Descubra como usar carpete personalizado em diferentes ambientes

Um carpete personalizado ajuda a imprimir no design de interiores a marca da empresa. No ambiente corporativo, a logo ou outro sinal gráfico que faça referência à identidade da corporação fortalece e profissionaliza sua imagem, além de ajudar a delimitar espaços em escritórios amplos.

Já em residências, o carpete é responsável por deixar o ambiente ainda mais bonito. Já que ele possibilita a escolha de cores específicas para cada cenário, é uma boa ideia usá-lo como peça-chave na decoração.

Neste post, vamos explicar de maneira detalhada as vantagens de se utilizar um carpete personalizado, tanto no ambiente empresarial quanto no residencial. Quer ver todas as nossas dicas? Continue a leitura e confira!

O carpete personalizado no ambiente empresarial

Além de facilitar a manutenção e proporcionar um maior conforto ao local, o carpete personalizado traz muitas outras vantagens quando instalado em empresas. Com ele, é possível escolher formato, cor e tamanho, de maneira a garantir que a peça possa refletir a identidade visual da marca de maneira fidedigna.

Assim, até o chão da instituição passa a incorporar sua identidade, o que valoriza a marca e transmite a ideia de exclusividade e profissionalismo. Além do mais, utilizar esse tipo de carpete ajuda na decoração. Afinal de contas, torna-se mais fácil planejar o design da empresa se essa peça for pensada especificamente para combinar com móveis e o espaço em geral.

Outra vantagem tem a ver com a segurança. O carpete pode evitar acidentes de trabalho, já que ele se fixa ao chão e tem uma superfície antiderrapante. Para acertar ainda mais na escolha, o ideal é comprar de fornecedores confiáveis e investir em produtos de alta qualidade.

Há no mercado opções antichamas, antiestáticas e antialérgicas perfeitas para o ambiente corporativo. Por isso, invista nelas, principalmente em locais com intenso trânsito de pessoas, como salas, corredores e recepção.

Vale lembrar também que colocar carpetes na empresa auxilia na economia de energia, já que a peça ajuda a impedir a troca de calor com o chão e, assim, mantém a temperatura ambiente em lugares com ar-condicionado. Ao mesmo tempo, simplifica-se a limpeza do local, já que é mais fácil fazer a manutenção do carpete do que limpar o piso constantemente.

Em relação à economia, vale mencionar, ainda, que é mais barato trocar um carpete do que um piso inteiro — além de ser menos trabalhoso.

As possibilidades de uso do carpete personalizado no ambiente residencial

Sabe aquele projeto de design de interiores deslumbrante que precisa apenas de um elemento para fechar a decoração com chave de ouro? Essa é uma das funções do carpete personalizado, que transmite a ideia de sofisticação e originalidade em ambientes domésticos.

Quando se trata de uma residência, por mais que exista uma extensa opção de objetos padronizados no mercado, a personalização por meio do carpete é fundamental para refletir o estilo de vida dos moradores.

Estar por dentro dessa tendência, demonstrando conhecimento sobre os tipos de materiais, combinações ideais e vantagens dos carpetes pode ser a diferença entre ser mais um profissional da área e conquistar o reconhecimento de seus clientes.

Por isso, se você quer se destacar como profissional e ter um diferencial em relação aos concorrentes, o ideal é sempre avaliar o que esse tipo de peça pode oferecer a cada projeto e jamais subestimar o uso de carpetes personalizados na decoração.

Como eles também ajudam a melhorar a acústica, uma dica é inseri-los no home theater ou sala de TV. Além de ser uma opção sofisticada e elegante, a ideia ajuda a melhorar a qualidade do som e a tornar o espaço mais agradável. 

Nos quartos, a peça proporciona conforto e bem-estar, principalmente se feita de material de textura macia e agradável. Ela ajuda a manter a temperatura do lugar e evita mudanças bruscas que podem acontecer com a utilização de pisos mais gelados, como a cerâmica e o porcelanato.

Vale lembrar também que um extenso carpete ao longo de toda a residência aumenta visualmente a dimensão dos aposentos, já que ele passa a funcionar esteticamente como um prolongamento dos espaços. Utilizar o mesmo carpete no quarto e na varanda adjacente, por exemplo, amplia a dimensão de ambos os locais, além de ser moderno e atraente.

Agora, se a ideia é ousar na composição, a sugestão é abusar das sobreposições e inserir tapetes coloridos e chamativos sobre um carpete neutro.

Algumas dicas sobre o que considerar na hora de comprar carpetes

Para adquirir um bom produto, o ideal é pesquisar por um material adequado. Assim, dê prioridade a peças de alta resistência e durabilidade, como aquelas feitas de nylon. Esse tipo de material facilita também a limpeza e a manutenção, bem como apresenta propriedades antichamas, antialérgicas e antiestáticas.

Ao mesmo tempo, dê preferência a fornecedores com boa reputação no mercado e que atuem de maneira profissional. Os que oferecem a possibilidade de instalação de tamanhos extensos de carpete sem a necessidade de emendas costumam ser os melhores.

Há empresas que fornecem o serviço de instalação, o que é fundamental para garantir que o produto seja colocado no local de maneira adequada. Além disso, procure por fornecedores que realmente trabalhem com peças exclusivas, totalmente personalizáveis e feitas de forma profissional.

Viu só como um carpete personalizado pode fazer toda a diferença tanto em ambientes corporativos como em residências? A peça aporta profissionalismo e organização às empresas que a utilizam, bem como funciona como um excelente recurso visual para representar a marca.

Se bem planejada, pode reforçar o logotipo da empresa e toda a sua identidade visual, funcionando como um ótimo recurso de marketing. No ambiente doméstico, ajuda na promoção da elaboração de um design de interiores exclusivo, transmitindo elegância e garantindo conforto, segurança e otimização de espaços específicos, como o home theater.

Gostou das dicas sobre carpete personalizado? Quer continuar aprendendo sobre o assunto? Então, baixe nosso e-book sobre os diferentes estilos de tapete e veja qual é o melhor para cada estilo de habitação!