Integrando criatividade e personalidade na decoração de interiores

Para se destacar no mercado, é preciso desenvolver marca e identidade próprias, de maneira a mostrar aos clientes as particularidades do serviço do arquiteto. É necessário, também, aliar criatividade à personalidade na decoração de interiores de maneira exclusiva. Assim, fica mais fácil virar referência entre os pares e conquistar a clientela.

Neste artigo, vamos mostrar a você dicas essenciais para estimular a criatividade e manter-se atualizado, além de dar informações sobre as características que são imprescindíveis ao arquiteto que quer potencializar sua performance profissional e expandir a influência na área de trabalho.

Para finalizar, você vai descobrir como o marketing digital pode auxiliar nessa trajetória. Quer aprender a como se projetar no mercado? Acompanhe, a seguir, as informações especiais que preparamos para você.

Como estimular a criatividade na decoração de interiores

Algumas medidas simples, quando transformadas em hábitos, podem acostumar a mente a buscar caminhos originais ao lidar com novos desafios. Para tanto, é preciso sair do automático e encontrar maneiras de exercitar o cérebro. É preciso investigar referências, montar arquivos de imagens, exercitar e relaxar a mente, bem como propor formas diferentes de enxergar questões rotineiras. Veja as dicas!

Use sites como o Pinterest

Para desenvolver a capacidade de criação, o primeiro passo é cultivar boas referências. O mundo virtual ajuda — e muito — nesse intento. Além do Google, a dica é buscar por sites especializados de imagens, como o Pinterest. Ele concentra centenas de fotos sobre vários temas e é fácil de manusear e organizar.

Além de ver a coleção de outros usuários no site, lembre-se de criar seus próprios arquivos e classifique-os da maneira mais didática possível. A vantagem da rede é que, em vez de separar pastas no computador, você pode usá-las para disponibilizar as coleções on-line, ter acesso a elas quando e onde quiser e ainda compartilhá-las com colegas de trabalho e clientes.

Para isso, basta criar um perfil no site, selecionar categorias de interesse, como arquitetura, moda e cinema, e criar pastas com as imagens que você quiser, segundo projetos específicos ou inspirações. Essa é, inclusive, uma ótima oportunidade para mostrar aos clientes fotografias para design de interiores que divulguem o trabalho da sua empresa.

Para aproveitar tudo o que a rede tem a oferecer, lembre-se de não se ater apenas à arquitetura. A capacidade de efetivamente conseguir ser criativo tem a ver com nossa habilidade de fazer boas conexões. Por isso, um bom arquiteto deve ter referências sobre os mais diversos campos, como cultura, comportamento e economia.

Mas não se esqueça: embora o ambiente virtual seja muito importante na hora de colecionar referências, é preciso buscar novidades nas ruas e no dia a dia das pessoas. Por isso, o interessante é reservar um tempo para ir a feiras, lojas, museus e outros eventos sempre que puder. Quanto mais você conhece, mais complexo e singular fica o seu trabalho.

Adote técnicas de estimulação e relaxamento

O brainstorm é outra técnica muito útil. Colocar no papel toda e qualquer ideia, sem censura, pode fazer a diferença na hora de iniciar um projeto. É nesse primeiro contato com uma proposta que as ideias mais ousadas e singulares costumam surgir, desde que não sejam podadas de antemão. Por isso, separar um tempo para investir na "chuva de ideias" antes de iniciar qualquer trabalho é bem satisfatório.

Ter momentos de respiro durante a elaboração de propostas desafiadoras também ajuda o cérebro a produzir ideias. Assim, dedique um tempo para observar o cenário à sua volta e relaxar. Caminhe pelas ruas e converse sobre temas corriqueiros com outras pessoas — dê um descanso ao cérebro sempre que possível para que ele possa atuar com eficiência.

Faça atividades lúdicas

Invista também em tarefas recreativas, como jogos e quebra-cabeças. Faça com que o cérebro encontre outros caminhos para o pensamento percorrer. Além disso, aposte na intuição, que nada mais é do que um tipo de raciocínio dissociado da linguagem. Ela conta com conhecimentos prévios e internalizados para levar você a decisões sábias e, por vezes, originais.

Fomentar a criatividade tem a ver com posturas mais subjetivas, como ser positivo na realização das suas tarefas. O arquiteto que se predispõe a fazer dar certo, com atitude positiva, dá um passo significativo rumo a projetos frutíferos. Aceitar a possibilidade do erro e permanecer confiante, mesmo diante da reelaboração de ideias antes de entregar o produto final ao cliente, também é fundamental.

Como aprimorar a sua personalidade 

Desenvolver uma personalidade enquanto profissional, ainda que sempre respeitando a persona e os desejos do cliente, é uma ótima maneira de se fixar no mercado. Embora a rotina pesada de trabalhos no escritório nem sempre permita o investimento no tempo necessário para alcançar essa identidade, é importante dedicar algum momento para pensar nisso.

Uma ideia é separar cerca de uma hora por semana para repensar o que o levou até a arquitetura e elaborar uma definição conceitual sobre sua visão de mundo profissional, bem como sobre a proposta da empresa. Anote no papel: o que diferencia seu escritório dos demais? Em que tipo de arquitetura acredita? Qual é a proposta e o tipo de relação que pretende construir com os clientes?

Essa fase conceitual é a base para se pensar depois em estratégias concretas de marketing que vão destacar você da concorrência. Por isso, invista nela, mesmo que possa dedicar apenas pouco tempo por dia a esse projeto. Para tanto, a fase de coleta de referências é essencial, pois ela ajuda você a, por comparação, delimitar o que quer e o que não quer com seu trabalho.

Associado a isso, há algumas características típicas dos bons arquitetos que você deve levar em consideração na hora de consolidar a personalidade da sua empresa. Acompanhe, a seguir, atitudes que ajudam a alcançar o sucesso profissional na decoração de interiores.

Tenha foco

Profissionais de sucesso sabem que cada projeto é único. É preciso respeitar a demanda do cliente e dedicar-se à proposta com afinco e paixão. Além do mais, é importante ter cuidado com os detalhes, já que, na arquitetura, eles fazem toda a diferença.

A escolha certa dos materiais, a elaboração e interpretação correta das plantas e questões relacionadas ao acabamento das instalações são exemplos de detalhes que merecem bastante atenção. Portanto, tenha foco e lembre-se de que essa é uma das principais características dos grandes profissionais.

Domine a tecnologia

Há muitos cursos, softwares, aplicativos e redes sociais voltadas ao ramo. Ser adepto às novas tecnologias e conhecer o que há de novo no setor ajuda a otimizar o trabalho e a estar a par das tendências. O Gypsum, por exemplo, calcula a quantidade de material para paredes, forros e revestimentos em drywall.

Já o Roomle é um aplicativo gratuito que permite a criação de plantas e projetos on-line. Além desses apps, é claro, existe uma variedade de alternativas destinadas aos arquitetos, como os famosos AutoCAD 360, Construct App, PadCAD, Visuartech e RoomScan Pro.

Respeite as tendências

Arquitetos de sucesso sabem decifrar as tendências. Por isso, ainda que ousem nas suas propostas, sempre as conjugam aos apelos da época, a exemplo da inserção de materiais naturais e de tecnologia avançada em projetos da decoração contemporânea, na qual o conceito de sustentabilidade não pode mais ser desprezado.

A tendência de que caminhemos para a elaboração de casas inteligentes, que otimizem o tempo dos moradores e reduzam o gasto com energia, parece ser indiscutível. Grandes obras, como o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, confirmam isso.

Invista no aprendizado contínuo

Essa é a característica número um de todo bom arquiteto. Você já pode ter se formado há algum tempo, mas lembre-se de que sempre há espaço para o aprendizado. Buscar constantemente informações sobre o tema, por meio de artigos específicos ou do noticiário, bem como ouvir colegas de trabalho, estagiários e clientes, facilita o desenvolvimento do conhecimento.

Aproveite a oportunidade para se conectar no dia a dia ou virtualmente a grupos de profissionais que tenham o mesmo interesse pela arquitetura. O aprendizado funciona melhor quando é formado em redes e engloba pessoas de diferentes perfis e pontos de vista.

Como elaborar a persona do seu cliente

Assim como qualquer outra empresa, um escritório de arquitetura precisa ter uma ideia clara da persona antes de investir na produção. Mas você entende bem o significado desse termo? Persona é a imagem ideal e fictícia do cliente. Ela é fundamental para entender o comportamento e as motivações de quem contrata a empresa e é delimitada a partir de dados concretos sobre o perfil da clientela.

Dessa forma, antes de produzir conteúdo ou desenvolver novos produtos e propostas, é necessário compreender com quem a empresa se comunica. Para fazer isso, o ideal é começar pela base de clientes da marca. Ainda que haja diferença entre eles, é possível encontrar nesses dados informações que levem a uma definição justa da experiência do cliente e às características gerais dele.

Ao contrário do público-alvo, a persona apresenta traços mais personalizados que ajudam a entender os anseios e os desafios de quem compra. Assim, a abordagem fica mais humanizada, o que auxilia a produzir conteúdo ou projetos que possam, de fato, atender às demandas do grupo.

Costuma-se definir para a persona nome, profissão, condição econômica, estado civil, idade, objetivos e problemas. Embora seja comum que um negócio gire em torno de mais de um perfil, o ideal é limitar o número de personas para impedir que a estratégia perca o foco e, assim, a eficácia.

O resultado desse tipo de iniciativa é favorável à empresa, pois ajuda na construção do estilo de comunicação, na elaboração dos temas a serem abordados, na definição de objetivos e em outros aspectos que envolvem estratégias de marketing. Após levantar os dados sobre a persona, certifique-se de que consegue definir informações básicas sobre ela, como:

  • assuntos de interesse;

  • características físicas e psicológicas;

  • nível de escolaridade;

  • rotina doméstica e de trabalho;

  • principais anseios e dificuldades;

  • expectativa em relação à sua empresa.

Além de obter dados na base de clientes da marca, é possível obter tais informações por meio de entrevistas a alguns clientes. A empresa pode garantir benefícios ao comprador que topar responder a perguntas e ajudar na coleta de dados. Material coletado, compartilhe a informação com toda a empresa e prepare a produção tendo essa pessoa fictícia em mente.

Por último, fique atento a alguns erros comuns ao adotar a estratégia. Além de não criar personas em excesso, certifique-se de que as conclusões obtidas baseiam-se em fatos concretos, e não em achismos. Por isso, colete dados importantes, mas não se atenha a pormenores que possam complicar o processo sem trazer grandes benefícios.

Essa estratégia é fundamental para qualquer empresa que deseja comunicar-se bem com seus clientes. É, portanto, essencial também para profissionais da arquitetura. Saber qual é o perfil do seu cliente vai ajudar a propor projetos criativos, bem-sucedidos e de acordo com o perfil do consumidor.

Como planejar a marca do arquiteto na decoração de interiores

Transmitir bem os conceitos e valores da empresa é essencial para conquistar clientes. Além de utilizar a arquitetura emocional para desenvolver sua marca, que é quando se relaciona marketing e arquitetura para a otimização da comunicação com o cliente por meio de determinados elementos, como objetos, móveis, cores e iluminação, é preciso planejar atentamente vários aspectos da marca no design de interiores.

Valorizar a marca garante que você consiga indicar aos consumidores quais são as particularidades dela. É possível mostrar, assim, quais elementos diferem a empresa dos concorrentes, o que dá bases de comparação ao cliente, que tem mais recursos para escolher a melhor opção.

Dessa maneira, em vez de comparar apenas os preços, o consumidor tem uma identidade, e seus valores, para colocar na balança antes de optar pela empresa ou pelos concorrentes. Criar uma marca consistente também ajuda a definir o nicho de mercado, medida essencial para aumentar o rendimento do escritório.

O ideal é pensar no aspecto visual, bem como na experiência que a marca proporciona. Em relação ao primeiro tópico, desenvolver logotipo, website e afins com dados consistentes de paleta de cor, fonte, textura e outros elementos visuais é extremamente importante.

Em relação ao logo, é necessário certificar-se de que ele efetivamente transmite a proposta da empresa por meio da ajuda de profissionais. Além disso, é necessário testá-lo nas mais diversas circunstâncias, como em mídias impressas ou on-line, em formato pequeno ou grande. Anotar e sistematizar as normas de uso é importante, já que a regra de ouro para a construção visual da marca é a consistência.

Da mesma forma, é necessário definir com coerência a paleta de cores e as fontes usadas. Recomenda-se a utilização de não mais de três fontes para o material de marketing. Lembre-se de que a letra destinada ao corpo dos textos precisa, sempre, ser facilmente legível.

Já a experiência de marca se relaciona a como você mesmo e também os outros enxergam a empresa. Aqui, a regra é ser transparente sobre a sua proposta, seu estilo e o que de fato pode oferecer aos consumidores. O importante é mostrar a sua verdadeira vocação, de maneira a atrair clientes que realmente se identifiquem com a sua empresa.

Para definir a identidade da marca, pergunte-se:

  • Quais são os seus valores reais? Tente entender os fundamentos que vão nortear as suas ações no mercado;

  • Qual é a sua principal meta? Você pode ter iniciado a empresa para alcançar objetivos específicos, como desenvolver uma linha própria ou trabalhar para grandes companhias;

  • Quais são as suas reais especialidades, quando comparadas com as da concorrência? Como arquiteto, você deve ter áreas de interesse nas quais tenha excelência. Pode ser a decoração moderna, contemporânea ou outros estilos, por exemplo;

  • Como você já é percebido pelo mercado? Pesquisar o que clientes acham de você pode ser uma boa alternativa para identificar pontos fortes.

Ter a consciência exata do que sua marca representa e do que você quer que ela signifique para seus consumidores, bem como saber de que maneira transmitir isso visualmente de forma consistente, é o caminho para construir uma identidade que vai ser reconhecida e valorizada pelo mercado.

Como utilizar o marketing digital no design de interiores

É claro que, hoje em dia, não basta estar presente nas mídias tradicionais, como revistas, jornais ou televisão. Estar nas redes on-line é imperativo para qualquer empresa, inclusive para quem trabalha com design de interiores. Por isso, para finalizar este conteúdo sobre como se destacar no mercado com criatividade e personalidade, vamos apresentar a você estratégias de marketing digital.

Por meio delas, é possível atrair novos clientes, restabelecer o vínculo com antigos compradores, reforçar a presença da marca e otimizar os lucros da empresa. A partir desse trabalho on-line, fica também mais fácil mensurar o grau de retorno de cada iniciativa, bem como realizar adaptações sempre que necessário para melhorar o alcance das estratégias de marketing.

Entenda a importância da rede

Segundo pesquisa da Social Miner, 75,7% das pessoas consultam preços na internet antes de efetivar uma compra. Além disso, a presença dos brasileiros nas redes sociais é esmagadora, mais de 100 milhões segundo a TIC Domicílios, o que justifica as iniciativas de marketing no ambiente on-line.

Esse meio de comunicação influencia toda a jornada de compra do consumidor, desde a primeira interação com a marca, pesquisa sobre a reputação, interação e recomendação a amigos até o ato de compra em si. Cuidar e expandir, portanto, a presença de uma empresa na vida on-line de seus consumidores é essencial para qualquer iniciativa.

Conheça estratégias de marketing digital

O primeiro passo é identificar o cenário atual da empresa no setor. Pense: já há, em andamento, alguma estratégia de marketing digital? Como é o retorno? Há chance de ampliá-lo? Quais canais são os mais adequados à sua empresa? Como adaptar as iniciativas ao perfil das personas?

Em seguida, é necessário identificar objetivos específicos, como melhorar o ranqueamento em sites de busca, fidelizar clientes ou diferenciar-se dos concorrentes. Lembre-se, sempre, de levar em consideração as personas delimitadas em seus estudos.

Produção de conteúdo para blogs e sites

Um forte aliado do marketing digital é a produção de conteúdo, que ajuda a oferecer aos clientes ou potenciais compradores informações relevantes que levem em consideração os desafios que esse público enfrenta, bem como mostra maneiras de resolver tais problemas.

Empresas que oferecem conteúdo on-line de qualidade em blogs, sites ou perfis nas redes sociais aumentam suas chances de fortalecer a marca e conquistar clientes.

E-mail marketing

Outra dica é investir no e-mail marketing, que é quando se envia mensagens para contatos comerciais a fim de fortalecer a presença da marca e a comunicação com os clientes. Esse método é muito eficiente, pois é um canal de mensagens direto com o consumidor.

Para que seja efetivo, recomenda-se construir uma lista de e-mails a partir de um bom software, criar formulários de inscrição para interessados em se comunicar com a empresa a partir desse canal e investir em conteúdo de qualidade.

SEO

Ao mesmo tempo, é essencial investir no SEO, que é a otimização para mecanismos de busca. Um conteúdo é otimizado a partir de elementos internos, como o uso correto de título, linkagem, heading tags e meta-descrição, e elementos externos, como links recebidos, tempo de carregamento do site e parâmetros de segurança.

Quando se trata de marketing de conteúdo, há muito o que se pensar, e essas são informações centrais para quem quer desenvolver o setor em alguma empresa. A tarefa pode parecer dispendiosa, mas é fundamental para se destacar no mercado atual.

Como vimos, há várias demandas que precisam ser pensadas se o objetivo é desenvolver a marca e estabelecer-se criativamente e de maneira personalizada no mercado de decoração de interiores. É preciso pensar em como entregar produtos e serviços originais ao consumidor, assim como definir atentamente a personalidade das personas que interagem com seu negócio. 

Além disso, os tempos atuais demandam o domínio das novas tecnologias e o constante aprendizado na área de atuação. É preciso criar uma marca forte e divulgá-la com eficiência no ambiente on-line.

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