Decoração de apartamento pequeno: veja 6 ideias incríveis

Apartamentos pequenos requerem atenção especial na hora da decoração. Se bem planejada, a disposição dos objetos e a harmonização do estilo ajudam a ampliar visualmente o espaço e a deixá-lo mais aconchegante. Além disso, pensar nesse aspecto é essencial para garantir uma boa circulação nos aposentos.

De maneira prática, há dicas simples que podem ajudar você a conquistar a melhor decoração de apartamento pequeno. Quer saber quais são elas? Acompanhe abaixo 6 ideias fundamentais para assegurar que seu lar seja estiloso e prove por A mais B que tamanho não é documento.

1. Integre os ambientes

Ambientes conjugados são ideais para apartamentos pequenos. A sala de estar, a de jantar e a cozinha podem estar associadas a fim de otimizar o tamanho do aposento. Para garantir a delimitação dos espaços, entretanto, o indicado é investir em tapetes e carpetes. Assim, o cômodo fica integrado, mas esteticamente demarcado, o que confere maior organização e estilo ao local.

Piso igual e a aplicação de uma mesma cor nas paredes são ideais para criar a noção de ambiente integrado. Tecidos semelhantes no sofá da sala e na mesa da cozinha, por exemplo, também ajudam a construir essa sensação. Além disso, não se pode esquecer do rodapé, que precisa ter a mesma altura em todo o espaço.

2. Invista em nichos e armários suspensos

Lembre-se de que as paredes, além de serem um ótimo suporte para a decoração, também podem ajudar na organização e na disposição de pequenos objetos. No quarto ou na sala, por exemplo, é possível colocar livros e enfeites suspensos, de maneira a liberar espaço na superfície de outros móveis.

Na cozinha, pode-se deixar livros de receita, tigelas e louças visíveis, o que deixa a decoração viva e leve. Além do mais, aumenta-se, assim, a praticidade com que certos utensílios diários ficam disponíveis. Os nichos e os armários suspensos são, também, uma peça-chave na decoração: se feitos em material ou cores que contrastam com o restante do cômodo, já são suficientes para dar um up no visual do apartamento.

Outra dica é usar nichos laterais como fruteiras. Além de garantir um espaço para a comida, é possível deixar a decoração da cozinha mais orgânica e moderna com a ideia. O suporte também aceita spots embutidos, dessa forma, o ambiente é iluminado com sofisticação.

3. Pense nas cores

Tonalidades mais claras ampliam visualmente o aposento, principalmente quando aplicadas em paredes próximas às janelas. Nesses casos, a luz natural é rebatida nas paredes, o que aumenta a sensação de amplitude e deixa o local mais fresco, já que, assim, há menos absorção de luz.

Já as cores escuras podem compor espaços aconchegantes. Visualmente, elas conferem uma maior sensação de profundidade, o que pode ser útil em locais estratégicos, como em divisórias entre cômodos próximos. Usá-las com moderação em espaços específicos quebra a monotonia das cores exclusivamente claras sem prejudicar o efeito de amplitude visual recomendável em apartamentos pequenos.

4. Faça móveis planejados

Uma mobília feita especialmente para otimizar o espaço que você tem pode fazer toda a diferença. Na hora de escolher que tipo de móvel você deve usar, lembre-se de evitar aqueles que sejam muito pesados ou grandes. Além disso, é aconselhável investir em objetos multifuncionais. Assim, vale a pena apostar em sofás-cama, em mesas que viram banquinhos ou na cama baú, por exemplo.

Móveis retos liberam as paredes, deixam mais espaços no chão e dão a sensação de continuidade e alongamento do ambiente. Em relação às cores e texturas, um visual mais homogêneo também colabora para deixar o lugar clean. Por isso, invista em tonalidades sóbrias e deixe para imprimir cor ao cômodo por meio de outros tipos de objetos, como almofadas e tapetes.

5. Utilize espelhos na decoração

Como o objetivo principal na decoração de apartamento pequeno é ampliar o espaço, os espelhos são ótimos aliados. Com eles, é possível deixar os cômodos mais leves e iluminados. Isso porque, ao refletirem um ambiente, esses objetos dão a sensação de duplicação do aposento, o que faz com que todo o apartamento pareça maior.

Outra ideia é aproveitar a parede que mais recebe a luz da manhã ou do fim de tarde para pendurar o espelho. A luz típica dessas horas do dia, de iluminação alaranjada, confere uma atmosfera agradável ao lar. Contudo, é preciso ter cuidado e usar o truque com moderação. O uso excessivo de espelhos pode tornar o ambiente desconfortável ou confuso para o visitante. 

6. Aposte em jardins suspensos

Sem lugar para as plantas? Há vários tipos de jardins suspensos ideais para apartamentos pequenos, e a boa notícia é que paredes de tamanho 1 x 1 já suportam os modelos verticais. Além de embelezar a casa, eles transmitem vitalidade e tranquilidade ao ambiente. Outra vantagem é que ajudam na renovação do ar e servem como isolante e regulador térmico.

Pode-se, inclusive, inserir painéis verticais na sacada e colocar neles temperos e pequenos vegetais. Outra ideia é pendurar vasos diretamente no teto. Para isso, basta lançar mão de um pergolado ou de ganchos e planejar o local para que o cenário fique atraente e não prejudique o trânsito das pessoas.

Quadros vivos também são uma boa pedida, já que eles ocupam um espaço bem reduzido. Nesse caso, não é necessário se preocupar sequer com os vasos, pois a estrutura desse tipo de jardim já tem espaço interno para a terra. 

É importante, entretanto, analisar a planta adequada para o local de instalação do canteiro, bem como a condição de luz presente no local. Por isso, observe se o ambiente é de sol, sombra ou meia sombra. Pense também se quer mais folhagens ou se prefere plantas coloridas no jardim.

Viu só como há maneiras simples de otimizar a decoração de apartamento pequeno? Pensar nos móveis corretos e em maneiras inteligentes de integrar o ambiente, bem como investir no uso de espelhos, nichos e pequenos canteiros, faz toda a diferença na hora de planejar um ambiente enxuto, mas aconchegante.

Gostou das dicas? Continue a aperfeiçoar seu conhecimento sobre a decoração em apartamentos e saiba como os tapetes podem ajudar a delimitar espaços pequenos de maneira eficiente e elegante.