O que não deve faltar no quarto de hóspedes?

Se você recebe visitas com frequência, é sinal de que existem muitas pessoas queridas em sua vida. Por isso, aproveitar um cômodo vago para a instalação de um quarto de hóspedes é fundamental para que a estadia de amigos e familiares seja cada vez mais especial e para que se sintam à vontade em sua casa.

No entanto, sabemos que muitas pessoas não têm o costume de receber visitas durante todo o ano. A solução é organizar o espaço de modo que seja funcional, tanto para os visitantes quanto para os moradores. Afinal, não é porque a casa está sem visitas que você não poderá utilizar o ambiente para relaxar.

Pensando nisso, é viável elaborar um local do qual você também possa desfrutar. Existem muitas ideias para isso, como instalar uma TV para criar uma sala mais confortável, colocar uma estante com livros para montar um cantinho de leitura e uma escrivaninha para transformar a área em escritório ou sala de estudos.

Na hora de planejar um ambiente repleto de beleza e funcionalidade para os hóspedes relaxarem e se sentirem acolhidos, alguns detalhes são essenciais. Confira os principais neste post que preparamos para você!

Invista em uma cama confortável

O elemento primordial de um quarto de hóspedes é a cama. Em primeiro lugar, verifique se o cômodo comporta um modelo grande e confortável. Só aí poderá decidir qual tipo de móvel comprar. Por exemplo: se for um ambiente pequeno, o ideal é investir em um sofá-cama que é funcional, não ocupa tanto espaço e pode ser aberto apenas quando você receber hóspedes.

Agora, se o ambiente for mais amplo, a ideia de colocar uma cama queen faz mais sentido. Contudo, é interessante pensar que você pode receber amigos que não sejam necessariamente um casal. Em vista disso, é interessante considerar a instalação de duas camas de solteiro. Assim, fica mais simples juntar ou separar as peças, dependendo da situação.

Acrescente tapetes ao quarto de hóspedes

Tapetes são elementos essenciais na decoração. Eles deixam o ambiente mais aconchegante, protegem a superfície do piso, ajudam a delimitar espaços e contribuem para a garantia de conforto térmico no quarto.

A utilização de tapetes é indicada para manter uma temperatura mais agradável, principalmente quando o projeto conta com a presença do ar-condicionado. O tapete tende a manter a temperatura do ambiente, em comparação com o piso frio, assim poupando o gasto de energia.

 

Elabore um ótimo espaço de circulação

Centralizar a cama no cômodo dá oportunidade para o visitante escolher em qual lado vai se deitar. Sem contar que essa disposição cria um aspecto de amplitude no quarto.

Ainda, deixe o guarda-roupas de lado e prefira uma arara de chão junto com uma mobília que tenha algumas gavetas. Assim, o visitante pode tirar as roupas das malas e se sentir em casa.

Lembre-se de instalar uma bancada. Ela ocupará menos espaço e servirá como um apoio para as bagagens. Quando não estiver utilizando essa superfície para acomodar os visitantes, poderá aproveitá-la para seus estudos ou trabalho.

Tenha opções de entretenimento

É bem comum seus convidados desejarem passar um tempo sozinhos ou não conseguirem pegar no sono durante a noite. Embora as pessoas se distraiam muito bem com seus tablets e smartphones, é agradável preparar uma estante com variados estilos de livros e revistas recentes. Se possível, vale até deixar um aparelho de TV à disposição para ajudá-los a relaxar.

Aposte em mesa de cabeceira

A combinação de mesa de cabeceira com uma luminária ajuda a proporcionar um ambiente mais acolhedor ao quarto de hóspedes. Se você quiser utilizar uma peça mais funcional, adquira um puff em vez de apostar no tradicional criado-mudo.

De qualquer forma, é importante que os visitantes tenham um local para depositar seus óculos e o celular ao lado da cama. Nesse espaço, você também pode deixar uma moringa com água e uma pequena bandeja com doces e cereais, como um mimo para quem chega.

Garanta lençóis, cobertas e toalhas em boas condições

Providencie toalha de banho e de rosto para cada hóspede. Inclusive, além dos travesseiros, lençóis e cobertores existentes, deixe algumas peças extras no quarto. Isso vai ajudar caso os convidados precisem no meio da noite e se sintam constrangidos em pedir para você.

Crie uma decoração simples

Antes de tudo, entenda que o projeto do quarto de hóspedes não deve destoar do restante da casa. Portanto, se o estilo da sua residência é moderno, rústico, contemporâneo ou clássico, crie um projeto decorativo que remeta ao tema.

Como o quarto é um local de relaxamento, optar por uma decoração simples é primordial para garantir um ar mais acolhedor. Uma boa solução é utilizar cores neutras e iluminação com lâmpadas amarelas. Também faça um arranjo com algumas flores para decorar e coloque-o em uma jarra com água sobre a bancada.

Instale uma escrivaninha

Às vezes, alguns hóspedes podem querer usar o notebook para trabalhar durante a estadia. Por isso, a instalação de uma escrivaninha é imprescindível. Inclusive, serve também como um ótimo apoio para as malas e outros pertences.

Para não ocupar muita área no quarto, optar pela bancada planejada é uma excelente alternativa. Se quiser otimizar ainda mais o espaço, aposte em um puff ou um banco. Além disso, lembre-se de deixar a senha da rede wi-fi da sua casa à vista.

Prepare um kit de banheiro

Quando nos acomodamos na casa de parentes ou de amigos, o mínimo que esperamos é que o banheiro tenha os itens básicos, como shampoo, condicionador, sabonete líquido e pasta de dentes, não é mesmo?

Claro, além desses elementos indispensáveis, deixe disponíveis outros artigos: algodões, cotonetes, secador de cabelos e uma ou duas escovas de dente extras, caso alguém tenha esquecido de levar.

O que não faltam são detalhes para tornar a estadia dos seus amigos e familiares mais confortável. É importante levar em consideração o seu gosto pessoal perante os visitantes para criar um quarto de hóspedes agradável e acolhedor.

Você gostou destas dicas para aplicar em sua casa ou apartamento? Aproveite a visita e assine nossa newsletter para receber as atualizações em seu e-mail!

Foto do projeto de Suíte Arquitetos