A importância de uma decoração harmônica para alcançar a paz interior

A vida diária traz muitos desafios. O trânsito, o trabalho, a manutenção do imóvel e o cuidado com a família podem ser fatores que geram angústia e ansiedade. Para combater tal problema, é importante se sentir bem em casa e buscar maneiras de compor uma decoração harmônica no lar.

Neste post, você verá como decorar a residência de maneira adequada pode ajudar a alcançar a paz interior e a evitar desgastes com as adversidades naturais que aparecem no dia a dia. Quer descobrir como cuidar do lar e, ao mesmo tempo, conseguir construir uma rotina mais equilibrada? Veja as dicas a seguir.

Cultive plantas 

Ter uma área verde traz um respiro ao ambiente. Além de ser esteticamente atraente, esse tipo de espaço é essencial para a manutenção da qualidade de vida por auxiliar na circulação do ar. Além disso, se for possível cultivar temperos e hortaliças, o ganho é duplo: coloca-se à mesa comida fresca e completamente livre de agrotóxicos.

O próprio ato do cultivo ajuda a relaxar, já que ter uma pequena horta exige dedicação e paciência. Assim, forçar-se a desacelerar um pouco para cuidar das plantas garante uns minutinhos diários em contato com a natureza.

Se a rotina for agitada, dê preferência a espécies que requerem menos cuidados, como violetas, cactos e o hibisco. Ainda assim, vale a pena investir na ideia e embelezar a casa com diferentes flores e folhagens.

Aposte no estilo escandinavo

Minimalista, esse tipo de decoração contribui para garantir uma casa aconchegante, limpa e calma. A regra básica é investir em uma quantidade menor de objetos de decoração para não deixar o espaço saturado. Dessa forma, é mais fácil manter a residência organizada, sem muitos elementos competindo entre si e poluindo visualmente o local.

Cores neutras, a exemplo do bege, cinza e tons pastel, são responsáveis por acalmar o ambiente. Além do mais, o estilo escandinavo privilegia linhas retas e abusa do branco na decoração, bem como do uso de velas e de pisos de madeira. Vale lembrar que a tendência surgiu no final do século XX, em países do norte da Europa como Noruega, Suécia e Dinamarca.

Implemente o Feng Shui

Essa é uma poderosa ferramenta para alcançar a paz interior. A técnica oriental propaga a ideia de que o fluxo energético do lar é fundamental para conquistar uma vida saudável. Portanto, é necessário pensar na harmonia e no equilíbrio da casa na hora de organizar os espaços e atrair boas vibrações.

O Feng Shui traz muitas dicas de decoração. Algumas delas são:

  • insira fontes de água nos aposentos;
  • mantenha toalhas sobre a mesa de jantar;
  • abuse de cores que indicam fortuna, como laranja, lilás, vermelho e prata;
  • invista em símbolos de prosperidade, a exemplo de espelhos, cestas de frutas e flores;
  • utilize incensos para elevar a energia e facilitar a meditação;
  • certifique-se de desobstruir as portas. Objetos atrás delas ou trincas defeituosas trazem negatividade, segundo a filosofia oriental.

Use aromas e óleos essenciais

Óleos essenciais como o de lavanda ou de agulha de abeto acalmam. Quando inalados, equilibram mente, corpo e espírito e trazem boas vibrações. Para escolher qual fórmula colocar na casa, se informe sobre o aroma que agrada mais a família e observe as particularidades de cada um.

O alecrim, por exemplo, potencializa a concentração. O aloe vera é calmante, o ylang-ylang é afrodisíaco, o eucalipto purifica e refresca o ambiente. Para espalhar o aroma você pode fazer uso de difusores, queimadores e sprays. Eles são ótimos para substituir odorizadores químicos que costumam ser nocivos à saúde.

Cuide da iluminação

A luz natural alegra e dá uma sensação mais saudável ao ambiente. Por isso, abra as janelas sempre que possível. Apostar em cortinas ou persianas claras também deixa o local mais iluminado. Além de permitir maior alcance da luz natural em diferentes cômodos, a medida ajuda na circulação do ar, o que afeta diretamente a percepção sobre a casa.

Quanto aos elementos artificiais, luzes indiretas e não muito fortes são ideais para garantir o descanso. Também é aconselhável utilizar velas para criar um efeito intimista. Simbolicamente, elas representam transformação e purificação. Podem estar em pequenos vasinhos de plantas, garrafas, vidros, copos ou em fôrmas. Na cozinha, colocá-las dentro de raladores de metal gera um jogo de luz e sombra criativo.

Tenha um espaço zen

Que tal investir em um canto zen para relaxar na hora do estresse? O cérebro humano trabalha bem com rituais. Por isso, ter um local específico para acalmar facilita o processo. Com o tempo, o corpo já entende a liturgia que o cantinho demanda e entra no clima com mais naturalidade.

É importante colocar no espaço elementos que ajudem a acalmar, como tapetes confortáveis, velas, aromatizantes e música instrumental. O espaço precisa ser reservado e bem iluminado. Elementos verdes também são bem-vindos, bem como mandalas e filtros dos sonhos.

Invista em redes ou cadeiras de balanço

Muitas vezes, para alcançar a paz interior, basta tirar os pés do chão de uma maneira mais lúdica. Cadeiras de balanço ou redes auxiliam nisso, além de agregarem charme ao ambiente.

Esses objetos se adaptam a vários locais, como quarto, sala e área externa. Além disso, há ampla variedade de modelos e muitos permitem ser retirados do aposento sem grandes complicações, quando necessário.

As cadeiras podem ser de muitos materiais, dependendo da decoração da casa. Os mais comuns são a madeira, o ferro e o vime. Outro aliado que ajuda a relaxar e dá personalidade à moradia é o futon, almofada ou colchão oriental dobrável feito à base de algodão. Os modelos com cores fortes e estampas diferenciadas costumam se destacar e asseguram um charme extra ao local.

Como vimos, existem muitas maneiras de alcançar a paz interior por meio de uma decoração harmônica. Investindo em produtos adequados (como óleos essenciais, velas, redes) e organizando adequadamente os móveis, fica mais fácil conquistar o tão almejado equilíbrio e munir-se de energia positiva.

Quer ter acesso a outras dicas sobre o tema? Assine a nossa newsletter e não perca mais nenhuma novidade!