Ambiente open space traz modernidade e bem-estar para as famílias

Adotar o ambiente open space em casa é tendência para garantir mais espaço e aconchego. Com a prática, é possível integrar cozinha, sala de jantar e outros lugares, de maneira a abdicar do uso de paredes e privilegiar outros elementos para dividir os espaços.

O ambiente open space garante alguns benefícios ao lar, como maior integração de ambientes internos e externos, aumento da percepção espacial e maior interação entre os lugares. Além disso, é perfeito para assegurar o bem-estar da família e trazer modernidade à decoração.

Quer entender melhor quais são os benefícios que o ambiente open space pode trazer para o seu lar e aprender algumas dicas de como aplicá-lo em casa? Veja a seguir as informações que preparamos para você sobre o tema!

Quais são os benefícios do ambiente open space?

O ambiente open space é um espaço aberto que tem o menor número possível de paredes e divisórias. Normalmente, costuma-se investir na integração de sala de jantar, de estar e cozinha, mas é possível ousar e integrar todos os aposentos da casa, a exemplo dos lofts nova-iorquinos.

O estilo, tradicional em empresas, é também tendência em ambientes domésticos, já que garante vários benefícios às residências. Confira alguns deles a seguir!

Integração de ambientes 

Esse tipo de design permite a total personalização dos espaços da casa. Com a ideia, é possível planejar todos os lugares de acordo com as suas aspirações e segundo o dia a dia da família, de maneira a conquistar a maior integração e funcionalidade dos aposentos. Assim, você pode pedir ao arquiteto para planejar uma cozinha mais espaçosa, por exemplo, ou investir em uma varanda gourmet próxima à sala de estar.

Aumento da percepção espacial

O open space combina tanto com casas amplas quanto com locais pequenos. A ausência de divisórias aumenta a noção de espaço, pois os lugares parecem maiores visualmente. Assim, se a casa ou o apartamento for grande, é possível valorizar ainda mais as metragens.

Caso a residência seja pequena, essa é uma forma sofisticada de melhorar a funcionalidade do espaço. Nesse caso, vale associar a ideia à utilização de cores claras nas paredes, o que aumenta ainda mais a percepção espacial. Para completar, a iluminação natural é otimizada com a medida. Isso porque janelas grandes, que iluminariam apenas um aposento, passam a lançar luz sobre vários lugares da casa.

Maior interatividade entre os locais

O estilo é ideal para quem gosta de receber visitas em casa. Com a amplitude física e visual resultante do open space, o lugar fica mais intimista e aconchegante, já que pessoas podem conversar entre si a partir de ambientes diferentes. Assim, o anfitrião consegue dialogar com os convidados enquanto prepara o jantar, por exemplo. 

Dessa forma, ao mesmo tempo em que o dono da casa está na cozinha, os visitantes podem permanecer na sala sentados confortavelmente ou desfrutando de alguma bebida. Essa maior integração pode também ser aplicada em outros lugares. Por isso, o open space é ideal para aumentar a socialização entre o anfitrião e os visitantes.

Como aplicar o ambiente open space em casa?

Para aplicar o estilo na residência, é possível contar com elementos diversos — como móveis, revestimentos, cores e tapetes — para dividir os espaços sem utilizar paredes ou divisórias. Como esses elementos vão ser vistos a partir de vários pontos da casa, a atenção na escolha deles deve ser redobrada.

Afinal de contas, eles também ajudam a preencher o espaço, que fica visualmente maior por causa da ausência de divisórias. Acompanhe algumas dicas sobre eles!

Mobília

Em relação aos móveis, o ideal é que conversem com a proposta de cada espaço, mas que consigam dialogar com todo o conjunto. Eles também podem ser utilizados para trazer alguma separação aos cômodos. Pode-se, por exemplo, usar o guarda-roupas do quarto para dividir o local da sala.

Se bem aplicada, a medida consegue ser orgânica e ousada. Painéis, cortinas e biombos também são muito utilizados nesse tipo de decoração. Lembre-se de que móveis usados para separar lugares precisam ter bom acabamento em todos os lados, e não apenas na frente.

Tapetes 

Os tapetes ajudam a delimitar o espaço mesmo em ambientes que tenham pisos iguais. Além de serem peças muito sofisticadas, podem promover a harmonia no open space ao mesmo tempo em que dividem os locais. Assim, vale a pena investir em um produto de qualidade na hora de decorar a residência que tenha esse tipo de proposta.

O tapete também pode, junto a outros elementos como almofadas e mantas, servir para iluminar pontos da casa em decorações que usam de cores ou revestimentos mais sóbrios.

Cores e revestimentos

Para separar os espaços, pode-se investir em pisos diferentes, principalmente entre lugares com demandas bastante distintas, como a cozinha e a sala. Assim, é preciso pesquisar por pisos que sejam compatíveis com o uso de cada lugar. A cozinha, por exemplo, requer revestimentos de fácil higienização.

A uniformização do acabamento ou das cores das paredes, entretanto, ajuda a criar a ideia de amplitude e continuidade. Por isso, essa é uma boa tática se a intenção é alongar os espaços.

Por que o ambiente open space traz modernidade e bem-estar?

Além de aumentar a sociabilidade entre o anfitrião e os visitantes, o open space pode melhorar o convívio e o diálogo entre os familiares. O estilo permite, por exemplo, que os pais fiquem em algum outro lugar ao mesmo tempo em que consigam monitorar o que os filhos fazem. 

A proposta é, ainda, sinônimo de modernidade, já que é um clássico da decoração contemporânea e tem referência nos lofts nova-iorquinos. Vale lembrar que as primeiras plantas abertas surgiram exatamente em requintados projetos implantados na Big Apple. A opção transmite fluidez, leveza e maior integração.

Viu só como investir no ambiente open space pode trazer vários benefícios de decoração para a sua casa? Com a tendência, é possível conjugar ambientes, aproveitar a luz natural, aumentar a percepção espacial e melhorar o relacionamento entre as pessoas que utilizam os vários lugares do lar.

Além disso, esse é um estilo moderno e ousado que é referência na decoração contemporânea. Gostou da dica? Então, curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma outra novidade!