A sofisticação da decoração com tapetes

Quem consegue imaginar uma sala de estar ou um quarto sem tapete? Ou uma casa sem nenhuma peça sobre o piso? Muita gente considera que os tapetes servem apenas para proporcionar aconchego e conforto para os cômodos. No entanto, uma decoração com tapetes é capaz de proporcionar luxo e exclusividade ao design.

Os tapetes ajudam a demarcar o ambiente, dando uma sensação visual de maior organização e informando onde começa e termina uma área da casa. Isso é muito útil em casas com conceito aberto. Em lares amplos, ajudam a diminuir o lugar, dando uma sensação de completude. Em espaços pequenos, o modelo certo contribui para a ampliação visual e dá uma sensação mais agradável.

O fato é que uma casa sem tapete fica fria e com a sensação de estar faltando algo, mesmo que o piso seja de um material aconchegante, como madeira ou porcelanato de boa qualidade. Então, entender o papel deles e descobrir como agregar ainda mais valor a essa peça é uma boa forma de convencer a si próprio ou os clientes de que um bom produto é um investimento que valerá muito a pena. 

Formas de agregar valor à decoração com tapetes

Essas peças têm grande potencial para elevar a decoração de um cômodo a outro nível. Elas são capazes de se tornar um ponto focal importante e ditar a disposição dos móveis. Para valorizar a decoração com tapetes, optar por produtos personalizados, ou seja, feito especialmente para determinado espaço, é uma ótima ideia!

Ao escolher um item sob encomenda, você terá algo único e exclusivo. Isso não significa que seja preciso um modelo de fibras naturais e feito à mão ou artesanalmente. Hoje em dia, existem empresas que fabricam tapeçarias em material sintético, oferecendo um resultado muito sofisticado.

nylon, por exemplo, é um excelente material não só para residências, mas também para ambientes corporativos. Versátil e prático, ele é capaz de proporcionar classe e luxo. Entre as possibilidades, está o fio de nylon 6.6 da Antron que é antichamas, antiestático, antialérgico e tem alta durabilidade.

O toque é macio, existem diversas alturas de pelo, e o material possibilita inúmeras estampas e cores. Escolher um material de qualidade acrescenta sofisticação à decoração.

Outra dica é utilizar um modelo ousado. Casas com ambiente de móveis em cores neutras, algo bastante comum, podem receber um tapete totalmente colorido e diferente. Geométricos, desenhados, esculpidos, modernos — as possibilidades são muitas. Dessa forma, a tapeçaria se tornará o centro das atenções do local.

Para que um tapete ou carpete assuma mais do que apenas o seu papel principal, que é gerar conforto ao espaço, ele precisa ser considerado em todas as etapas do projeto. Entender que esse item é essencial e que ajudará a compor toda a decoração é o primeiro passo para atingir o objetivo de uma proposta de valor.

Vantagens da personalização de tapetes

Os tapetes personalizados oferecem muitas vantagens. Contratando empresas de confiança, você terá certeza sobre como o produto será entregue, o que possibilita utilizar o modelo, a cor e o formato que desejar.

Até mesmo a orientação da padronagem pode ser personalizada. Esse recurso é muito útil para os listrados, geométricos e desenhados porque, dependendo do cômodo, os desenhos ficam melhores em determinada direção.

O tamanho e o formato são outros adicionais. Nem sempre o mercado disponibiliza formatos e tamanhos suficientes. Ao personalizar, é possível ter o tamanho necessário. Para ousar, que tal um modelo redondo ou oval? Ou algo um pouco menor que o usual, mas com um desenho em que vale a pena a quebra de padrão?

Se você é do tipo que gosta de inovar, então personalizar é a melhor maneira de conseguir isso. É uma tendência no design a sobreposição de tapeçarias, mas elas precisam ter um ponto em comum, algo possível de conseguir na encomenda, combinando as cores.

Outro recurso é a disposição de várias peças, formando um L ou U. É uma forma inovadora de usar os tapetes, demarcando um espaço de maneira diferente, levando modernidade, sofisticação e informação de design para o ambiente. As possibilidades são infinitas, mas é sempre bom ficar atento ao conforto para caminhar.

Oferecer algo personalizável para o cliente é dar a ele a vantagem da escolha. Com os conselhos de um arquiteto ou design de interiores, o resultado pode ser surpreendente simplesmente por ter tido a liberdade de escolher uma cor e não outra ou um tamanho alguns centímetros maior ou menor.

Considerações ao encomendar

Para encomendar um tapete, é preciso confiar na empresa a ser contratada. O ideal é que ela tenha bastante tempo no mercado, seja especialista no produto e invista constantemente nos melhores materiais e maquinário para a confecção das peças.

Procure saber quais são as possibilidades de personalização que a empresa oferece porque, se elas forem grandes, significa que você está lidando com uma organização séria e que valoriza esse tipo de trabalho. Observe, também, as coleções existentes, procure depoimentos de outros clientes e saiba se a empresa está atualizada nas tendências em tapetes e carpetes.

Atenção especial ao material. Existem muitas variações para os tapetes de fibra sintética, mas busque oferecer o melhor resultado para o seu cliente porque eles precisam resistir ao tempo, ser práticos e sofisticados. Nesse caso, o nylon 6.6 da Antron dispõe de todos esses benefícios.

Por fim, no caso de carpetes, verifique como será feita a instalação. É necessário que a empresa tenha uma equipe altamente especializada para um resultado de qualidade, que fique bem no projeto e agrade ao cliente.

Quando considera que o tapete é mais que um objeto de conforto e aconchego na casa, você passa a entender o papel dele como peça decorativa. Um ambiente com um bom tapete tem acabamento melhor e provoca uma reação positiva aos olhos.

A Santa Mônica Tapetes e Carpetes é especialista em tapetes sob encomenda. Com técnicas inovadoras de produção, equipe especializada e antenada nas tendências, oferece produtos de qualidade reconhecida há mais de 40 anos. Os produtos são feitos de maneira semiartesanal, em nylon 6.6 da Antron, atendendo a todo o Brasil. Entre em contato conosco e saiba mais sobre a personalização e decoração com tapetes.

Foto do projeto de Flavia Manhães