Como conciliar a estética da decoração com o bem-estar das crianças?

A decoração da casa garante estética e bem-estar para você e sua família. É ela que transmite um pouco da personalidade dos moradores e ajuda a proporcionar momentos de descanso e lazer.

Os lares com crianças devem considerar os elementos decorativos com atenção. Assim se garante o bem-estar de todos.

Para que você possa ter uma casa confortável, bonita e adequada ao desenvolvimento dos seus filhos, separamos algumas dicas de decoração e organização especiais para quem tem um lar com crianças. Confira!

Escolha as cores certas

Você sabia que as cores dos ambientes influenciam no humor? Pois é, se para os adultos elas têm um efeito grande, nos pequenos será maior ainda, já que eles são mais sensíveis. Por isso, na hora de decorar, você deve escolher as cores certas para garantir estética e bem-estar, levando em conta a personalidade da criança.

Os tons mais quentes, como laranja, vermelho e amarelo, transmitem mais energia e alegria. No entanto, devem ser usados com cautela, pois pode ficar cansativo. Pessoas mais quietas e introspectivas tendem a se sentir melhor com as cores quentes, mas é melhor deixá-las nos objetos e brinquedos, pois a cor quente em excesso torna-se estressante.

Já as cores frias, como verde, azul e rosa-claro, funcionam melhor para o quarto, principalmente para os pequenos mais agitados. Os tons ajudam a acalmar e relaxar. O ideal é equilibrar com alguns objetos coloridos para trazer vivacidade para o cômodo.

Preto, cinza-escuro e marrom são cores mais sóbrias, que ficam bem na sua sala ou escritório, por exemplo. O ideal é combiná-las com branco, bege, off white ou uma cor quente. Assim, a casa terá alegria, sofisticação e trará bem-estar para você e seus filhos.

Faça uma decoração montessoriana

Para incentivar o desenvolvimento e o aprendizado da criança, a decoração montessoriana é ideal. Ela é um método que prioriza a autoeducação, com objetos e móveis posicionados na altura dos olhos dos seus filhos. Assim, eles poderão interagir com o espaço todo, aprender e se desenvolver à medida que exploram o ambiente.

Para fazer, escolha camas mais baixas ou colchão no chão, para que a criança possa se levantar e deitar quando quiser. Os brinquedos devem sempre estar dispostos em móveis e estantes baixas para a criança pegar. Posicione também um espelho para que ela possa se olhar e se conhecer. Uma barra fixada na parede ajuda os bebês que estão aprendendo a andar.

Nesse modelo de decoração, os pequenos devem ter autonomia para escolher as próprias roupas. Assim, deixe à disposição, em uma parte mais baixa do guarda-roupa, algumas peças para que eles optem por aquela que desejar. Utilize também um bom tapete para proporcionar experiências sensoriais para os bebês e delimitar o espaço de brincadeiras das crianças maiores.

A decoração montessoriana é ideal para o quarto e, no restante da casa, não há necessidade de aplicá-la, mas os móveis e objetos destinados à criança devem ter tamanho e altura ideais para ela.

Garanta a segurança

Uma casa bonita deve também ser muito segura para as crianças. Para isso, escolha mobília e objetos com quinas arredondadas. Os móveis feitos sob medida são ideais, pois se adéquam ao espaço e podem ser feitos sem os cantos pontudos. Outra vantagem é a estabilidade, que evita que eles tombem.

Para os quadros e porta-retratos, escolha sempre os feitos de acrílico, e não de vidro. O espelho deve ser colado em placas de MDF antes de ser fixo na parede. Assim, se ele quebrar, não haverá cacos pelo chão, pois ficarão colados na placa. 

Para fixar objetos na parede, prefira usar fita dupla face, e não pregos. Sempre esconda as tomadas e evite usar textura nas paredes, pois as crianças podem se arranhar.

Tapetes e carpetes também ajudam na segurança. As crianças se sentem mais seguras para caminhar e, caso caiam, o carpete amortece um pouco a queda. Além disso, se algum objeto quebrável cair sobre o carpete pode ser que ele fique inteiro ou quebre em menos pedaços, protegendo a criança. 

Outro elemento fundamental em apartamentos são as redes nas janelas. Apesar de não serem tão bonitas, garantem a segurança com efetividade. Escolha os modelos de cor escura, como marrom ou preto, pois elas ficam mais bonitas visualmente durante o dia, e à noite são praticamente imperceptíveis.

Crie espaços para brincar

Criar espaços específicos para brincar é uma excelente forma de garantir estética na decoração e o bem-estar de todos. Com ambientes que incentivem as brincadeiras, o seu filho vai se desenvolver e a sua casa ficará mais organizada.

Para isso, deixe os ambientes com mais espaços livres e use tapetes e carpetes no chão. Para escolher essa peça, prefira os modelos de nylon, que são duráveis, fáceis de limpar e muito bonitos. O fio de nylon Antron 6.6 é também antichamas, antialérgico e antiestático. 

Futons, pufes e almofadas também devem estar à disposição para as crianças e adultos se sentarem. Se o seu filho gosta de desenhar, uma boa ideia é pintar uma parede com tinta lousa ou ter um grande quadro branco.

Ensine sobre organização

Crianças na casa podem significar brinquedos espalhados e objetos por todo lugar. No entanto, ensinar sobre organização é fundamental para ter uma decoração bonita e adequada para os pequenos. Utilize caixas ou baús organizados nos cômodos em que o seu filho mais gosta de brincar, para que ele guarde os brinquedos quando não estiver usando.

Conforme as caixas forem ficando cheias, você mesmo consegue levá-las para o quarto e guardar tudo no devido lugar e ainda chamar o filho para ajudar. As vantagens das caixas são a facilidade e a variedade de modelos e formatos disponíveis, que fazem delas bons objetos de decoração.

Ilumine os ambientes

A iluminação natural é muito importante para a decoração. Ela traz mais vida aos ambientes, faz bem para as crianças e ajuda a economizar energia elétrica. Janelas grandes e cortinas claras podem ser o toque final na estética da sua casa. Priorize a luz natural durante o dia e, para a noite, invista em um bom projeto luminotécnico. Ambientes escuros não fazem bem para nenhum morador.

A iluminação também ajuda a deixar o ambiente mais aconchegante ou mais ativo. Para o quarto, prefira as luzes brancas quentes, que são mais amareladas e transmitem sensação de conforto e relaxamento, ideal para a noite. Use as lâmpadas de cor branca frias nos ambientes que não têm necessidade de um sentimento de aconchego, como a cozinha e o escritório, por exemplo.

A decoração da casa é elemento importante para tornar seu lar muito mais agradável. No caso das crianças, é necessário seguir alguns cuidados com a segurança e criar espaços propícios ao desenvolvimento e aprendizado delas. Por isso, não economize no cuidado e faça o possível para que a casa consiga reunir estética e bem-estar na decoração.

Gostou destas dicas e quer mais ideias para a decoração da sua casa? Então, siga as nossas redes sociais e receba ainda mais conteúdos como este. Estamos no FacebookInstagramLinkedInPinterest YouTube

 

Foto Projeto de Prado, Zogbi e Tobar.