Conheça a cor pantone 2019 e como utilizá-la no design de interiores

Anualmente, a Pantone escolhe a cor do ano e, com ela, dita tendência em vários setores criativos, entre eles na moda e na arquitetura. Para 2019, a empresa escolheu a Living Coral, cor vibrante que representa a vida marinha, faz refletir sobre a sustentabilidade e suscita espontaneidade, intimidade e otimismo.

Quer entender como a marca faz sua escolha anual e como usar a cor Pantone 2019 na decoração de interiores? Acompanhe as informações a seguir e veja como acompanhar a tendência usando a cor mais quente do ano.

Como ocorre a escolha da cor do ano?

Todos os anos o Instituto da Pantone faz uma avaliação criteriosa do que está acontecendo no mundo. Analistas examinam exposições de arte, filmes e outros produtos de entretenimento, bem como destinos de viagens e outros aspectos da vida, como as novas tecnologias ou matérias-primas.

Segundo Leatrice Eiseman, diretora-executiva da instituição, o processo inicia-se com uma atenta observação do universo da moda. Uma equipe viaja constantemente aos locais mais influentes do setor, como Milão e Paris, e observa o que está acontecendo nas ruas.

Mas a escolha da cor não pode ser apenas baseada no mundo fashion. Outros setores da sociedade também são investigados, como a indústria do cinema e a arte em geral. Outro ramo que costuma ser uma grande referência é o automobilístico, já que ele investe muito na elaboração de propostas de vanguarda.

A empresa se preocupa, ainda, em produzir um conceito sobre o que aquela cor específica representa, identificar que diálogos propõe à sociedade e o que transmite do ponto de vista psicológico. Assim, a cor Pantone também pauta temas a serem discutidos entre as pessoas.

Por que a Living Coral é a cor Pantone 2019?

Representando os corais que vivem abaixo do mar, a Pantone Living Coral 16 -1546 transmite vivacidade, ao mesmo tempo em que é suave. A cor tem um tom laranja pêssego e subtonalidade dourada. Segundo a marca, faz relativa oposição aos abusos da contemporaneidade, que é muito centrada na vida digital.

A proposta da cor é nos aproximar da natureza, ao mesmo tempo em que dialoga com as novas tecnologias e as mídias sociais de maneira equilibrada. Ela suscita espontaneidade, intimidade e sociabilidade. Ao mesmo tempo, o objetivo deste ano é que a cor ajude na reflexão sobre a poluição do mar, problema que gera milhares de mortes anualmente e coloca em risco toda a vida marinha. Leatrice Eiseman define no site oficial da marca:

“Cor é esta lente que equaliza as experiências das duas realidades, digital e natural, o que é mais verdadeiro ainda para a Living Coral. Consumidores que anseiam por interações humanas e conectividade social encontram, nas qualidades humanas e agradáveis da convivial PANTONE Living Coral, uma resposta perfeita.” 

A Living Coral substitui o Ultra Violet, cor que representou 2018 e refletia os mistérios do cosmos.

Como utilizar a cor Pantone 2019 na decoração de interiores?

Depois de conhecer a proposta da cor do ano, que tal ficar por dentro de algumas dicas de como utilizá-la na decoração de interiores? Ótima para compor detalhes, ela combina com verde-escuro, roxo, marinho e outros tons mais fechados e também tem um ótimo contraste com o azul-celeste.

Agora, se a ideia é uma proposta mais sóbria, experimente associar a cor ao rosa ou trabalhar com seus diversos subtons. Além das paredes, a Living Coral fica realçada muito bem em sofás, pufes e mesas. Uma dica para criar um efeito aconchegante e acolhedor é associá-la à cor caramelo ou a móveis de madeira, principalmente na sala de estar. O tom compõe bem estilos minimalistas, geométricos ou vintage.

Outra maneira de inseri-la na decoração é apostar em objetos de arte dessa cor. A medida faz com que seja possível colocá-la com naturalidade em qualquer espaço da casa, como o hall, a cozinha ou o banheiro. Ela também é ideal para compor espaços pouco iluminados, já que consegue trazer mais brilho a qualquer ambiente. Seu tom quente a aproxima da tonalidade de um pôr do sol vibrante.

Se a decoração exigir a inserção da Living Coral de maneira discreta, o ideal é apostar em almofadas, cadeiras e tapetes com a coloração. Se, ao contrário, o objetivo é dar destaque à cor, recomenda-se introduzi-la em uma única parede, acompanhada por outras em tom neutro.

Paletas de cores

Além da cor do ano, a Pantone também divulgou como tendência oito paletas com 72 cores no total. Das opções, duas prometem ser o grande hit para a decoração de interiores. São elas a "Cravings" e a "Classic". As paletas têm propostas opostas: a primeira é mais ousada, enquanto a segunda aposta na tradição.

A Cravings, que significa "desejos" em português, tem inspiração na culinária. Apresenta, de acordo com a própria marca, "vermelhos condimentados, doces flamingos laranjas e roxos ricos", além do Grassy Green e de cores mais neutras. De maneira geral, faz referência a alimentos como as pimentas, o chocolate e o cappucino.

A paleta "Classic", por sua vez, propõe tons mais sóbrios e atemporais. Elegantemente, combina azul-marinho, cinza, negro, vinho, ouro metálico e outros tons básicos. Pretende transmitir uma linguagem de cor universal compatível com todas as categorias de produtos.

Associadas ou não à cor do ano, as paletas divulgadas pela marca são uma ótima referência para quem quer permanecer atualizado no mercado e propor aos clientes ideias relacionadas ao que há de mais moderno no setor. Por isso, vale a penaprocurar saber como usar as mais de 70 cores propostas pela empresa para representar a cara deste ano.

Como vimos, a cor Pantone 2019 transmite vitalidade e espontaneidade no design de interiores. Bastante adaptável, ela pode ser usada em detalhes ou compor uma parte maior da decoração. Além do mais, a proposta da famosa empresa de cores para este ano aborda um interessante tema a ser pensado e incorporado em projetos arquitetônicos: a proteção do mar, o combate à poluição e a aproximação com a natureza.

Quer receber mais dicas como essas? Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades!