Tipos de tapetes para a sala: como escolher o ideal?

O tapete é uma peça fundamental para a sua sala, e a escolha dele deve ser feita com muito cuidado e atenção. Mais do que uma peça de decoração, ele tem potencial para agregar sofisticação, requinte e conforto para todos os moradores da casa.

Existem inúmeros tipos de tapetes para a sala e, para ajudar nessa escolha, separamos algumas dicas para você escolher o ideal. Também tratamos do material nylon 6.6 da Antron, que tem potencial para agregar qualidade, design e fácil manutenção para o cômodo. Confira!

Conheça os tipos de tapetes para a sala

É importante que você conheça diversas opções de tapetes para ter certeza de que está fazendo a escolha correta. Para a sala de estar, o número é bastante grande, pois eles variam de formato, tamanho, cores, espessura e material.

Como a sala de estar é um ambiente de grande circulação, os fios sintéticos são os mais indicados. Eles são fáceis de manter e têm alta durabilidade. Existem os de nylon, poliéster e polipropileno, sendo que o primeiro apresenta maior durabilidade e variedade de modelos, formatos e cores. Além disso, os tapetes de nylon, 6.6 da Antron têm material com alta tecnologia e são antialérgicos, antichamas e antiestáticos.

Quanto ao tamanho, uma boa solução é escolher uma empresa que faça tapeçarias personalizadas. Assim, você terá maior liberdade para escolher o tamanho certo para a sua sala. Se a ideia é ampliar o ambiente, escolha modelos em que os móveis fiquem completamente em cima do tapete.

Para os menores, sempre deixe os móveis, pelo menos, 20 cm por cima do tapete. Os modelos redondos não precisam seguir essa regra, mas o tamanho deve ser compatível com o cômodo e a disposição dos móveis.

No caso do formato, você terá que escolher entre os retangulares, quadrados, redondos ou arredondados. Os quadrados e retangulares devem seguir a regra do tamanho especificada acima, enquanto os redondos ficam bonitos posicionados no centro da composição da mobília ou onde apenas um dos móveis fique sobre ele.

A espessura é outro ponto que deve ser pensado. No caso da sala, os modelos de pelo alto ou baixo ficam bonitos. Então, dependerá de uma escolha pessoal e da decoração. A espessura é a medida da base do tapete até a ponta da fibra. Escolha, segundo a forma, o ambiente onde será usado, se para relaxamento ou para momentos sociais, já que os mais felpudos exigem maior cuidado de manutenção.  

Tire as medidas do cômodo e dos móveis

Para escolher o melhor tipo de tapete para a sala, a primeira coisa que você deve fazer é tirar as medidas do cômodo. Se já tiver comprado os móveis, meça cada um deles também.

Se você optar por um retangular ou quadrado, ele nunca deve ter largura menor do que o sofá principal. A chaise do sofá, os sofás secundários, as poltronas e as mesas laterais precisam ficar acima da tapeçaria. Quando você deixa uma mobília da composição diretamente no piso acaba provocando um efeito visual estranho, por parecer que o móvel não faz parte do conjunto.

Não existe regra determinante quanto a deixar ou não todos os elementos completamente acima da peça. É possível deixar o sofá maior dessa forma, com as poltronas seguindo a regra de apenas 30 cm de tapete por baixo delas. Entenda que ele deve ajudar a formar uma espécie de moldura para a sua sala e um ponto focal.

Uma boa forma de visualizar a composição é fazer um desenho ou solicitar ao seu designer de interiores que faça um projeto em 3D. Dessa forma, você poderá, junto com uma loja especializada em modelos sob medida, escolher o melhor tamanho.

Além de todos esses pontos, saber a dimensão do cômodo também facilita no momento de escolher a cor e a espessura, pois esses dois detalhes influenciam caso a expectativa seja ampliar ou dar aconchego ao ambiente.

Escolha um tapete de qualidade e prático

Com a vida corrida que a maioria das pessoas leva hoje, um modelo de tapete prático e de qualidade é sempre a melhor escolha. Ter uma peça com belo design e de fácil manutenção faz com que você acrescente sofisticação ao seu ambiente.

Nesse sentido, o nylon 6.6 da Antron é uma escolha certeira. Ele apresenta um toque macio e aconchegante, por sua fibra ser bastante maleável. Essa característica favorece a durabilidade, já que as tapeçarias desse tipo vão demorar muito mais para deformar pelo peso dos móveis e com a passagem das pessoas.

Esse material é isolante térmico e acústico. A sua sala terá temperatura agradável e a sensação de tranquilidade o tempo todo para pisar ou sentar.

A sua variedade de formatos e cores é outra vantagem. Você encontrará os mais finos, felpudos, sendo possível ter várias espessuras em uma mesma peça. Além disso, o nylon fica muito bonito em todas as cores e padronagens. Você terá lindas coleções à disposição para escolher.

Por fim, ser antialérgico, antichamas, antiestático e de fácil manutenção são os pontos positivos que vão conquistar. Garante segurança e saúde para a sua família, qualidade de vida e beleza para uma sala incrível!

Combine conforme o estilo da decoração

Agora, que você já sabe o tamanho e o material ideal, é hora de escolher o visual do tapete. Entenda que ele acrescenta classe e conforto. Por isso, escolher um que se encaixe no estilo da decoração é fundamental.

Você é descontraído e quer uma sala alegre? Então, aposte em modelos listrados, com cores que podem ser vibrantes ou sóbrias. Se fizer o estilo urbano ou moderno, um bom tapete em preto e branco pode ser o que você precisa. Os redondos podem ser uma boa escolha, pois eles dão dinamismo ao ambiente.

Outra ideia interessante é adicionar uma cor a essa peça e combinar com pequenos objetos na decoração. Por exemplo, um desenho em ziguezague e que tem uma fina faixa em verde pode ser combinado com almofadas ou enfeites verdes na mesma tonalidade. Assim, você dará destaque à cor de que gosta no tapete.

Para os mais clássicos, os de cor sóbria também podem ter personalidade. Para isso, que tal escolher um que tenha várias espessuras? Eles ficam bem em qualquer ambiente e quebram a monotonia do monocromático. Os modelos geométricos em tom sobre tom são ótimas escolhas para quem deseja algo clássico e interessante.  

Se a dúvida for grande, escolha um tipo bege ou cinza, mas com um toque de classe e sofisticação, escolhendo algo esculpido à mão (mesmo os de nylon oferecem essa opção) e alta qualidade.

Os tapetes são mais do que um elemento na decoração. Eles devem ser pensados cuidadosamente para proporcionar um espaço agradável e com belo design. A Santa Mônica Tapetes e Carpetes trabalha com tapetes em nylon, oferecendo a possibilidade de personalização.

Com mais de 40 anos no mercado, a empresa oferece diversos tipos de tapetes para a sala e outros ambientes da casa, com padronagens sofisticadas, baseadas em tendências internacionais e fabricação altamente tecnológica para garantir a qualidade. Entre em contato conosco e escolha o tapete perfeito para a sua sala!

Foto do projeto de Andréa Magalhães