada a outro com desenhos mais diluídos ajuda a não sobrecarregar o aposento e, ao mesmo tempo, a fazer com que o cenário tenha mais recortes e mixagens de estampas, bem como mais espaço. A proposta é uma ótima forma de fugir do óbvio.

5. Personalizado

Tapetes personalizados podem adquirir a configuração que o cliente quiser, de acordo com o trabalho de design proposto. Por conta disso, são a expressão máxima da exclusividade e modernidade na composição, já que com eles é possível pensar nas cores, no tamanho e no formato escolhidos de maneira simultânea.

Na hora de personalizar, o ideal é buscar por empresas que trabalhem com materiais que tenham alta durabilidade e tragam segurança, como o nylon. Esse tipo de matéria-prima também apresenta outros benefícios, pois facilita a limpeza e ainda é antichamas, antiestático e antialérgico.

Outra dica é pensar em desenhos especiais para os tapetes, de maneira a transformá-los em verdadeiras obras de arte. Assim, eles podem se destacar como pontos-chave na decoração.

6. Floral macroestampado

Com desenhos de flores grandes, esse é um modelo de tapete em voga para aqueles que querem investir em um estilo moderno. As flores volumosas são uma alternativa ousada e geram grande impacto visual.

Entretanto, sua utilização requer atenção: o modelo precisa conversar muito bem com os móveis e outros acessórios, a fim de evitar um efeito over. Por isso, recomenda-se que ele seja escolhido antes da definição de qualquer outro componente da decoração.

Além disso, o floral macroestampado também precisa ser usado com muita parcimônia. O melhor é evitar os excessos e utilizar apenas um tapete com essa temática. Para acertar na composição, pode-se investir em outras estampas, como xadrez, listras ou geométrica.

7. Listrado

Com o desenho moderno semelhante a teias, ou simulando a ideia de movimento por causa da tensão das linhas, os modelos listrados são opções clássicas e, ao mesmo tempo, ousadas. Se bem confeccionada, a estampa nos tapetes pode produzir ilusões de ótica dignas de trabalhos de Op Art (Optical Art), linguagem artística pautada no abstrato e em movimentos cinéticos.

Ainda que apresente tamanha personalidade, o modelo é versátil e se adapta aos mais diversos tipos de estilo. Para uma maior harmonia, recomenda-se a escolha de tapetes que contenham listras já nas cores de outros elementos da decoração. A combinação de azul e branco nesse tipo de objeto ajuda a construir um ambiente de inspiração mediterrânea.

8. Fibra natural

Tapetes assim são mais neutros e podem ser combinados com um extenso número de decorações diferentes. Transmitem naturalidade e aconchego e podem ser usados em qualquer aposento da casa. São opções elegantes e charmosas para a decoração, principalmente quando em tons mais claros.

Viu só como há muitas opções de tapetes modernos para usar em um lar? Os vários modelos podem transmitir sensações diferentes para a decoração, principalmente quando conjugados aos móveis e acessórios corretos. Como mostramos, eles também são essenciais para dar um toque de exclusividade ao local, assim como ajudam a garantir um ambiente personalizado e harmonioso.

Quer saber mais sobre esse e outros temas referentes ao mundo dos tapetes? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!