Veja 21 erros na decoração da casa que você não pode cometer!

Decorar a casa é uma delícia! Pesquisar por tendências e fazer composições com móveis e objetos deixa o ambiente cheio de personalidade. Contudo, diante de tantas opções de estilo, cores e materiais, é muito fácil cometer erros de decoração.

Só que isso não deve ser motivo de preocupação! Com alguns cuidados simples — como fazer um planejamento e evitar compras por impulso —, você pode trazer mais beleza e harmonia para os espaços e criar a decoração da casa dos sonhos.

Para ajudar, neste post, reunimos 21 erros de decoração que devem ser evitados. Confira quais são eles e veja como acertar na hora de escolher e dispor móveis e objetos no ambiente!

1. Não fazer um planejamento

É muito comum as pessoas comprarem diferentes itens para a decoração da casa sem, antes, fazer um planejamento. Afinal, a variedade é tão grande que fica até fácil se perder e errar na harmonização.

Antes de escolher qualquer peça, tecido ou tonalidade, é preciso saber qual estilo você quer em cada ambiente, a paleta de cores que vai ser seguida e também a quantidade de móveis que contemplam, de forma agradável, o espaço.

Pesquise, ainda, as tendências atuais e veja como você pode dar um toque pessoal à decoração da casa. Uma boa dica são os canais do YouTube com dicas para você se inspirar e aplicar no seu lar.

Uma dica: coloque tudo no papel antes de adquirir as peças. Nessa hora, a assessoria de um arquiteto ou designer de interiores será decisiva tanto na programação quanto na execução do projeto.

2. Não considerar o tamanho do ambiente

Esse é um dos mais comuns erros de decoração e pode acontecer independentemente do tamanho do cômodo. Um sofá grande demais para uma sala pequena terá um efeito ruim, por exemplo, assim como um sofá muito pequeno vai desagregar em uma sala grande.

Nesse momento, a solução é pegar a fita métrica e tirar todas as medidas necessárias. Assim, você escolhe os móveis e outros itens com a certeza de que ficarão adequados ao seu espaço.

Dê ainda mais atenção a este tópico, caso vá comprar as peças pela internet. Como você só tem acesso às imagens, pode se confundir e adquirir um móvel que não se encaixa no seu cômodo.

3. Colocar um tapete desproporcional

Você sabia que colocar um tapete pequeno demais na sala pode dar a impressão de que ela é menor? Uma peça com o tamanho desproporcional ao ambiente atrapalha na delimitação dos espaços e interfere na harmonia da decoração.

Ao escolher o tapete que vai trazer aconchego e sofisticação à sala de estar, você pode se basear na largura do sofá para não errar no tamanho. O importante é que ele tenha uma sobra de 20 cm a 30 cm, que fique embaixo do móvel.

4. Usar cortinas curtas ou compridas demais

Ao comprar as cortinas para a decoração da casa, verifique exatamente o comprimento da parede. Se ficarem muito curtas, podem dar a impressão de que o pé direito é menor e, se estiverem muito compridas, darão a ideia de desleixo, desorganização.

O ideal é que estejam no tamanho exato, encostando no piso. Além disso, verifique a qualidade do material no que diz respeito ao bloqueio de luz. Isso evita que você pense em uma área mais intimista e escura e adquira, por sua vez, uma cortina com menos recursos.

5. Utilizar muitos móveis no mesmo espaço

Aqui, as compras por impulso podem ser as culpadas. Você viu determinado móvel na loja e convenceu-se de que ele ficaria ótimo na sua casa porque é cheio de estilo. Mas será que ainda tem espaço para essa peça no ambiente?

O excesso de móveis tira a harmonia do cômodo, dificulta a circulação de pessoas, dá um ar desorganizado ao espaço e impossibilita uma limpeza adequada. Tenha em mente que menos é mais!

Se você gostou muito de uma peça, pense que ela pode substituir outra que já está no cômodo. Assim, você renova o ambiente e não peca pelo excesso.

6. Selecionar cores erradas

Escolher e combinar as cores do ambiente não é um processo tão simples. Optar por tonalidades que não criam uma harmonização é um erro que pode acontecer com todos — não somente com os ousados, que escolhem cores mais vivas. 

Quando todas as cores são neutras, por exemplo, a impressão inicial pode ser a de elegância, porém, as chances de criar um ambiente monótono são grandes, caso não seja feita uma boa composição. Por outro lado, ao carregar demais com cores variadas, você corre o risco de deixar o espaço cansativo.

Ainda nesse assunto, um dos erros de decoração mais populares é a escolha de tintas ou papel de parede escuros. Eles vão absorver muita luz e darão a sensação de que o espaço é menor do que realmente é.

Em ambientes realmente pequenos, evite usar os tons mais escuros nas paredes e móveis principais: invista nas cores mais claras e tenha um efeito de amplitude! Dê atenção a pequenos objetos — mesinha lateral, quadro ou almofadas — com estampas e cores.

7. Exagerar nas miudezas

Um aparador com alguns porta-retratos traz um efeito acolhedor e familiar ao ambiente, certo? Entretanto, o exagero de miudezas gera um visual desorganizado e até descuidado, o que compromete a decoração. 

O mesmo vale para itens de coleção ou pequenos objetos que você traz de viagens e quer deixar à mostra como recordação. Para não carregar o ambiente, evite colocá-los no mesmo lugar.

Outra dica é trocar esses objetos de tempos em tempos, renovando o cômodo e os ares.

8. Não se preocupar com a iluminação

Não valorizar a iluminação deixa qualquer espaço sem vida. Muita gente só se preocupa com um ponto de luz central em cada cômodo.

A dica é abusar da luz natural e escolher luminárias e pontos de luz estratégicos, que darão a ideia de aconchego para o espaço.

Na sala de jantar, um lustre sobre a mesa traz um charme incrível ao ambiente, assim como uma luminária de chão ao lado da poltrona de leitura no quarto ou na sala de estar.

9. Deixar tudo combinando

De acordo com a revista Casa e Jardim, colocar tudo combinando — seguindo as mesmas cores, tecidos e texturas — deixa o ambiente sem graça. 

Experimente ousar em alguns pontos da casa! Escolha almofadas ou outros objetos para dar um destaque ao ambiente e transformar sua decoração.

Na sala, você pode optar por um sofá mais neutro e um tapete mais colorido ou com estampas chamativas, por exemplo.

 

10. Deixar a prateleira de livros desorganizada

Por mais despojada que seja a decoração da casa, existe uma tênue linha que faz divisa entre a descontração e a desorganização. Especialmente, quando falamos em livros.

Quando eles ficam “jogados” em qualquer canto, você está cometendo um dos mais simples erros de decoração — e, também, um dos mais notados. Isso porque eles tendem a se destacar nas prateleiras, estantes ou nichos. E, se estão empilhados sem ordem alguma ou visivelmente empoeirados, criam um efeito negativo em toda a composição.

Caso você não tenha tempo ou interesse em arrumá-los periodicamente, considere a doação de livros. Assim, você libera espaço para a decoração da casa e ainda faz uma boa ação.

11. Decorar o mesmo ambiente com vários estilos

Às vezes, mesmo inadvertidamente, nós deixamos a decoração da casa com aparência de desorganizada. E, se não é por falta de arrumação, isso acontece quando aplicamos estilos de decoração demais em um só ambiente.

Por isso, considere manter uma cor ou estilo predominante para não carregar o cômodo. Assim, é possível pontuar, aqui e ali, com elementos diferentes, mas sem excessos.

12. Copiar a decoração da loja

Você pode ter visto um sofá em uma loja, por exemplo, e encantou-se com o quanto ele combina no show room idealizado. Os erros de decoração ocorrem posteriormente, quando você tenta recriar o efeito nas características da sua casa ou apartamento.

Afinal, cada ambiente é valorizado de acordo com as suas particularidades. Sem falar que essa inspiração literal também reduz o impacto que a sua personalidade dá a um cômodo.

Não tente, então, fazer a decoração da casa da noite para o dia. Dê tempo ao tempo e vá pincelando novas ideias gradualmente — por mais que seja tentador comprar tudo que você tenha visto no show room e seja mais fácil simplesmente replicá-lo na sua sala, quarto ou cozinha.

13. Exagerar em ornamentos

Vasos, itens decorativos adquiridos em viagens internacionais e quadros, entre tantos outros objetos, fazem a diferença na decoração da casa. Qual seria o problema, então?

Nós achamos que o excesso pode, mais uma vez, ofuscar a principal mensagem da ambientação e, ainda, tirar um pouco do conforto e da mística criada com a decoração em si.

Quando os objetos “falam” mais do que o cômodo, talvez seja um erro manter os queridos itens de decoração tão próximos.

14. Ignorar as suas necessidades

Um dos grandes erros de decoração consiste em privilegiar, exclusivamente, os seus objetivos e/ou estilo e, com isso, ignorar as necessidades.

Por exemplo: adquirir uma mesa de jantar enorme, quando você não recebe visitas com frequência, pode ser um desperdício de espaço funcional.

O mesmo vale para outras questões, como 3 ou 4 quartos de hóspedes em um imóvel, uma vez que eles não serão aproveitados. Pense, então, nas suas necessidades e só após alinhe-as aos seus objetivos e estilos decorativos favoritos.

15. Não utilizar o espaço vertical

Um dos principais erros de decoração, principalmente, para quem vive em apartamentos pequenos, é não valorizar o espaço vertical.

Aposte em nichos, prateleiras, hortas verticais (para varandas) ou mesmo armários aéreos. São simples soluções para que você tenha mais tráfego, nos cômodos, e consiga bolar ideias criativas para uma decoração harmônica da casa.

 

16. Repetir o mesmo tecido em todo o espaço

Assim como o excesso de diversidade pode causar estranhamento, a repetição de tecidos também agrega pouco valor à decoração da casa.

Na composição de tapetes ou, ainda, em cortinas, o ideal é que você considere uma variação que gere complementação ou mesmo um contraste — desde que planejado.

17. Empurrar todos os móveis contra a parede

Na busca por mais espaço, as pessoas tendem a empurrar a mobília para a parede. E, de fato, o centro dos cômodos ganha bastante mobilidade para a circulação. Acontece que essa não é a única regra — tampouco é uma regra em si — para valorizar o espaço dos cômodos.

Pense, portanto, em maneiras de equilibrar a disposição de peças pelos ambientes. Um sofá centralizado, por exemplo, não é uma má ideia se você consegue valorizar também o tráfego ao redor do móvel.

18. Focar só na cor e esquecer a textura

Cores dizem muito sobre os proprietários do lar. Só que as texturas também têm um papel determinante nesse processo, uma vez que permitem criar novas sensações.

Além disso, promovem significativas mudanças na percepção da cor em si. Algo que favorece a personalidade que você pode dar à decoração da casa.

19. Encher de quadros ao redor da TV

Entre os erros de decoração da sala, esse é um dos principais. Isso porque temos a tendência de preencher áreas vazias e, como a TV costuma ser o centro das atenções, tudo em torno parece exigir atenção também.

Só que isso contribui para o congestionamento de todo o espaço. Por isso, experimente decorar aos poucos para sentir se o cômodo recebe bem cada peça ou se ele começa a parecer mais preenchido do que o necessário.

20. Instalar tomadas em excesso

A princípio, parece uma boa ideia, mas o excesso prejudica as suas ideias na hora de decorar a casa porque você vai, invariavelmente, cobrir uma ou mais tomadas nesse processo.

Para evitar esse erro de decoração, faça um inventário dos aparelhos eletrônicos que você possui e veja uma média de tomadas necessárias para que você tenha conforto, praticidade e não fique com diversas delas sem uso espalhadas pelo lar.

21. Furar a parede exageradamente

Por fim, uma série de reformas pode facilitar o hábito de furar a parede diante de qualquer ideia que você tenha — um dos grandes erros de decoração.

E sabe por quê? Assim que surgir um novo impulso por mudanças, você vai ter furos anteriores de quadros, estantes e qualquer outro item que ornava com o ambiente. Com o tempo, você vai ter muitas marcas espalhadas pelos cômodos.

É possível evitar erros de decoração e deixar sua casa confortável, funcional e cheia de estilo. É só se atentar aos detalhes e à harmonização como um todo na hora de selecionar os itens, cores e texturas do ambiente.

Vale um aviso final: não pense que esses são os únicos erros de decoração da casa que podem ser cometidos. Para evitá-los e também obter mais inspirações para a decorar o seu lar, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber todas as nossas novidades em primeira mão!