Aprenda como limpar corretamente tapetes de nylon e evitar alergias

Os tapetes são peças essenciais para trazer elegância e conforto ao ambiente, seja ele residencial ou corporativo. Inclusive, a aplicação desse elemento em seu projeto é excelente para a saúde, uma vez que no piso frio toda a poeira fica circulando pelo ar, enquanto no tapete o pó é depositado entre as fibras, facilitando a aspiração. Por isso, é fundamental entender como limpar tapetes para garantir a saúde e o conforto de toda a família.

A poeira acumulada nos objetos pode potencializar alergias, como a rinite, que afeta 30% dos adultos e 26% das crianças no Brasil. Além da poeira acumulada, os tapetes também podem concentrar manchas ao longo do tempo de uso, o que acaba afetando a estética do cômodo, principalmente se a peça tiver uma tonalidade clara.

Portanto, manter a limpeza dos tapetes em dia é muito importante tanto para a saúde como para preservar o visual agradável em seu projeto decorativo. Engana-se quem pensa que para higienizá-los precisa usar produtos químicos e fazer muito esforço.

Neste post, você vai descobrir maneiras simples e rápidas para eliminar as sujeiras acumuladas do dia a dia. Vamos conhecer?

Quais os produtos adequados para fazer a limpeza?

Embora os tapetes de nylon sejam duráveis e resistentes, muitas pessoas tentam tirar manchas e odores por meio dos produtos abrasivos. Esse método é inadequado e a chance de danificar a peça e ainda impregnar mais sujeira nas fibras é bem maior.

Para fazer uma limpeza básica, utilize produtos caseiros, como soluções a base de detergente líquido, sabão, bicarbonato de sódio e o vinagre que, em especial, é um dos produtos mais utilizados para esse tipo de limpeza, porque além de remover todas as sujeiras, também dá brilho e maciez para as peças.

Como fazer uma lavagem a seco?

Se você já lavou um tapete, sabe como esse processo é demorado, não é verdade? Inclusive, a secagem é uma preocupação extra, considerando que se houver qualquer umidade, provavelmente mofará e será necessária uma nova higienização.

Embora existam maneiras de realizar esse tipo de limpeza em casa, é essencial procurar por uma empresa a qual possa fazer esse serviço por você. 

Como remover manchas do tapete?

Manchas em tapetes são inevitáveis, por isso entender como removê-las de maneira eficaz é importante para não danificar a peça. Desse modo, antes de partir para os produtos específicos, é viável utilizar uma fórmula caseira.

Crie uma solução de um litro de água para uma colher de sopa de detergente líquido e vinagre branco. Agite bastante até que forme espuma e passe a mistura com uma escova macia sobre a mancha com movimentos circulares. Deixe agir por alguns minutos. Termine esfregando levemente o local com um pano limpo e úmido. Caso não consiga resolver, contrate uma empresa especializada para tentar amenizar a mancha da melhor maneira possível.

Essa solução caseira auxilia na eliminação de certos tipos de mancha, como chocolate, doces, frutas, manteiga, polidor, sangue, refrigerante, urina, vinho e vômito. No caso de outras manchas, como as de gordura e óleo, são possíveis de serem retiradas utilizando álcool, solução de água com sabão e enxugando o local com tecido absorvente.

Uma dica é fazer uma limpeza completa em todos os tapetes do ambiente a cada semestre e trocá-los de lugar para que sejam menos desgastados por conta da utilização frequente.

Como aspirar tapetes delicados?

Os tapetes felpudos são lindos e estão entre as grandes tendências nos projetos de decoração. Eles acrescentam textura ao cômodo, deixando-o muito aconchegante e sofisticado.

Contudo, eles também acumulam muita sujeira e exigem manutenção frequente para que estejam sempre limpos e livres de micro-organismos. Mas não se assuste achando que vai estragar o seu aspirador de pó. Isso é mais simples do que parece!

Para a manutenção diária, posicione um tecido arejado sobre o tapete — um lençol de algodão leve, por exemplo. Então, aspire o tapete com o material protetor por cima dele, dessa maneira, a poeira será eliminada e filtrada pelo tecido de algodão e as fibras do tapete não serão danificadas pela sucção do aspirador de pó.

Como eliminar odores dos tapetes?

Quem tem tapete em casa ou no escritório já deve ter percebido que, ao longo do tempo, ele começa a exalar um cheiro pouco agradável. O acúmulo de sujeira, resíduos e a própria poluição das grandes cidades acaba deixando um odor impregnado e, mesmo que você limpe, o cheiro continua.

Inclusive, se você tem animal de estimação que circula dentro de casa, o odor pode ficar ainda mais forte. No entanto, você não precisa colocar o seu animalzinho para fora de casa, porque esse problema é bem simples de resolver.

Uma sugestão é borrifar talco suave sobre todo o tapete, deixando-o agir por 24 horas. Para retirá-lo, é só aspirar todo o produto da peça. Claro, lembrando de colocar um tecido de algodão leve sobre o elemento para não danificar suas fibras.

Você viu como a manutenção desse tipo de produto pode ser simples, prática e feita por você mesmo? Uma sugestão importante é não deixar que a sujeira acumule por muito tempo. Para fazer a limpeza diária, o ideal é varrer, com vassoura de cerdas macias, os tapetes na direção inversa de suas fibras. Isso ajuda a levantar os pelos e obter uma higienização profunda, mantendo a sua maciez e beleza.

Além disso, procure limpar as manchas assim que o incidente acontecer. Com a marca ainda fresca ficará bem mais fácil de retirar e a sua decoração continuará impecável. E lembre-se: é recomendado que todo ano seja realizada uma limpeza e higienização dos tapetes com uma empresa especializada para manter a qualidade do produto e a saúde da família.

Agora que você está mais preparado e já entende como limpar tapetes de nylon, conheça todas as opções que oferecemos e veja a que mais combina com o seu projeto residencial ou corporativo. É simples, é só entrar em contato conosco!