Bar em casa: veja como trazer conforto e charme ao seu projeto

Tradicionalmente, o bar em casa carrega o apelo particular de ser um cantinho de repouso dos proprietários. Só que uma tendência interessante tem agregado mais versatilidade ao ambiente — podendo se tornar o ponto de encontro de um grupo de amigos ou familiares.

Ao menos, é o que podemos concluir do estudo realizado pela GFK, que informa que 36% dos entrevistados no país preferem o happy hour caseiro às noitadas pela cidade. E, convenhamos, receber convidados equilibra perfeitamente os pilares de um bom encontro: conforto, praticidade e diversão.

Todos esses argumentos podem fazer toda a diferença em seus futuros projetos, na hora de apresentar aos seus clientes as vantagens de dedicar parte da casa ou do apartamento a um espaço desse tipo.

Confira, a seguir, os benefícios de ter um bar em casa e algumas dicas sobre como montar um espaço charmoso e convidativo!

Os benefícios de se ter um bar em casa

Discreto ou extravagante, esse caprichoso local acumula muito mais do que algumas garrafas e taças em seu interior. Para apresentar essa ideia aos seus clientes, saiba quais outros benefícios podem ser associados à implementação desse tipo de ambiente:

Mais conforto e liberdade para os convidados

Sentir-se em casa é uma maravilha, e um bom anfitrião consegue transmitir isso claramente aos convidados. Com um barzinho sempre a postos, as pessoas vão ter mais liberdade para se servirem e desfrutar de um happy hour mais intimista e confortável.

Segurança para todos

As reuniões caseiras garantem que todos relaxem e desfrutem de bons momentos em ótima companhia, e sem a necessidade de tantos deslocamentos. Isso confere mais segurança, sem dúvidas — e conveniência para que o encontro dure até altas horas.

Liberdade criativa

O anfitrião pode mostrar-se versátil e arrojado não apenas no estilo decorativo do seu bar em casa, mas na criatividade em propor happy hours temáticos ou mesmo inventar e reinventar novas receitas de drinques e petiscos.

Mais requinte à decoração

Arquitetos e urbanistas podem trazer, de suas viagens culturais, inspirações múltiplas para compor um bar em casa para os seus clientes.

Afinal de contas, esse espaço é muito democrático e combina bem com diferentes estilos de decoração. Sem falar que eles são facilmente acomodados em qualquer local — de apartamentos pequenos às residências mais espaçosas.

Bom para relaxar

Se o dia não pede muito agito nem dezenas de convidados, o bar em casa é excelente para se tornar, como mencionamos no início do artigo, uma área privada e de repouso.

Assim, o seu cliente pode chegar ao lar, após um dia estressante, preparar um drinque e dedicar alguns minutos de paz e contemplação.

As dicas para idealizar um bar em casa

Assim que o seu público-alvo estiver convencido de que necessita de um ambiente desses, é hora de considerar algumas questões relevantes para a sua composição. Para isso, separamos algumas inspirações:

  • considere sempre o fluxo de pessoas ao redor ou no interior do bar;
  • a iluminação pode ser valorizada naturalmente ou agregar um aconchego intimista por meio de luminárias e outras fontes indiretas de luz;
  • por mais que exista a tentação de criar uma área confortável, transitável e atraente, evite dedicar espaço demais ao bar em casa e, assim, sobrecarregar o cômodo onde ele se encontra;
  • também tenha atenção ao fato de que o bar não pode ficar isolado demais ou muito escondido. É um diferencial na decoração e deve estar devidamente equilibrado no ambiente.

Outro diferencial do bar em casa é que, além de receber facilmente diferentes estilos de decoração, suas características são bem-vindas em diferentes áreas de uma casa ou apartamento, como a área gourmet ou a varanda do apartamento, as salas de estar ou jantar e, até mesmo, a cozinha, quando há espaço disponível para a sua execução.

Os móveis e acessórios para compor o espaço

Assim que definido o cômodo onde esse confortável ambiente vai ser idealizado, o mobiliário deve passar pelas suas considerações, bem como os acessórios do bar.

Sobre a questão de conforto e estilo, as nossas dicas são os balcões de madeira ou pedra, alguns armários, nichos e/ou prateleiras e também gavetas para a organização dos utensílios.

Locais com menos espaço podem ser agraciados com o uso estratégico de aparadores, bandejas personalizadas ou mesmo prateleiras que ajudam a compor um bar vertical.

Agora, sobre os utensílios, anote alguns itens essenciais para dar um toque especial à decoração:

  • copos e taças (atenção ao tipo de bebida favorito de cada cliente);
  • coqueteleira;
  • saca-rolhas;
  • balde de gelo;
  • dosador;
  • pinça para gelo;
  • abridor multiuso;
  • cortador de lacre;
  • canudos;
  • utensílios para o preparo de drinques, como colheres e facas, ou mesmo alguns mexedores.

Além, é claro, das bebidas. Mais uma vez, descubra quais são os gostos do seu cliente e proponha um bar em casa completo para que ele usufrua tanto sozinho quanto em companhia.

Idealmente, calcula-se uma média de uma ou duas garrafas por tipo de bebida. Dessa maneira, algumas combinações são pensadas para gerar variedade, ao cardápio caseiro, mas sem excessos.

A decoração do bar em casa

Por fim, selecionamos alguns pontos-chave que vão gerar boas ideias e inspirações para que você desenhe um projeto personalizado e de alto nível:

Estilo

Mesmo os bares mais discretos devem despontar com um ar de personalidade. Com isso, é importante pensar no que vai encantar o seu cliente, como um estilo rústico ou:

  • pubs;
  • bares irlandeses;
  • botecos cariocas, paulistas ou mineiros.

Ainda nesse quesito, busque ambientar o local como  a inspiração sugere. Um exemplo é o uso de tapetes que, nos bares ingleses e irlandeses — como citado acima — agregam conforto, estilo e funcionalidade à decoração.

Cores

A cor influencia muito a decoração, e você deve saber muito bem disso. Só que, no bar em casa, os tons escolhidos vão também impactar bastante as sensações de quem estiver no ambiente.

Por isso, atente-se para o fato de que o bar, caso seja um local de passagem rápida, apenas para servir-se, pode ter cores quentes em sua decoração. Agora, se a ideia é criar um clima de permanência, cores sóbrias ou frias permitem a valorização desse clima elegante e de conforto.

Itens de decoração

Independentemente do porte do bar caseiro, a mescla entre funcionalidade e estilo deve ser pontual. Na decoração do bar em casa, isso pode vir de diferentes maneiras, como:

  • adesivos decorativos, que esbanjam personalidade e dispõem de estampas variadas para criar impacto na decoração;
  • luminárias e pendentes, lembrando que a amplitude de modelos deve ser considerada para agregar ao bar mais identidade;
  • luminosos são característicos de muitos bares. Explorar isso pode vir tanto na inspiração de bares norte-americanos como em soluções mais práticas, como a fita LED;
  • placas e quadros decorativos combinam com a decoração do bar em casa. Varie os temas e tamanhos para compor uma harmonia agradável;
  • os tapetes, como apontamos acima, são versáteis e podem ser as peças diferenciadas para combinar ou contrastar com as outras cores do local.

E atenção à altura da bancada. Em geral, quem usa banquetas altas mantém a bancada a uma altura de 110 cm. Balcões baixos, por sua vez, ficam a 75 cm de altura, aproximadamente.

Vale destacar, por fim, que o bar em casa tem que ter “a cara” dos clientes. Que eles, acima de tudo, sintam-se plenamente à vontade nesse ambiente — por mais que a intenção também seja receber convidados e organizar happy hours caseiros.

Assim, caso você queira aprofundar ainda mais algumas ideias para montar esse tipo de espaço em casas e apartamentos, confira também nosso artigo com 8 tendências para explorar a decoração moderna nos seus projetos!