Atividades para a semana da criança: como aproveitar em família

Outubro é o mês dos pequenos! Que tal começar a planejar as atividades para a semana da criança? Com a vida corrida, é importante que as famílias se programem e passem um tempo de qualidade juntos a seus filhos — interação e diversão devem ser as palavras de ordem.

Mas ninguém precisa ir muito longe para curtir esse momento. Você pode pensar em jogos, brincadeiras e teatro de fantoches para fazer no conforto da sua casa. Se quiser respirar ar puro, a dica é preparar um delicioso piquenique ou andar de bicicleta no parque mais próximo.

Quer algumas ideias para aproveitar a semana das crianças e ficar mais próximo de seus filhos? Confira nossas sugestões a seguir!

Brincadeiras

Imaginação é o que não falta aos pequenos. Então, quando for planejar as atividades para a semana da criança, não deixe de incluir algumas brincadeiras.

Brincar é sinônimo de diversão, mas também uma forma que seu filho tem de explorar a criatividade e descobrir o mundo. Por isso, deixe o celular bem longe e volte suas atenções para esse momento com a criança. Quer algumas ideias? Vamos lá!

Acampamento

Que tal montar uma barraca de acampamento com lençóis, cadeiras e almofadas? Proponha essa brincadeira à noite, apague as luzes e use lanternas! Quem tiver barracas de camping pode ir além e montar um acampamento de verdade no gramado de casa.

Telefone sem fio

A velha brincadeira do telefone sem fio ainda faz sucesso. Organize os membros da família sentados lado a lado. Em seguida, uma mensagem deve ser passada diretamente do ouvido de um para outro, sendo que o último precisa adivinhar o que foi dito.

Esconde-esconde

Vamos colocar as crianças para procurar por esconderijos secretos? Conte até 10 e brinque de esconde-esconde com seus filhos, dentro de casa ou na área externa. Vai ser pura diversão!

Caça ao tesouro

Falando em esconder, você pode propor também a brincadeira de caça ao tesouro. Esconda um objeto e vá deixando pistas pela casa, para que as crianças tentem descobrir onde ele está.

Dança das cadeiras

Para os pequenos que não conseguem ficar parados, a dica é propor essa divertida brincadeira. Eles correm em volta das cadeiras e, quando a música para, precisam sentar. Como há mais cadeiras do que crianças, quem não consegue sentar a tempo vai saindo do jogo a cada rodada.

Teatro de fantoches

Vamos explorar a ludicidade dos pequenos com histórias e fantoches? A sugestão é preparar um pequeno palco com uma moldura de papelão e tecidos que imitem as cortinas dos teatros. Os fantoches podem ser bonecos prontos ou customizados com meias.

Crie dois momentos de diversão: no primeiro, são os pais quem inventam uma história para os filhos; no segundo, os papéis se invertem.

Jogos

As opções de atividades para a semana das crianças que atendem a diferentes faixas etárias são os jogos. Toda família sempre tem guardado um jogo de tabuleiro, não é mesmo? Trata-se de ótimas alternativas para o entretenimento e o aprendizado da criançada.

Alguns são de perguntas e respostas, já outros testam sua criatividade ou estratégia. Seja qual for a modalidade, uma coisa é certa — será um momento de descontração e união. Aproveite e chame os primos para a brincadeira ficar completa!

Atividades do tipo “faça você mesmo”

Agora quem manda é a criatividade, combinado? Então, que tal propor atividades para a semana da criança do tipo "faça você mesmo"? Você vai precisar de papelão, cola, pedaços de papel coloridos, tintas e o que mais tiver em casa para criar.

É possível confeccionar quadros, cartões ou, até mesmo, trenzinhos de sucata, utilizando caixas de leite ou suco, botões e outros materiais. Faça o que vier à mente!

Partindo dessa mesma ideia, vocês podem colocar a mão na massa e ir para a cozinha. Pais e filhos terão a chance de preparar, juntos, um delicioso bolo de chocolate para o café da tarde.

Piquenique

Sabe aquele bolo delicioso que acabamos de sugerir? Pois bem: ele pode ir para a cesta e fazer parte do piquenique em família. Separe uma toalha xadrez, sucos, pratinhos, talheres, copos, sanduíches e frutas para aproveitar uma tarde com as crianças!

A dica é preparar um cardápio com itens saudáveis, até para estimular a boa alimentação entre os pequenos, e não usar materiais descartáveis, evitando gerar muito lixo. O momento ao ar livre é propício também para jogos e brincadeiras. Então, não se esqueça de levar uma bola.

Cineminha em casa

Uma boa dica para passar bons momentos com os filhos é fazer um cineminha em casa. Escolha desenhos animados ou filmes que façam sucesso com as crianças, espalhe almofadas pelo tapete e não deixe faltar a pipoca.

A sugestão é valiosa principalmente se o dia estiver chuvoso e vocês não tiverem muitas opções de passeio ao ar livre. Quem preferir pode reunir a turminha e ir ao cinema "de verdade" mesmo. As crianças adoram!

“Contação” de histórias

Se você quer que seu filho tenha interesse pela leitura, precisa incentivar o gosto pelos livros ainda na infância. As histórias transportam a criançada para um mundo de fantasias, despertando a imaginação.

Por isso, arrume um cantinho aconchegante em casa e leia para o seu filho. Vá apontando as figuras e mude a entonação de voz nas falas dos personagens, para dar mais vida ao enredo. Ao final, você pode pedir para a criança contar a versão dela sobre a obra lida.

Esportes

Por que não aproveitar a semana da criança para se exercitar? Chame seus filhos para praticar algum esporte, seja na área externa da casa, na quadra do condomínio, no clube ou no parque. Vocês podem jogar futebol, basquete ou, até mesmo, dar uma volta de bicicleta. Além de movimentar o corpo, a atividade vai aproximar a família e incentivar hábitos saudáveis.

Enfim, ideias não faltam para você se programar e preparar atividades para a semana da criança. Com a criatividade e ajuda dos pequenos, é possível ter momentos de muita descontração sem precisar viajar ou fazer um grande passeio. O importante é estarem próximos e se divertirem!

Já que estamos falando de bons momentos, veja 10 dicas para aproveitar melhor o tempo em família sem sair de casa!