Passo a passo: como fazer a decoração do quarto de bebê

Cuidar da decoração do quarto de bebê pode parecer tarefa simples, mas, para fazê-lo com eficiência, é preciso levar em consideração algumas questões que ajudam a unir estilo e funcionalidade ao design do ambiente. Sendo assim, é preciso pensar bem nos móveis, nas cores e em outros objetos importantes, como os tapetes e carpetes.

Além do mais, é preciso deixar disponível na habitação acessórios que fazem toda a diferença na hora de garantir a segurança. Quer aprender como pensar na decoração do quarto de bebê nos mínimos detalhes, criando um local bonito e aconchegante? Acompanhe nosso passo a passo a seguir e conheça as dicas que preparamos para você sobre o tema.

Defina o estilo do quarto de bebê

O primeiro passo em qualquer planejamento é definir o estilo que se quer empregar no quarto. Para tanto, é importante pensar qual é a sensação que você quer imprimir no ambiente tanto para a criança quanto para os visitantes. Além disso, pode-se pensar nas características de outros lugares da casa para buscar uma harmonia maior com todo o lar.

Embora o desejo por um clima aconchegante e confortável seja uma constante, há aqueles que preferem investir em estilos mais lúdicos, com a temática de animais ou a marcenaria colorida, por exemplo, enquanto outros preferem locais com uma decoração mais clean. Veja algumas opções de estilo a seguir.

Minimalista

Objetos em cores sóbrias e superfícies lisas fazem parte do estilo, caracterizado pela utilização de elementos essenciais para compor o espaço. Não pode haver, portanto, excesso de informação com produtos ou elementos da decoração que sejam desnecessários. Assim, no estilo minimalista, menos é mais.

A proposta é elegante e gera uma sensação de limpeza visual que ajuda a transmitir a ideia de paz e refúgio. Com ela, é possível definir não só a decoração do quarto de bebê, mas toda uma filosofia de vida que tem a ver com o desapego e a valorização do afeto e do que realmente importa na vida da família.

Uma dica para garantir a leveza típica de locais decorados com o estilo é investir no uso abundante da iluminação natural, bem como na utilização de persianas e cortinas na decoração feitas em tecidos leves.

Romântico

Marcado pela delicadeza, o estilo romântico é uma boa opção para associar uma ótima estética da decoração com o bem-estar das crianças, já que sua principal característica é primar pela beleza ao mesmo tempo em que propõe espaços mais íntimos. Ao contrário do estilo minimalista, o romântico dialoga com objetos bem trabalhados e móveis com traços curvilíneos.

Peças-chave no modelo são os estofados, seja nas poltronas, nos bancos ao pé da cama ou em encostos. Além de requintados, são superconfortáveis e, por isso, perfeitos para quartos de bebê — garantem estilo, conforto e segurança. O visual aceita bem estampas florais e tecidos como a seda, a renda, o tricô e o crochê.

Aposte também em jarros de flores e em guarda-roupas e móveis semelhantes que dialoguem com a linguagem. Devem, para isso, ser ricos em detalhes e ter puxadores bem trabalhados. O estilo é sofisticado e garante sensação de suavidade e requinte ao ambiente.

Colorido

Ideal para aqueles que querem construir um quarto alegre e descontraído. Nesse estilo, é possível investir na decoração de bichinhos, marcenaria colorida e em outros detalhes lúdicos. Aqui, pode-se empregar cores fortes ou papéis de parede com estampas de borboleta, anjinhos etc. 

Embora seja recomendada a utilização de cores vibrantes, lembre-se de fazê-lo com moderação, de maneira a respeitar a harmonia, fugir de um efeito exagerado e, principalmente, evitar o excesso de estimulação visual no quarto do bebê. Para ousar, use combinações de cores diferentes, como marrom com vermelho ou roxo e laranja. 

Outra dica é inserir quadros lúdicos e tapetes estilosos para combinar com a decoração, bem como colocar nichos e acessórios estampados.

Náutico

Que tal investir em um estilo que nunca sai de moda e é muito elegante? O náutico remete à calma, à alegria e à paz que associamos a ambientes marítimos e aposta em cores clássicas como o azul e o branco. Também não podem faltar estampas listradas e acessórios relacionados com a vida no mar.

Esse tipo de proposta vai muito bem tanto para o quarto de meninos quanto para o de meninas. Cores neutras como o nude e o bege harmonizam a decoração e representam a areia, enquanto o vermelho garante o toque final para esse tipo de cenário. Para assegurar um aspecto amoroso ao local, pode-se encomendar uma boia de pelúcia com o nome do bebê. 

O artefato fica bonito quando colocado em cima de algum móvel, como a cômoda. Associe a ele outros acessórios em formato de barco, âncora, conchas e estrelas do mar. Para a decoração, prefira uma mobília de madeira ou vime.

Escolha os móveis

Alguns tipos de móveis não podem faltar na decoração do quarto de bebê. Eles são essenciais para garantir a funcionalidade da habitação e, por isso, ajudam a família a cuidar da criança de maneira prática e eficiente. Além do mais, garantem o conforto das pessoas e dão o toque especial no estilo escolhido para compor o lugar.

Na hora de escolher os móveis, também é importante pensar na segurança e na qualidade deles. Outro detalhe é sempre analisar o espaço disponível, já que a decoração de quarto pequeno não pode ser exatamente a mesma daquela usada em lugares maiores.

Afinal de contas, é necessário haver espaço para que as pessoas possam circular com tranquilidade, principalmente diante de eventuais urgências que acompanham o trato diário da criança. Por isso, independentemente do quarto do bebê ser grande ou pequeno, o ideal é pensar com cuidado na disposição do mobiliário.

Para não errar, a principal dica é saber as medidas da habitação e pensar nas possibilidades de planejamento dos objetos no local. Com isso em mente, lembre-se sempre de pesquisar também as medidas dos móveis que pretende levar antes de efetivar a compra.

Monte o projeto com antecedência, para se certificar de que tudo estará pronto quando o bebê chegar, e avalie a possibilidade de fazer móveis planejados, caso não encontre nas lojas exatamente aquilo que você precisa. Veja abaixo os principais tipos de móveis que não podem faltar no quarto de bebê.

Berço

A peça acompanhará a criança por, em média, dois anos. Para garantir sua segurança, é essencial comprar apenas os produtos que contenham o selo do Inmetro. Além disso, fique atento a alguns detalhes que evitam acidentes:

  • as bordas do berço precisam ser arredondadas para que não haja risco de corte;
  • o espaçamento entre as grades não pode ser muito grande, já que existe o risco de que a criança fique presa nele e se machuque. Recomenda-se que o espaço não ultrapasse os 6,5 centímetros;
  • a grade precisa ser fixa ou conter travas resistentes;
  • a altura mínima entre o colchão e a grade deve ser de 60 centímetros. A medida ajuda a evitar eventuais quedas;
  • o berço não deve conter nenhum elemento que possa se soltar ou machucar a criança. Assim, verifique o objeto em toda a sua extensão.

Além desses detalhes, lembre-se de pensar nas características do colchão que vai acompanhar o berço. Ele precisa ter qualidade, ser firme e se ajustar perfeitamente no leito, de maneira que não se formem espaços entre ele e as laterais. Depois de pensar na segurança, é só escolher um modelo que combine com o estilo de decoração escolhido, já que esse é um dos principais móveis presentes no quarto de bebê.

Cômoda

A cômoda de roupas, que também pode servir como fraldário, precisa ser bonita, confortável e espaçosa para garantir o aconchego do bebê e do cuidador. Se o objeto for grande, fica mais fácil trocar as fraldas, já que se consegue, assim, colocar por perto todos os apetrechos necessários, como pomadas, roupas e lenços.

Também é importante verificar se a peça é pesada o suficiente para que não haja o risco de ela se virar quando o bebê começar a engatinhar. Como o berço e qualquer outro objeto em casas onde haja crianças, a cômoda precisa ter as quinas arredondadas e não portar nenhuma superfície cortante.

Além disso, quanto mais gavetas o objeto tiver, melhor. Afinal, é ali que serão guardadas todas as peças de uso diário, como calças, vestidos, panos de higiene e pacotes de fralda. Quanto ao estilo, lembre-se de que ele precisa conversar com o dos demais móveis, a exemplo da poltrona e do berço.

Poltrona

Lembre-se de testar várias opções de cadeiras ou poltronas, pois a principal função desse tipo de objeto é oferecer conforto aos pais ou cuidadores. Se for de boa qualidade, esse móvel pode durar anos e acompanhar todo o desenvolvimento da criança, da época da amamentação até o momento de contar histórias ao pré-adolescente.

Na hora de avaliar o conforto, verifique se o móvel apresenta um bom suporte para a região lombar. Do mesmo modo, a altura dos braços da poltrona precisa estar adequada e ser agradável a quem for utilizá-la com mais frequência. Não se esqueça também de que costas e cabeça devem ficar totalmente apoiadas durante o ato da amamentação.

Os modelos com banquetas e pufes para os pés ajudam a otimizar o conforto. Ademais, é essencial pensar no revestimento do objeto, que precisa ser fácil de limpar. Avaliar isso ajuda a manter a habitação do bebê sempre limpa e cheirosa. 

Eleja uma paleta de cores para o quarto de bebê

Sobre as cores do quarto, o fundamental é entender que as tonalidades escolhidas influenciam bastante o clima do lugar e as sensações que as pessoas e o bebê vão sentir ao estar ali. As cores na decoração são uma linguagem responsável por transmitir ideias e sentimentos, por isso investir na escolha certa delas é muito importante.

A paleta de cores deve conversar com o estilo empregado e o mobiliário, e os pais precisam definir de maneira consciente quais são as sensações centrais que querem incentivar. O rosa e o azul, por exemplo, são cores que têm a ver com a tradição nesse tipo de decoração e, por isso, transmitem estabilidade e segurança.

Entretanto, para usar essas cores e não cair no óbvio, pode-se associá-las a outras tonalidades, como o cinza e o verde-claro. O lilás faz uma ótima composição com o rosa. Ele transmite conforto e a ideia de espiritualidade, além de ficar muito interessante nesse tipo de decoração.

Já o clássico azul dá a sensação de tranquilidade e criatividade e pode ser combinado com tons neutros como o bege. Agora, se a ideia é investir no estilo minimalista, aposte no branco. Além de ser um bom suporte para qualquer outro tipo de cor, ele ilumina o ambiente e amplia a sensação de espaço.

Algumas outras boas combinações para a paleta de cores são:

  • bege, cinza e branco. Mistura elegante e perfeita para quartos modernos e unissex;

  • branco e vários tons de roxo, do violeta ao lilás. A combinação remete à ideia de intuição e meditação, além de ser sofisticada;

  • azul, marrom e vermelho. É preciso cuidado na hora de combinar essas cores para que não haja excessos. Se bem feito, o resultado é elegante, e o vermelho dá o toque de vivacidade responsável por conferir um diferencial à composição.

Para não errar na hora de combinar as tonalidades, lembre-se de que, de maneira geral, as cores quentes (como o laranja, o vermelho e o amarelo) trazem energia e vivacidade. Podem e devem ser usadas, mas com comedimento, para não excitar em excesso a criança em sua hora de descanso. 

Já as cores frias, como o azul, o verde e o violeta, geram a sensação de relaxamento, tranquilidade e paz. O verde, em especial, confere a ideia de saúde e crescimento pessoal, além de favorecer a concentração. As tonalidades clássicas do azul, por sua vez, são boas para a intuição e o raciocínio.

Com essas dicas, é possível associar tradição a ousadia na hora de escolher a paleta de cores do quarto do bebê, bem como pensar nas sensações que se quer transmitir. Além disso, o ideal é fazer alguns testes e experimentar as combinações com a ajuda de um profissional de design de interiores para garantir o estabelecimento de uma sensação harmônica e agradável na habitação.

Escolha tapetes e carpetes para a decoração do quarto de bebê

Os benefícios do tapete e do carpete são muitos para uma habitação, como conforto, segurança, bem-estar e beleza. Além disso, eles ajudam a manter a temperatura ambiente e a economia de energia, já que interferem na troca de calor com o chão. Para inseri-los no quarto de bebês, é preciso ter especial atenção para a qualidade do produto.

Por isso, fique atento às características desse objeto. Há no mercado modelos que são antichamas, antiestáticos e antialérgicos e que, portanto, são ideais para compor a habitação das crianças. Uma dica é investir em tapetes sintéticos, como os de nylon, ou em outros modelos que também tenham ótima qualidade. Veja algumas informações básicas sobre dois materiais interessantes para esse tipo de decoração.

Nylon

O Nylon Antron 6.6 é prático, tem fácil manutenção, não desbota e nem encolhe com o tempo. Além disso, é um ótimo isolante acústico, característica fundamental em quartos de bebê. Esse material ajuda a abafar o som de pessoas caminhando no lugar, o que pode evitar acordar a criança em momentos indesejados.

Além disso, ele é agradável, transmite sensação de conforto — já que tem textura semelhante à da seda — e, ao mesmo tempo, funciona como excelente isolante térmico, podendo auxiliar na manutenção da temperatura do ambiente. Associado a isso, o material ajuda a evitar quedas e possíveis acidentes.

Outra vantagem desse modelo é a grande variedade de estampas disponíveis no mercado, bem como de texturas e estilos. Ele também é muito maleável e resistente a abrasão. Vale lembrar que essa é a fibra sintética de maior resistência no mercado. Ela suporta bem o peso dos móveis e, de quebra, não amassa com facilidade.

Esse é outro modelo bastante resistente e durável. É um material confortável e luxuoso que ajuda a manter a temperatura ambiente e tem toque macio. Os modelos de pelagem curta facilitam a manutenção. Por isso, prefira tapetes com pelos de, no máximo, 8 milímetros de altura.

Para manter a vida útil desse tipo de objeto, é necessário preservar a peça com o cuidado que ela merece, colocando-a em locais indicados para cada modelo do produto. Além do mais, limpar corretamente tapetes é imprescindível se o objetivo é preservá-los. Outra ideia é fazer a impermeabilização do material antes de inseri-lo no quarto e buscar por produtos antiderrapantes.

Lembre-se também de que os tapetes são peças-chave da composição e arrematam com elegância e estilo qualquer decoração se bem aplicados. Por isso, não se esqueça de avaliar a maneira como eles dialogam com outros elementos do lugar, como as cores das paredes e os estilos dos móveis.

Conheça outros acessórios que você vai precisar

Há itens que são essenciais para deixar o ambiente mais funcional. Na correria de escolher o melhor para a decoração do quarto de bebê, você pode se esquecer de alguns deles, por isso aqui vão algumas dicas sobre esses acessórios.

Protetores de berço

Eles servem para proteger o bebê do contato com as grades do berço e, de quebra, fazem parte da decoração. Podem ser vendidos separados ou em kits. Há protetores para as laterais e a cabeceira, bem como a “saia”, peça exclusivamente decorativa que serve para esconder o estrado.

Mais um produto útil são os protetores de colchão. Usados embaixo do lençol, eles servem para impedir que o leito absorva líquidos como o xixi ou o leite. Os mosquiteiros também são produtos essenciais que fazem parte dessa categoria.

Embora os protetores de berço possam ajudar, e muito, não se esqueça de procurar por kits de qualidade. Antes de colocar as peças no berço, é preciso se certificar de que nenhuma delas possa causar eventuais riscos à criança. Protetores inapropriados podem facilitar acidentes como sufocamento, arranhões ou alergia. 

Por isso, lembre-se sempre de avaliar bem o produto antes de colocá-lo na caminha do bebê e lave com frequência todos os itens para evitar o acúmulo de poeira.

Kits de troca de fraldas

Antes de começar a limpar o bebê, o ideal é higienizar as mãos e fazer um checklist dos seguintes materiais:

  • fralda;

  • água morna;

  • pomada antiassadura;

  • algodão;

  • toalhinha;

  • peça extra de roupa;

  • lenço umedecido;

  • álcool em gel para limpar as mãos.

Além disso, você pode investir em objetos para guardar de maneira organizada todos esses produtos. Há no mercado kits com potes para armazenar fraldas, água, álcool etc. E, para completar, não se esqueça de uma boa bolsa ou mochila com vários compartimentos para que você possa levar tudo isso consigo na hora de sair.

Almofada para amamentação

Para terminar, não se esqueça de deixar no quarto uma almofada para amamentação. O acessório é importante para o conforto da mãe e do bebê, desde que escolhido de maneira adequada. Para fazê-lo, é preciso investir em um produto de qualidade e atentar-se a algumas dicas.

Primeiro, o produto precisa ser no formato de u e se encaixar confortavelmente na cintura da mãe. Além disso, ele deve ser largo o suficiente para apoiar todo o corpo do bebê de maneira segura. Lembre-se também de que o material do qual ele é feito precisa ser fofinho e suave. O ideal é que o produto tenha um zíper para que seja possível retirar a capa e lavá-la com frequência.

Com as medidas, além de garantir o aconchego do bebê, você impede uma má postura corporal e evita dores de coluna que podem aparecer com o tempo. Ademais de procurar em lojas especializadas, você pode mandar fazer o seu de acordo com as suas medidas e necessidades, mas não se esqueça de testar a almofada e optar sempre pelo conforto em primeiro lugar.

E aí, gostou do passo a passo sobre como fazer a decoração do quarto de bebê? Com ele, vimos como pensar no estilo da habitação, bem como escolher de maneira segura e consciente os móveis e acessórios mais importantes do quarto. Além do mais, conseguimos entender o impacto das cores no design e como elas podem influenciar a definição do clima que queremos transmitir a esse aposento.

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite e baixe nosso e-book sobre como unir decoração e segurança no quarto infantil!