Confira 6 dicas incríveis para decoração da área externa!

A decoração da área externa é tão importante quanto o design de interior de um projeto arquitetônico. Isso porque varandas, áreas da piscina e churrasqueira são ótimos locais para relaxar e criar boas memórias.

Além de valorizar o imóvel, esse espaço acaba se tornando a sala de estar de muitos moradores durante as estações mais quentes do ano. Portanto, com um bom planejamento, é possível garantir muito conforto e praticidade na hora de decorar.

Confira algumas dicas para você fazer da sua área externa um oásis e transformar a sua casa em um lugar ainda mais aconchegante e divertido!

1. Escolha materiais resistentes

O primeiro passo é investir em bons móveis. Para isso, considere a leveza, resistência e durabilidade, visto que as variadas mudanças climáticas podem danificar a superfície com o tempo. A boa notícia é que hoje em dia existem inúmeros tipos de materiais de móveis para áreas externas. Acompanhe alguns exemplos a seguir.

Estrutura de fibra sintética

Quer mais requinte e sofisticação para a sua área externa? Móveis produzidos a partir da fibra sintética são essenciais. Combinam muito bem com diversos estilos de decoração, já que é possível encontrá-los em várias cores, como avelã, branco, marrom e preto.

A fibra sintética é um dos materiais mais indicados para jardins, áreas da piscina e casas de praia, pois resiste às mudanças climáticas e maresia, além de suportar grande peso e não perder a sua coloração com o tempo. Além disso, é bem simples de limpar, bastando um pano úmido.

Estrutura de alumínio

Móveis de alumínio criam ótimas composições. O apelo estético do material é um fator que chama a atenção. A grande vantagem da mobília de alumínio é que a peça conserva sua aparência por muito tempo e sua durabilidade é longa, ainda que se mantenha sob chuva e sol. Além disso, também resiste muito bem à erosão causada por ferrugem.

Sua manutenção é simples. Periodicamente, use detergente neutro e enxágue as superfícies para remover os resíduos acumulados. Procure não usar produtos abrasivos para a limpeza, como detergente de cozinha e esponja de aço, pois eles danificam as peças e fazem com que percam seu brilho.

Estrutura de bambu

A atmosfera rústica da natureza é incrível quando você instala móveis produzidos em bambu na decoração da área externa. Criam ótimas composições para varandas e piscinas da casa de campo ou de praia, pois as peças têm um conceito sustentável que confere um efeito visual muito elegante.

Não exigem muitos cuidados para a conservação. Além disso, têm um brilho natural incrível. Para garantir que essa qualidade permaneça por mais tempo, aplique óleo de linhaça após a limpeza, polindo toda a superfície com uma flanela.

Estrutura de madeira

Móveis de madeira são receptivos e incríveis para compor jardins, varandas e áreas da churrasqueira, inspirando conforto e elegância. Os tipos mais usados para a produção de mobiliários externos são pinus, teca, jatobá e eucalipto.

Embora o material receba um tratamento para aumentar sua durabilidade na área externa, com o tempo a camada se desgasta, deixando o móvel exposto. Portanto, caso adquira esse tipo de produto, é importante renovar o tratamento que bloqueia a ação dos raios UV para conservar a aparência natural da madeira.

Revestimentos impermeáveis

Protegidos por uma resina resistente, os tecidos impermeáveis são ótimos para revestir almofadas e estofados de sofás ou espreguiçadeiras, pois evitam que a água ou a poeira penetrem no interior do elemento.

Se você pretende deixar o espaço externo mais confortável e aconchegante, a aplicação desse material alia beleza e funcionalidade, uma vez que além de ser resistente às muitas condições climáticas, também protege contra possíveis acidentes com líquidos.

Em sua fabricação, são usados produtos que não prejudicam o meio ambiente. Dessa forma, acrescentar tecidos impermeáveis à decoração da área externa é um modo de deixar o projeto ecologicamente correto. É importante lembrar que é possível encontrá-los em diversas estampas.

Apesar de o revestimento ser resistente, é essencial não deixar substâncias líquidas acumuladas na superfície. Isso pode afetar a estampa e a durabilidade. Para a manutenção, passe um pano umedecido e, no caso de uma sujeira acidental, remova imediatamente com uma esponja macia ou toalha de papel.

2. Invista em móveis de personalidade

A mistura de padrões é uma tendência no design de interiores atual. Assim, está mais que permitido adicionar outros elementos, como uma poltrona moderna que contraste com uma decoração mais clássica. O contrário também é igualmente válido.

Pense que todo móvel não deve apenas cumprir uma função. O visual da composição precisa ser interessante. Desse modo, uma bela mesa de centro, mesinhas laterais de apoio e até uma mesa de jantar, se for o caso, devem integrar a decoração com harmonia.

O sofá pode ter uma estrutura diferente dos tradicionais feitos para a sala de estar. Madeira à mostra, fibra sintética ou bambu ficam lindos em espaços externos. Então, escolha uma alternativa com personalidade e não apenas um assento para acomodar seus convidados. Faça desse móvel um ponto de destaque na sua área externa.

Outra ideia de decoração para um ambiente gourmet é apostar nos balcões com banquetas ou usar mesas com estilo bistrô. O fato do apoio e dos bancos serem mais altos dá uma impressão de espaço maior, além de trazer descontração à sua área externa.

3. Aproveite para abusar das cores

Essa parte da casa funciona como um espaço para receber amigos em um happy hour, desfrutar de um momento em família ou para relaxar depois de um dia cansativo. Então, que tal apostar em cores alegres para dar mais vida à sua varanda, área da churrasqueira ou sacada?

Estampas que remetem à natureza, como folhas, flores e pássaros, estão em alta, assim como as imitações de fibras naturais. Se você segue a linha mais clássica, o geométrico ou o monocromático com toques de cor podem representar o visual que você busca.

As cores não precisam estar somente nas estampas. Você pode usar cadeiras de tons diferentes em torno da mesa, um revestimento em tom contrastante e ainda quadros e adornos em várias tonalidades. Vale a pena ousar de maneira harmoniosa. Defina as cores principais da sua decoração para manter uma identidade visual.

Por exemplo, caso escolha o off-white, verde-bandeira e rosa millennial, aplique uma estampa de folhagem com fundo off-white no sofá e algumas almofadas verde-bandeira, criando contraste com uma bela poltrona em rosa millennial. Se o ambiente for pensado como um espaço para refeições, o balcão pode ser preto, as banquetas off-white com assento em rosa millennial, arrematando tudo com um revestimento mosaico em tons de verde. Tudo bem equilibrado.

4. Escolha elementos atraentes para a composição

Depois de selecionar móveis com personalidade e optar pelos materiais certos para o projeto da área externa, é hora de adicionar outros elementos essenciais para trazer a sensação de aconchego ao ambiente.

Tapetes

Na área externa, os tapetes são itens fundamentais para levar todo o conforto e completar a decoração. Hoje em dia, existem modelos em tecidos ideais para suportar umidade, sol e poeira. São perfeitos para quem quer criar um espaço de relaxamento.

Se o local é completamente coberto, vale a pena investir em fibras naturais, que conversam bem com a natureza e são clássicas. Dentre as várias tendências para tapetes, estão os padrões geométricos, a mistura de texturas e os hipercoloridos.

Redes

Já pensou em ter uma rede em casa? Elas servem para relaxar, ler um livro ou até tirar um cochilo. São itens que trazem um ar camponês para o projeto e suas fibras naturais podem ser o elemento que faltava. É possível encontrar redes em vários formatos, tamanhos e estilos. Na instalação, tome cuidado para que não seja colocada em local de passagem e não destoe muito do resto da decoração.

Pufes e garden seats

Outra forma de criar ambientes confortáveis é variar as formas de se acomodar. Os pufes e garden seats funcionam perfeitamente como apoio e assento, ficando incríveis em jardins. Afinal, os pufes dão um ar descontraído quando usados em cores diversas; os garden seats, por sua vez, agregam sofisticação ao espaço.

Pergolados

Os pergolados são clássicos da decoração externa. Eles servem como cobertura, apoio para plantas e harmonizam perfeitamente com a natureza. Ficam bem em praticamente toda situação, seja no jardim, na beira da piscina ou na churrasqueira.

Quadros e adornos

Um belo vaso sobre a mesa, um lindo quadro na parede, uma luminária diferente ou uma escultura moderna — tudo isso adiciona personalidade e atitude à sua área externa. Escolha bem os acessórios decorativos e siga seu estilo do projeto para garantir a harmonia do ambiente. As tendências atuais valorizam quadros grandes e peças com um toque artesanal.

5. Use plantas na decoração da área externa

A área externa exige a presença de plantas para dar mais vida ao espaço. Além disso, é prazeroso cuidar de um belo jardim, seja ele na sacada do apartamento ou no quintal de casa. De todo modo, acrescentar plantas ao projeto é uma solução excelente para trazer a tranquilidade e o charme para as reuniões de família e amigos. Para isso, concentre-se nas plantas que vivem bem ao sol e que combinam com a sua área externa, por exemplo:

  • Alamanda: essa espécie é uma trepadeira florida capaz de criar um efeito ornamental exuberante quando cultivada em pérgolas de madeira escura, as quais criam um contraste incrível com suas flores amarelas e o verde vivo das folhagens;

  • Jiboia: essa é uma planta multifuncional. Quando cultivada próximo ao muro, cria uma linda cerca viva com suas folhas de um metro de largura. Se cultivadas em vasos, suas folhagens não passam de 15 centímetros e complementam muito bem a área da churrasqueira, sacadas e outras áreas externas cobertas;

  • Cactos e Suculentas: essas espécies não precisam de rega constante e se mantêm fortes com ou sem iluminação direta. Ficam lindas tanto em pequenos vasos sobre mesas de apoio quanto em vasos maiores com outras plantas;

  • Yucca: podem ser colocadas em ambientes fechados ou abertos. Por ser uma planta de folhagem alta, com tronco alongado, deve ser colocada em vasos maiores. Fica perfeita quando posicionada em um canto do local;

  • Espada-de-são-jorge: além de ser bonita, as pessoas acreditam que serve para proteger a casa de más energias. É bastante resistente e fica bem em vasos médios e grandes.

6. Considere as características de cada ambiente

Decorar a área externa requer um bom planejamento e compreensão do que cada ambiente representa na casa. Dessa forma, é possível projetar espaços confortáveis, repletos de beleza e funcionalidade.

Decoração de área com piscina

Um item que não pode faltar no projeto de decoração da piscina são as espreguiçadeiras e poltronas. Além de criarem um efeito visual deslumbrante, permitem um delicioso descanso. O indicado é que sejam colocadas bem próximas da piscina.

Outra recomendação é criar um contraste entre a água e a área verde, por meio de um jardim vertical com diferentes espécies de plantas para aproveitar uma das paredes livres. Também é possível apostar em vasos grandes e robustos junto a outros ornamentos, como uma fonte ou estátuas, para complementar a composição.

De modo geral, a instalação do deck de madeira ao redor da piscina cria um aspecto sofisticado para a decoração, além da iluminação subaquática, podendo contar com um dispositivo que faz a luz mudar sua cor de tempos em tempos para deixar o ambiente descontraído.

Decoração de área com churrasqueira

Esse é um dos melhores locais da área externa. É onde acontecem happy hours e aqueles churrascos sem compromisso de final de semana. Para deixar o espaço sofisticado, uma churrasqueira de alvenaria é a melhor alternativa. No entanto, se a sua área externa é uma sacada pequena, é possível instalar modelos pré-moldados que remetem aos tijolinhos.

O projeto, inclusive, deve acrescentar revestimentos que facilitam a limpeza. Afinal, deixar que fumaça e gordura se acumulem no ambiente não é tão interessante. Se possível, instale um balcão de serviços com superfície de mármore. Isso facilitará a limpeza e dará um aspecto mais elegante ao espaço.

A área da churrasqueira pode ser integrada a outros ambientes, como a piscina. Nesse caso, o projeto pode levar uma porta de vidro em todo o entorno da área coberta para que ainda seja viável aproveitar um momento gostoso com os familiares nos dias chuvosos ou frios. É sempre importante lembrar de inserir uma adega climatizada para desfrutar de bons vinhos durante o churrasco.

Decoração de área com playground

Com as construções ficando cada vez menores, as crianças acabam sofrendo com a falta de espaço. A solução é levar a diversão para dentro de casa. Para isso, você pode separar um cômodo para a criação de uma brinquedoteca ou desenvolver um playground no quintal da casa. Essa tem sido uma tendência tão forte entre as famílias que já existem empresas de marcenaria especializadas em elaborar brinquedos para essas áreas.

É bom ressaltar que muitas opções podem ser construídas a partir de materiais recicláveis, como balanço com pneu, casinha de bolinha com estrutura de cano de PVC, entre outras possibilidades que levam a educação ambiental para o dia a dia infantil. O importante é produzir um espaço cheio de cor para que as crianças cresçam e se desenvolvam de maneira divertida e muito saudável.

A decoração da área externa não deve ser deixada de lado. Com essas dicas, você vai arrasar na hora de decorar sua varanda, jardim, área gourmet ou sacada, criando um ambiente incrível para escapar da correria do dia a dia.

Gostou das dicas sobre decoração da área externa? Então, continue a visita e veja alguns jardins em coberturas de apartamento para se inspirar e crie um projeto arquitetônico completo!

 

Foto do projeto de Vivian Ventura