Como escolher o tapete da sala e harmonizá-lo com o ambiente

Entender quais são os melhores tipos de tapete para a sala é fundamental para um projeto de decoração, pois há muitas decisões a serem tomadas: o estilo do elemento, tipo de fibra, padrão de estampa, qualidade e cor. Afinal, mais do que um elemento decorativo, os tapetes têm potencial para agregar sofisticação, requinte e conforto para todos os moradores.

Existem inúmeros modelos no mercado e, para ajudar como escolher o tapete da sala, separamos algumas dicas fundamentais. Também tratamos do nylon 6.6 da Antron, que tem potencial para agregar qualidade, design e fácil manutenção para o cômodo. Confira!

Como escolher o tapete ideal para sala

Se a intenção é incrementar a decoração de um ambiente, o tapete é a melhor alternativa. Essa peça deixa o espaço mais confortável, levando mais alegria e personalidade ao cômodo no qual é aplicado.

Além disso, com o surgimento das salas integradas, é possível utilizar mais de um tipo de tapete no mesmo espaço. Lembrando que nessas situações é imprescindível preferir peças com tonalidades semelhantes ou que, pelo menos, combinem entre si. Desse modo, você criará uma harmonia cromática no ambiente. Inclusive, alguns pontos são essenciais para escolher entre os melhores tipos de tapete para a sala.

Entenda a importância do tapete

Os tapetes são um dos itens mais importantes em um projeto de decoração, dado que têm o poder de deixar a sua sala mais sofisticada, aconchegante e dão o toque final. Por exemplo, em um ambiente monocromático, a aplicação de um tapete colorido quebra a neutralidade e traz um aspecto mais vivo ao cômodo.

Em especial, os tapetes produzidos em nylon Antron 6.6 recebem um tratamento resistente, fazendo com que a tapeçaria pareça nova por mais tempo. Esse fator colabora com uma vida útil maior, podendo durar até 75% mais em comparação com outros modelos.

Contudo, é bom saber que a principal função dos tapetes é o conforto, tanto físico como visual. São ótimas peças para integrar os móveis aplicados ao seu projeto. Em salas amplas, os tapetes também têm o propósito de dividir ambientes, delimitando o espaço da sala de estar e mesa de jantar.

Analise a dimensão da sala

Antes de tudo, verificar o tamanho do cômodo é indispensável para observar como a peça se encaixa no espaço. Geralmente, o tapete é posicionado na parte central da sala, por essa razão, procure sempre um tamanho maior para que fique posicionado embaixo do sofá, evitando acidentes.

Essa dica também é válida no caso de outros itens, como mesa lateral, abajur com pé, poltronas e vasos. Isso porque quando um móvel é deixado diretamente no piso, parece que não faz parte da composição. Como não existe uma regra sobre deixar todos os elementos completamente sobre o tapete, é viável mantê-los 30 centímetros abaixo de alguns móveis, como sofás e poltronas.

Uma boa forma de visualizar a composição é fazer um projeto em 3D. Dessa maneira, você poderá optar pelo melhor tamanho. Além disso, tirar as medidas da sala também ajuda na escolha da tonalidade e espessura do tapete, já que esses dois fatores influenciam na hora de ampliar ou deixar o ambiente mais aconchegante.

Certifique-se de obter o tamanho certo

O tamanho do tapete é sempre um dilema. Como escolher o tamanho certo? Primeiramente, é necessário pensar que toda a mobília deve estar sobre o tapete, mas e quanto o sofá e as poltronas?

Às vezes, um cômodo pode não comportar um tapete grande o suficiente para comportar todos os móveis. Pensando nisso, é viável apostar em um modelo capaz de ser parcialmente coberto pelo sofá externo e poltronas.

No entanto, nem tudo é sobre o tamanho. O formato também pode fazer toda a diferença com relação ao tapete escolhido. Quando se trata da medida, a forma do tapete é um fator determinante.

Por exemplo, modelos redondos são mais harmônicos quando se refere ao dimensionamento, isso porque esse tipo de tapete não precisa estar alinhado com nada, além de oferecer mais suavidade ao ambiente. Em contrapartida, se você prefere um visual mais clássico, o padrão retangular é excelente para compor a decoração do seu projeto.

Considere o estilo da decoração

Ao definir o estilo de decoração da sala é possível buscar pelos infinitos modelos e estampas de tapetes disponíveis no mercado. Desse modo, se os moradores são mais modernos e joviais, é ideal ousar com a escolha de opções geométricas, compostas por cores inversas, como preto e branco, vermelho e azul ou amarelo e rosa.

Agora, quando o design de interiores requer um toque mais clássico, elementos com textura suave e pelos longos não saem de moda e combinam perfeitamente com o requinte da decoração sóbria. Para não errar, invista nos modelos felpudos que adaptam muito bem ao ambiente e criam uma atmosfera muito bonita.

Pense na textura do tapete

Muitas vezes, a textura acaba sendo um recurso agrupado na mesma categoria da cor, quando na verdade é bem diferente, entretanto, sempre considere suas tonalidades, uma vez que esses dois atributos andam de mãos dadas. Inclusive, é bom saber que os tapetes oferecem tantas texturas que as opções são quase ilimitadas.

Por exemplo, as salas exigem tapetes confortáveis e macios. Para isso, escolha uma textura adequada para aplicar na decoração desse cômodo a fim de produzir uma aparência mais atraente ao espaço. Se a proposta for criar uma atmosfera mais convidativa, os modelos felpudos são perfeitos para trazer lazer e relaxamento para o projeto.

Aposte nas cores corretas

A intenção do projeto e destacar o tapete ou fazer o elemento se misturar na decoração? Isso dependerá do estilo do projeto e gosto pessoal dos moradores. Se o planejamento estiver seguindo um caminho peculiar, com pontos de cor é ideal que o tapete se destaque. Agora, se o ambiente for mais sutil, os clássicos e discretos são perfeitos para a composição.

É bom ressaltar que por si só esse item cria um grande impacto visual. Contudo, a opção que combina com todos os estilos de decoração são os modelos de tons neutros. O brilho desse tipo de tonalidade é avassalador, deixando o projeto livre para acrescentar cores vibrantes em outros pontos da sala. Atualmente, as alternativas em tons terrosos, cinza e bege são os que mais favorecem o projeto.

É fundamental considerar todo o projeto na hora de escolher a cor. Caso o mobiliário escolhido tenham tons sólidos, tente um tapete estampado, combinando a cor secundária do sofá com o tapete. Do mesmo modo, uma tapeçaria monocromática compõe perfeitamente ambientes com móveis de cores vibrantes.

Modelos com superfície esculpida também são ótimas opções para elaborar um espaço luxuoso. Essa estampa é perfeita, mas é importante que o relevo fique exposto na decoração. Por isso, prefira mesas laterais, para que o centro da sala fique livre para a contemplação.

Invista em estampas harmônicas

É fundamental selecionar o modelo com sabedoria, considerando que o padrão escolhido hoje continuará atraindo os moradores mais adiante. Pensando nisso, as estampas mais elegantes para incorporar ao seu projeto são:

  • xadrez: esse tipo tende a delimitar espaços de maneira sofisticada, proporcionando um aspecto contemporâneo ao projeto, facilitando a organização dos móveis;

  • arabesco: se você deseja estabelecer uma perspectiva aconchegante, esse é um dos tipos de tapete mais antigos e nobres. Como tende a ser mais colorido, a dica é investir em móveis claros para contrastar com as infinitas cores da peça;

  • geométrico: como são encontrados em variadas tonalidades, esses modelos combinam com todos os estilos de decoração, dando um toque moderno ao projeto. Uma sugestão é combinar almofadas coloridas com uma das cores do tapete geométrico para gerar um visual mais dinâmico;

  • listrado: esse é um clássico que se destaca pela versatilidade, deixando a decoração exuberante. Uma forma de valorizar o projeto é escolher uma peça que contenha as tonalidades presentes no ambiente, para facilitar a harmonia com a mobília e outros objetos decorativos.

Conheça os tipos de tapete disponíveis

Existem tantos modelos de tapetes disponíveis no mercado, que muitas pessoas ficam muito indecisas na hora de escolher a melhor opção para o projeto decorativo. Portanto, é sempre importante entender quanto tráfego o cômodo recebe, conhecer os tipos mais vendidos e suas características antes de definir a melhor alternativa para aplicar no ambiente.

Tapete de lã

Geralmente, tapetes de lã básicos oferecem uma textura convidativa que não é avassaladora. Mas, se você está procurando um pouco mais de profundidade e disposição, tente usar algo com muita textura e uma pilha mais profunda.

Se a intenção for criar um ambiente acolhedor, eles são ótimos aliados para trazer o aconchego para a sala de TV, compondo muito bem diversos tipos de decoração. Vale destacar que a vida útil desse material é muito longa.

Tapete de fibra natural

Esse é um ótimo artigo para valorizar o visual da sala, uma vez que os elementos da natureza estão ganhando mais espaço nos projetos arquitetônicos, deixando a decoração mais sustentável e com um visual muito agradável.

É fundamental destacar que a utilização de fibras naturais na produção de tapeçaria é milenar, já que inúmeras plantas são capazes de gerar filamentos fibrosos perfeitos para a confecção de acessórios decorativos, como a fibra natural de algodão.

Tapete de nylon

Nesse sentido, o nylon 6.6 da Antron é uma escolha certeira. Ele apresenta um toque macio e aconchegante por sua fibra ser bastante resiliente. É um dos mais versáteis e resistentes ao trânsito de pessoas e manchas, também não desbota com o passar do tempo.

Esse material é um excelente isolante térmico e acústico. Dessa forma, a sua sala terá temperatura agradável e a sensação de tranquilidade para pisar ou possibilitando que todos os moradores deitem no chão para aproveitar uma boa sessão de cinema em casa.

Outra vantagem é a variedade de formatos e cores disponíveis no mercado, possibilitando que você encontre modelos com várias espessuras diferentes, desde 10 até 70 milímetros. Além disso, o nylon fica muito bonito em todas as cores e padronagens. Você terá lindas coleções à disposição para escolher.

Por fim, o nylon 6.6 da Antron é um material antialérgico, antichamas, antiestático e de fácil manutenção. Todos esses pontos garantem extrema segurança e saúde para o dia a dia dos moradores, qualidade de vida e beleza para uma sala incrível.

Como aplicar o tapete na decoração

Considerando que o tapete tem muitas utilidades em uma decoração, existem alguns segredos para incorporá-lo ao espaço de maneira elegante, levando em conta a necessidade de cada ambiente. Destacando que esse elemento agrega todos os móveis de maneira visual, definindo seu estilo e adicionando mais aconchego ao projeto.

Na sala de estar

A sala de estar é um cômodo de circulação, mas também é usado para tirar aquele momento de leitura e receber os visitantes. Desse modo, a decoração deve ser aconchegante e funcional.

Na maioria dos estilos de decoração, os tapetes são o lugar perfeito para adicionar cores vibrantes. Por isso, é fundamental que haja um bom conforto visual a partir de paredes claras e poucos elementos decorativos. Assim, é possível combinar uma das cores do tapete estampado com as tonalidades da cortina e almofadas do sofá.

Na sala de TV

Atualmente, o ambiente da TV também funciona como sala de estar. Independente disso, esse cômodo deve conter apenas itens essenciais para acomodar os moradores e visitantes de maneira agradável e descontraída.

É essencial um sofá confortável, pufes, cortinas, iluminação agradável, TV ampla e, claro, um tapete monocromático, macio e felpudo para completar perfeitamente a decoração. Dessa forma, todos poderão se aconchegar, inclusive, sobre o tapete.

Para uma decoração minimalista, prefira um modelo de cor clara. Essa é uma ótima opção, já que mantém o espaço sem tanta informação, contribuindo com a amplitude da sala e criando uma atmosfera mais convidativa.

Na sala de jantar

Fazer as refeições em torno de uma mesa é um dos momentos mais especiais. E aqui, o tapete na sala de jantar deixa o ambiente muito bem decorado. Entretanto, alguns cuidados são importantes na hora de inserir esse item no cômodo.

Por exemplo, é interessante que a peça escolhida ultrapasse de 70 centímetros a 1 metro da composição da mesa do jantar. Esse recurso evita que os pés das cadeiras enrosquem nas pontas do tapete durante as movimentações.

Caso os móveis escolhidos sejam leves, o tapete utilizado pode ser de pelos longos. Agora, se a mobília for pesada, é melhor optar pelos modelos mais baixos, a fim de não marcar a sua textura conforme o uso.

Aos projetos em conceito aberto, os tapetes podem funcionar para deixar o espaço mais confortável. Nesse caso, o desafio é unir os dois ambientes e ao mesmo tempo criar uma identidade própria para cada um. Optar por cores compartilhadas é a maneira mais fácil, mas também é possível garantir um efeito visual incrível utilizando padrões de estampa diferentes, como listras e florais, mas com a mesma tonalidade. Essa composição deixa a sala muito mais interessante.

Os tapetes são mais que acessórios decorativos. As peças devem ser pensadas cuidadosamente para proporcionar um espaço sofisticado e com design agradável. Além disso, a personalidade dos moradores é o requisito essencial na hora do planejamento. Portanto, sempre que possível, ao se pensar em como escolher o tapete da sala, é recomendado optar por elementos personalizados para aumentar o nível do requinte do projeto.

Agora que você conhece ainda mais sobre os tipos de tapete para a sala, entre em contato conosco para analisar nossos produtos, que são referências em qualidade, design e inovação!