Conheça 10 arquitetos e designers de interiores famosos pelo mundo!

Todo trabalho que envolve criatividade é fruto de inspiração e busca contínua por mais referências. Uma das formas de se inspirar é conhecer o trabalho de designers de interiores famosos. Entre os méritos desses profissionais, estão o de apresentar inovações e irreverências e o de traduzir com excelência as tendências atuais em forma de decoração de ambientes.

Afinal, quem trabalha com esse segmento sabe o que significa estar sempre em busca de novas ideias e técnicas para decorar um ambiente — sempre com a finalidade de agradar aos mais diversos públicos.

É bom ressaltar que no Brasil e no exterior temos excelentes profissionais com portfólios de deixar qualquer um boquiaberto. Dessa maneira, para fortalecer ainda mais o seu repertório e ajudá-lo a inovar os próximos projetos, apresentamos neste artigo 10 profissionais conceituados e que são referências nessa área. Continue conosco e confira!

1. Patricia Urquiola

Apesar de ser espanhola, ela é praticamente uma lenda do design italiano. Patricia Urquiola é conhecida pela irreverência e versatilidade presentes em seus projetos que misturam elementos clássicos e descontraídos.

Assim, mesmo utilizando e experimentando variedade de materiais, formas e cores, Urquiola é classificada por um estilo minimalista na medida certa. Seus móveis são inspirações para o mundo inteiro e sua presença é confirmada em todo importante evento

Os primeiros reconhecimentos profissionais da designer foram pelo lançamento do sofá Lowland, da poltrona Lowseat e da cadeira Fjord pela marca Moroso. Foi também a criadora da luminária Bague — que ganhou o prêmio Good Design no Chicago Athenaeum —, da cama Cilp e da cadeira Lazy.

Já com certo reconhecimento, Urquiola começou a se aproximar de algo que a tornou ainda mais importante para os decoradores de ambientes: a inclusão do artesanato em seus projetos. Ela é considerada a responsável por inserir o tricô e o crochê na decoração e por misturar diferentes tecidos e texturas. Em seu currículo, destaca-se seu trabalho no W Holtels Retreat & Spa de Porto Rico.

2. Philippe Starck

O francês Philippe Starck é reconhecido mundialmente por um estilo contemporâneo em suas criações cheias de irreverência. Ousadia, detalhes e até um certo exagero fazem parte dos seus projetos. Carrega em seu currículo o fato de ter sido o responsável pelo projeto de reforma do apartamento do ex-presidente francês François Miterrand, em 1982.

Antes disso, já era conhecido no ramo, tendo decorado os clubes noturnos parisienses Le Main Bleue e Les Bains-Douches — mas é na decoração de diversos hotéis que preserva sua história. A riqueza de detalhes e a fixação pela perfeição são tamanhas que seus projetos envolvem desde o layout de móveis até as roupas de cama, mesa e banho.

Starck decorou hotéis em Hong Kong, Punta del Este, México, Miami, Cuba, Nova York e Rio de Janeiro — o hotel Fasano é um dos empreendimentos assinados por ele. Como design de produtos, ele cria não só móveis, mas também lâmpadas, maçanetas, talheres, vasos, relógios, entre outros, destacando-se por criar peças do cotidiano de formas mais ousadas, novas e diferentes.

O fato de pensar não somente na estética, mas também em qualidade de vida, conforto e prazer, torna-o um ícone do design mundial. Foi dessa forma que Starck inseriu o plástico como um material possível para decorações refinadas, possibilitando toda uma nova indústria.

O plástico passou a ser utilizado não apenas em móveis e adorno baratos, mas também como elemento possível para se criar peças carregadas de classe e referências. Starck foi o criador da linha Louis Ghost e da cadeira barroca Luiz XV de policarbonato injetado, muito vista até hoje.

3. Karim Rashid

Apesar de ter formação em design industrial, Rashid já se envolveu em projetos de moda, mobiliário, arte e iluminação. Na área de interiores, fez grandes contribuições com seu design moderno e colorido.

Egípcio, Rashid estudou no Canadá e depois continuou seus estudos e trabalho na Itália. Em seu currículo, mais de 300 premiações em design, em grande parte por mostrar-se inovador e experimentador de inúmeras possibilidades. São mais de 2.500 peças assinadas por ele, sempre com muita cor e formas inusitadas, mas muito estéticas, funcionais e democráticas.

Esse conceito de design, inclusive, foi criado por ele. Em entrevista à revista Haus, da Gazeta do Povo, Rashid afirma que “as coisas do cotidiano devem ser simples, bonitas, agradáveis, com boa performance e interessantes”. Por isso, é comum vermos em seu trabalho a criação de peças simples, como lixeiras e garrafas, por exemplo. Na mesma situação, ele declara ter vontade de criar tudo o que puder se relacionar com os seres humanos.

Como designer de interiores, recebeu prêmios pelos projetos do Restaurante Morimoto (EUA) e Hotel Semiramis (Grécia), entre outros. Por considerar um material acessível e com múltiplas possibilidades, o material que mais utiliza é o plástico e suas variações. O trabalho dele é extremamente atual e futurista — e mesmo as peças feitas há 20 anos, por exemplo, preservam esse aspecto.

4. Marcel Wanders

O holandês Marcel Wanders é considerado um dos designers mais solicitados do planeta. Em 1996, recebeu as luzes dos holofotes da fama com a criação da cadeira Knotted — desde então, só cresceu. Com uma obra pós-moderna e inusitada, Wanders certamente foge do comum. Atualmente, está à frente da marca Moooi, chamando muita atenção nas exposições mais badaladas de design.

O trabalho de Wanders reúne não apenas elementos contemporâneos e futuristas, mas também traz muita referência ao passado. A perspectiva dele é de aproveitar as tradições — para além de aprender com elas. Os elementos históricos representam uma forma de respeito e busca a um trabalho que resista ao tempo.

Outra característica marcante de Wanders é um toque de fantástico. Sofisticação, elementos históricos e um pouco de pós-modernismo transformam muitos de seus projetos em algo cheio de elementos fantásticos e uma viagem à imaginação. É possível ver também elementos místicos, românticos e poéticos. Uma referência e tanto para seguir!

5. Kelly Wearstler

Especialista em criações de ambientes com inúmeras características e alto nível de detalhamento, a nova-iorquina é uma designer reconhecida internacionalmente por seus conceitos provocativos, a partir do desenvolvimento de excelentes projetos de residências, hospitais, comércios e varejo.

Kelly costuma criar experiências sensoriais em suas abordagens, explorando diversos tipos de materiais, paleta de cores, formas e composições contemporâneas e vintage. Para a designer, honrar a história e a arquitetura é imprescindível em seus projetos arquitetônicos.

Considerada a diva do decór, sempre faz referência ao passado em seus ambientes. Entre os trabalhos mais conhecidos, estão o San Francisco Proper Hotel, Four Season Anguilla, BG Restaurant em Bergdorf Goodman, entre outras residências de alto padrão.

Além disso, Kelly Wearstler também é autora de quatro livros relacionados à área de design e ganhou diversos prêmios no segmento, como o AD100 da Architectural Digest, AD Spain Top International Designer e Time The Design 100. É também destaque nas listas ELLE Decor.

6. Jean-Louis Deniot

Reconhecido por seus designs de interiores muito ecléticos e significativos, Jean-Louis Deniot coleciona um amplo repertório de projetos, com os cuidados necessários para manter um cenário atemporal.

Sua visão de espaço é refinada, mas nada minimalista. A harmonia e o bem-estar dos ambientes planejados são garantidos a partir de decorações com misturas de materiais, texturas, paletas de cores suaves e um projeto luminotécnico impecável.

Basicamente, Jean-Louis mescla com muita maestria a serenidade, o drama e a elegância. Paris é o local no qual se concentra grande parte das suas criações, como mansões e apartamentos.

Também realizou a decoração de casas em Hamptons, chalés em Aspen, residências particulares em Miami Beach, um palácio em Nova Délhi, uma cobertura em Milão, uma propriedade em Mônaco e um apartamento no estilo anos 70 na Colômbia.

7. Greg Natale

Greg Natale se tornou amplamente conhecido pelo uso de padrões e cores em criações personalizadas e sofisticadas. Seu primeiro trabalho foi a decoração do quarto de sua irmã, do qual resultou seu primeiro prêmio. A composição do ambiente trouxe a combinação entre obras de arte e roupas de cama.

Ao longo do tempo, o australiano foi fortalecendo seus projetos, com trabalhos sendo destacados em diversas publicações locais e internacionais, como Architectural Digest, Harper’s Bazaar, Wall Street Journal, Vanity Fair, Vogue Living e Belle Australia. Além disso, recebeu diversos prêmios, incluindo o International Luxury Designer of the Year, em 2016.

Suas criações exploram o seu amor pelas formas geométricas e orgânicas, por meio da aplicação de tapetes, carpetes e papéis de parede nos ambientes. Esses elementos são os pontos principais que contribuem para a criação dos mais variados ambientes, desde apartamentos clássicos até casas contemporâneas, como em Nova Iorque e Oklahoma, além de elaborar excelentes atmosferas em toda a Austrália.

8. Martyn Lawrence Bullard

Martyn Lawrence Bullard é um premiado designer de Los Angeles muito conhecido por seus projetos ecléticos e sofisticados, com uma incomparável atenção aos detalhes e à qualidade dos produtos instalados.

Seu portfólio residencial é bem requintado, atendendo clientes como Khloe e Kourtney Kardashian, Tommy Hilfiger, Cher, Ellen Pompeo e Eva Mendes. Além disso, também supervisionou o design de inúmeras propriedades de alto padrão, como, por exemplo, o Colony Palms Hotel em Palm Springs, The Sands em Indian Wells, Hotel Californian em Santa Bárbara, Chateau Gütsch na Suíça e The Residencies at Seafire nas Ilhas Cayman.

Vale lembrar que seus projetos já apareceram em mais de 4 mil publicações em todo o mundo, como a Architectural Digest, na qual tem sido nomeado como um dos 100 melhores designers de interiores do mundo. Além disso, tem outros trabalhos que fizeram parte da ELLE Decor, House & Garden, Vogue, House Beautiful e Harper’s Bazaar.

9. Darren Palmer

Darren Palmer é um grande influenciador na área do design de interiores. Sua carreira começou com a criação de propriedades de alto padrão para clientes muito exigentes — a partir da sua experiência e da linha de produtos disponíveis na Austrália, exclusivos para a loja de departamentos Myer.

Desse modo, Darren se tornou uma marca que significa luxo, porém é acessível para todos os tipos de público. Seu trabalho alia uma abordagem discreta aos ambientes sofisticados. Seus projetos são extremamente personalizados, inspirados em suas localizações e nas necessidades de cada morador, por meio de planejamentos acessíveis, confortáveis e individuais.

Como autor e escritor, o australiano colabora regularmente com diversos artigos para as principais publicações sobre casa e estilo de vida da Austrália, como GQ Australia, Luxury Home Design, Renovate, Grand Designs Australia e Australian House and Garden.

É importante destacar que seus projetos também já fizeram parte das páginas da Vogue Living, Inside Out, Belle, Design Decoration Annual, House & Garden e Real Living. Foi também nomeado como um dos homens mais influentes de 2014 e 2015 pela Men’s Style Magazine.

10. Jacqueline Terpins

A artista plástica paraibana que hoje vive em São Paulo transita entre a arte e o design de produtos, transformando elementos rígidos em peças sinuosas.

Ao longo de sua trajetória, especializou-se na elaboração de itens artísticos a partir do vidro, do cristal e da madeira, criando mobílias que harmonizam funcionalidade e beleza. A proposta minimalista em peças que levam formas geométricas faz com que Jacqueline Terpins produza elementos atemporais.

Sua criação mais famosa é a linha de peças Copacabana, em que a artista celebra o ícone do Rio de Janeiro: as calçadas. Dessa maneira, apropriou-se do traçado sinuoso para produzir móveis que chamam toda a atenção, mas ainda assim levam muito conforto ao usuário. Dentre os elementos, estão os móveis de madeira em formas orgânicas e a famosa poltrona de aço inox — todos aliando ergonomia e aconchego.

Considerando sua base em artes plásticas, é possível compreender o seu desejo em transmitir emoção — mesmo em peças utilitárias —, acrescentando um olhar artístico às mesas de jantar, mesinhas laterais, bancos e centros de mesa incríveis, transformando a residência de compradores em uma exposição agradável aos olhos.

Sem dúvida, esses 10 profissionais estão criando e revolucionando a forma de se pensar os diversos projetos. Por meio de novas perspectivas e diferenças entre si, cada um é capaz de apresentar peças e projetos que influenciam inúmeros outros designers, criando tendências e enriquecendo repertórios de muitos outros arquitetos.

Se você gostou de conhecer mais sobre os projetos desses designers de interiores famosos, siga nossas páginas nas redes sociais e acompanhe todas as nossas novidades. Estamos no FacebookPinterestYouTubeInstagram e LinkedIn!